Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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- ItemA Cidade que não Habita em mim! Diversas Ruralidades, Múltiplas Territorialidades e Narrativas de Alunos da Roça sobre a Cidade(2018-12-17) Souza, Hanilton Ribeiro deEsta pesquisa, articulando conhecimentos das áreas de Educação, Geografia, Sociologia e Filosofia, objetivou compreender leituras dos alunos da roça sobre a cidade de Castro Alves, sede do município localizado no Território de Identidade do Recôncavo da Bahia/Brasil. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual do Campo Polivalente de Castro Alves, lugar de convergência dos alunos rurais para realizar o Ensino Médio. A investigação ao valorizar e apreender as diferentes leituras que estes estudantes fazem de si, da roça, da cidade e do mundo, revela a Geografia ausente/invisibilizada nas salas de aula, mas constitutiva da vida e do cotidiano de cada um desses sujeitos, que vivenciam diversas ruralidades e múltiplas territorialidades. O estudo vincula-se ao projeto de pesquisa e inovação educacional Multisseriação e trabalho docente: diferenças, cotidiano escolar e ritos de passagem (GRAFHO/UNEB), validou a relevância da cartografia pessoal: mapas interiores preenchidos com as referências, signos, relações, experiências, histórias e percursos construídos pelo sujeito ao longo de sua trajetória no/com o espaço vivido e/ou experienciado. Do ponto de vista epistêmico-metodológico, a investigação configura-se como uma pesquisa qualitativa, através da adoção de princípios da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas de nove alunos da roça construídas através de três dispositivos de pesquisa: fotografias da cidade, grupos de discussão e entrevistas narrativas individuais. A partir dos temas, trajetórias e experiências que emergiram das narrativas orais, escritas e imagéticas dos nove colaboradores, foi possível realizar uma análise interpretativa-compreensiva das outras leituras que os alunos, marcados pelos ritos de passagem, constroem sobre a roça e a cidade: as espacialidades e territorialidades produzidas no contexto rural e urbano; as inter-relações entre habitar e ser habitado pelo lugar; as referências, marcas e itinerários criados para circular e se orientar nos espaços estranhos; a produção do não lugar na contemporaneidade, além da relevância da formação para a leitura geográfica da cidade. A pesquisa conclui que é importante uma atenção maior e escuta especial em relação ao que vivem e dizem os alunos da roça sobre experiências com os ritos de passagem rural/urbano, pois, conhecendo e respeitando as distintas formas de se ler a cidade, é possível a construção, na sala de aula e no cotidiano, de novas aprendizagens, reflexões, complexidades e, principalmente, outras Geografias. Palavras-chave: Alunos da roça, Cidade, Narrativas (auto)biográficas, Ruralidades, Territorialidades.
- ItemDesenvolvimento Profissional do Egresso da Licenciatura em Computação no Brasil: Identidade, Desafios e Potencialidades(2018-04-16) Teixeira, Lilian Pereira da SilvaEste estudo apresenta uma análise sobre o desenvolvimento profissional dos egressos da Licenciatura em Computação (LC) no Brasil. Compreende-se que é pertinente apresentar indicativos sobre o desenvolvimento profissional desse egresso que apresenta em seu perfil profissiográfico a competência em desenvolver o ensino de Computação, para além das máquinas e promover uma ação humano-computador reflexiva e propositiva. Ao longo do processo investigativo, buscou-se alcançar os seguintes objetivos: analisar o desenvolvimento profissional dos egressos da LC no Brasil; identificar possíveis desafios e potencialidades da inserção profissional desse professor; analisar e indicar esquemas de autocompreensão profissional dos egressos, a fim de apresentar características da identidade profissional docente; identificar Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge-PCK) do licenciado em Computação. O enquadramento teórico está estruturado a partir de três conceitos basilares: formação docente; desenvolvimento profissional docente; e, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do professor. A metodologia deste trabalho está fundamentada na pesquisa do Método Misto (quali-quanti) com ênfase na abordagem qualitativa. A perspectiva de análise que fundamentou o tratamento dos dados está pautada na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Para a recolha de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: pesquisa documental; inquérito por questionário semiaberto online, aplicado a 60 (sessenta) egressos de LC, além de entrevista semiestruturada, desenvolvida com 11 (onze) egressos. Os sujeitos envolvidos na recolha de dados são egressos de LC oriundos de instituições localizadas nas regiões: Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil. A partir da análise dos dados conclui-se que a formação do licenciado em Computação é oportuna ao contexto atual da educação brasileira. Observa-se que esse profissional poderá contribuir enormemente para a promoção do Pensamento Computacional desde a Educação Básica. Constatou-se que o desenvolvimento profissional do egresso de Computação é satisfatório sob os termos da inserção profissional e da formação continuada. Este estudo também apresenta referências da autoimagem profissional deste professor e indica que a base do PCK do professor de Computação é amparada nos seguintes atributos: autonomia, transposição didática, contextualização, Pensamento Computacional, mediação, interdisciplinaridade e planejamento. Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional Docente. Formação de Professores. Licenciatura em Computação. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo do Professor (PCK). Identidade Profissional
