Licenciatura em Geografia - DCH5
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- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
- ItemMulheres quilombolas: território, gênero e identidade (em dez comunidades do brasil)(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cardim, Grace Kelly Bonfim; Kustner, Rocio Castro; Costa, Gisele das Chagas; Silva, Cleonice Moreira daPor séculos a historiografia tradicional invisibilizou a luta das mulheres negras que desde o período colonial estabelecem diversas táticas de resistência às opressões sofridas. Tratando-se de mulheres quilombolas, estas são atravessadas por eixos de poder como gênero, raça e classe, que as colocam em situação de maior vulnerabilidade, mas que, paradoxalmente, vêm exercendo um lugar de liderança e protagonismo na dinâmica social, econômica e cultural em seus territórios. Ao se discutir sobre resistência do povo quilombola no Brasil é fundamental enfatizar o papel dessas agentes nesses espaços visto que elas são essenciais para a manutenção da vida dentro de suas comunidades, tornando-se alicerces a partir de práticas tradicionais que auxiliam na resistência e manutenção do grupo, além de contribuir para a autoidentificação do ser quilombola. É reconhecendo o protagonismo feminino nesses espaços que se buscou evidenciar a importância histórica, econômica e cultural dessas mulheres para a organização social e política das comunidades quilombolas. Com esse intuito, e dado o contexto pandêmico no qual vivemos desde março de 2020, foi realizado um levantamento de pesquisas em artigos, dissertações e teses que permitiu analisar o papel dessas mulheres, a liderança em dez comunidades quilombolas de oitos estados diferentes, cada uma com sua singularidade, compreendendo de que forma exercem seu protagonismo. A partir desse breve mapeamento, foi possível identificar e apontar a importância que elas exercem nas atividades que funcionam como referência cultural quilombola. Contar essas histórias a partir da ótica feminina faz-se necessário uma vez que são elas que ocupam tradicionalmente seus territórios e cada vez mais vem exercendo papéis de destaque. Seja nas associações, em casa, na agricultura ou até mesmo nos espaços educacionais e religiosos, elas têm se articulado no combate ao racismo, desigualdade de gênero e estão na linha de frente pela garantia de seus direitos garantidos constitucionalmente, quebrando barreiras sociais e construindo um protagonismo ímpar.
- ItemIlhas de calor em cidades médias: um estudo de caso de Santo Antônio de Jesus-BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-05) Santos, Laécio De Jesus; Estevam, André Luiz Dantas; Gois, Djalma Villa; Silva, Luís Cláudio Requião daA presente pesquisa busca apresentar uma correlação entre as coberturas do solo e seu comportamento térmico, através do estudo da dinâmica climática local, analisando os impactos do clima local no meio urbano para avaliar o conforto térmico de sua população. A ação antrópica no meio natural através do modelamento do solo vem causando impactos negativos, gerando alterações nas características climáticas locais, de modo que agrave problemas como o desconforto térmico e provoque problemas relacionado à saúde dos indivíduos do local. Essa pesquisa tem natureza quantitativa, com abordagem descritiva, e como procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico de monografias, teses, livros, revistas, Leis, artigos científicos e pesquisa de campo para coleta de dados no município Santo Antônio de Jesus/BA especificamente nos bairros Andaiá e Cajueiro. Essa pesquisa levou a compreensão de que as transformações antrópicas desprovidas de um planejamento urbano unido a um planejamento ecológico afetam o conforto térmico nos perímetros urbanos.
- ItemGeografia e literatura: uma análise geográfica do livro essa terra, de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07) Conceição, Leinane Santos da; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Luciana Cristina Teixeira; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho monográfico tem como tema Geografia e Literatura: Uma análise geográfica do livro Essa Terra, de Antônio Torres, e possui como principal meta a análise da obra literária Essa Terra, de Antônio Torres, buscando refletir sobre as possibilidades e articulações entre a Geografia e a Literatura para o ensino e aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos na educação básica. Para tanto, é necessário identificar as possibilidades do ensino de Geografia no referido livro e discutir como a linguagem literária, especialmente o livro Essa Terra, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de análise bibliográfica da referida obra. Diante disso, verifica-se que as contribuições deste livro são as reflexões e a análise da realidade descritas por Torres, e que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para uma maior compreensão e estudo do espaço, das paisagens e das relações do homem com a sociedade e, sobretudo, com sua terra/lugar. Salienta-se que as principais características deste são os aspectos regionais, com temas, como: sertão, seca, identidade, migração, política, progresso e êxodo rural, que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso didático para articulações entre a Geografia e a Literatura, contribuindo para a renovação do ensinar e aprender os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula, bem como vivenciados pelos alunos no seu cotidiano.
- ItemCartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Lugar- (Re)leitura de São Miguel das Matas/Ba pelos seus moradores(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Gabriel Rosa da Conceição; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira sousaA presente pesquisa, intitulada “Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Iugar — (re)Ieituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores”, tem como objetivo principal: analisar as cartografias pessoais dos moradores de São Miguel das Matas/BA, refletindo sobre como as inter-relações mantidas entre sujeitos e espaço vivido revelam as geografias do Iugar e como isto pode ser utilizado no ensino básico, para o ensino/aprendizagem desta disciplina. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico e estatístico, ida a campo para aplicação de entrevistas narrativas, fundamentadas na abordagem (auto)biográfica, com moradores do espaço rural, que se mostrou um método investigativo promissor para revelarmos a Geografia dos sujeitos e dos lugares. Os resultados obtidos mostraram que as relações entre sujeito e espaço vivido estão intrinsecamente correlacionadas com as formações de ambos, onde a história e Geografia do Iugar estão presentes no cotidiano do sujeito. Apesar da vida no campo possuir algumas dificuldades, os moradores demonstraram sentimento topofílico com o Iugar habitado. Conclui-se que as narrativas revelam as geografias do Iugar, apresentam potencialidades para serem trabalhadas em sala de aula, relacionando com conteúdos programáticos ou um estudo especifico sobre o município em questão, aproximando o estudo geográfico com o cotidiano dos(as) aluno(as).
- ItemTemplos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio De Jesus(Universidade do Estrado da Bahia, 2023) Santos, Antonia Calista; Kustner, Rocío Castro; Requião, Luís Claudio; Castro, Janio RoqueEsta pesquisa objetiva analisar as mudanças causadas pelos templos pentecostais e neopentecostais na paisagem urbana da cidade de Santo Antonio de Jesus. Esses templos chamam atenção da sociedade por se encontrarem próximas uns dos outros, ocupando um grande espaço no território e modificando a paisagem urbana. Como procedimentos metodológicos, foram realizados levantamento bibliográfico, analise de mapas do município e, no trabalho de campo, nos servimos do google maps para catalogar os números de templos presentes na cidade e, seguidamente do registro fotográfico de seus principais templos. Verificamos que estão espalhados por todo o território, tanto no centro quanto na periferia, onde proliferam os templos em imóveis alugados, de porte menor, com outdoors e slogans que combinam coma imagem comercial da cidade. Ao analisar a presença dos templos desses movimentos ficou nítido o impacto que eles causam dentro da paisagem urbana de Santo Antonio de Jesus, modificada pelos processos do capitalismo global.
- ItemA paisagem cultural do centro da cidade de Amargosa: uma discussão geográfica sobre seu patrimônio ambiental urbano e a cultura da preservação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva, Karlos Vynicius Teles; Silva, Luís Cláudio Requião da; Castro, Jânio Roque b. de; Andrade, DandaraEste trabalho tem como objetivo principal analisar o patrimônio ambiental urbano edificado do centro de Amargosa evidenciando sua importância histórica para o município. Amargosa possui em seu território uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais os quais expressam suas expressões identitárias. Patrimônios materiais estes, edificados principalmente na primeira metade do século XX, exprimem pontos chave que explicam a própria história do município, desde a influência católica ao ramal da linha do trem. A partir do diálogo com os conceitos de paisagem e patrimônio ambiental urbano, buscou-se perceber as transformações e permanências de tais patrimônios na paisagem amargosense, como também estabelecer a relação Patrimônio, Identidade e Cultura da Preservação, tripé fundamental para a estruturação desta pesquisa. Por fim, refletimos que cabe a sociedade estar consciente de sua própria história e identidade para que compreenda o significado de cada patrimônio, pois o que se teme é que o processo de apagamento da história seja mais rápido que o caminho da preservação. Assim sendo, concluímos que um elo entre comunidade e setores públicos, dando novos usos para estes prédios, é um dos caminhos viáveis que poderá levar ao destino final da preservação.