- ItemDocência na Educação de Jovens e Adultos: um Olhar sobre a Formação dos Professores na Perspectiva Multicultural(2018-04-17) Moreira, Josinélia dos SantosEsse trabalho tem como objetivo analisar a docência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do perfil identitário de seus professores, associado aos percursos de formação da vida docente e sua vinculação nas práticas curriculares nessa modalidade educacional. Tal pesquisa é sustentada teoricamente nas perspectivas da Formação do Professor (Feldmann, Imbernón, Nóvoa entre outros), da Educação de Jovens e Adultos (Arroyo, Dayrell, Eugênio, Faria, Freire, Gadotti, Machado, Soares entre outros) e da Educação Multicultural (Banks, Candau, Canen, Mota, entre outros), a fim de possibilitar ao docente a expressão dos seus valores, suas crenças e suas atitudes que caracterizam a sua história de docência aplicada à sua experiência em EJA. Portanto, o trabalho desenvolvido pretende, então, estabelecer um diálogo no sentido de identificar suas percepções críticas sobre a realidade da sala de aula da EJA, assim como a adequação da sua formação docente para o atendimento das pessoas tão culturalmente diversificadas que compõem as turmas da EJA. Desse modo, a pesquisa ora apresentada tem como perguntas de partida: Como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) revelam seu conhecimento crítico sobre as questões multiculturais que caracterizam seus discentes e de que maneira esse conhecimento é aplicado nas práticas curriculares da EJA? Como a história de vida do professor e seu percurso de formação atuam nas concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas em diálogo com a realidade sociocultural dos estudantes da EJA? No sentido de investigar as inter-relações nas três vértices da pesquisa (perfil identitário do professor / percurso de formação docente / práticas curriculares na EJA), a atuação desse estudo foi norteada pelos seguintes pontos de investigação: registrar a trajetória profissional do professor, expressando sua história de vida docente vinculada à EJA; analisar as representações desses professores sobre o sujeito da EJA; promover um espaço de discussão sobre as práticas curriculares da EJA desenvolvidas pelo professor; investigar sobre os saberes docentes e o atendimento à diversidade cultural da EJA, a partir dos pressupostos da educação multicultural; e construir com os professores uma abordagem de formação continuada que atenda às necessidades multiculturais da EJA. Destarte, uma pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo esta metodologicamente próxima a um Estudo de Caso. Para tanto, encontros com o Grupo Focal foram realizados, bem como aplicados questionários e entrevistas individuais, além de escritas autobiográficas (memoriais de formação) redigidas pelos docentes. Os interlocutores da pesquisa se constituíram de dez professores da EJA da rede municipal de Jequié-Bahia. Alguns resultados da pesquisa revelaram que os interlocutores, mesmo sem muito embasamento teórico em relação à educação multicultural, veem como necessária a abordagem das questões multiculturais nos currículos e nas práticas pedagógicas da EJA, levando em consideração a diversidade dos seus discentes. Também manifestaram sua consciência sobre a profissão docente por meio do desejo por encontros e momentos de formações continuadas na área da EJA. Entretanto, salientaram a necessidade de profissionais que, além da formação específica na área de conhecimento, tenham também vivência prática nas turmas da EJA, para que possam fazer as contextualizações entre teoria e prática. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Formação de Professores - Percurso Docente na EJA – Educação Multicultural.
- ItemEducação e Desenvolvimento Territorial: Uma Análise da Atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA(2019-06-11) Carvalho, Cecilia Maria Mourão; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Freitas, Katia Siqueira de; Novaes, Ivan Luiz; Nunes, Eduardo José FernandesO presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do Conselho Municipal de Educação de Teixeira de Freitas BA e sua relação com o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia. Para tanto, buscou discutir as inter-relações dos campos desenvolvimento territorial e educação, no complexo contexto político brasileiro contemporâneo tendo em vista os determinantes estruturais do sistema capitalista em crise. Como desdobramento do objetivo geral, os objetivos específicos foram: Compreender a importância estratégica da educação para o desenvolvimento do Território de Identidade Extremo Sul da Bahia; Identificar a percepção dos Conselheiros Municipais de Educação e da comunidade acerca da atuação do Conselho e da relação entre Educação e o Desenvolvimento do Território e verificar como a Educação é contemplada no Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável e Solidário do Extremo Sul da Bahia. Para alcance desses objetivos, foi elaborado um esquema analítico visando interligar o processo participativo no espaço do Conselho Municipal de Educação à política de desenvolvimento territorial e à educação no Plano Territorial de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul. O percurso metodológico foi baseado no enfoque qualitativo, tendo o estudo de caso como uma metodologia de investigação. Em consonância com os requisitos da pesquisa qualitativa, utilizou de pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da pesquisa de campo para a investigação, partindo do eixo da análise de conteúdo. Na dimensão macro, o enfoque é dado às inter-relações educação e desenvolvimento e ao território enquanto lócus da construção e reconstrução dos grupos sociais. Os conceitos de educação, participação social e desenvolvimento são explorados a partir de vários autores como Freire (1967, 1979, 1992, 1996). Frigotto (2010, 2018), Cury (2000, 2010), Demo (1999, 2002), Dagnino (2004), Tatagiba (2002), Pateman (1992), Gohn (2003, 2007, 2012), Mutim (2007), Mészáros (2007, 2008), Santos (2013), Saviani (2008, 2010), Dowbor (2007), Dalabrida (2007), Sachs (2008, 2009), Souza (2013, 2015, 2017), Bordignon (2004, 2009), dentre outros. Tais conceitos e referências foram utilizados como ponto de partida para o desenvolvimento da investigação por meio de um processo de teorização e diálogo com os referidos autores. Na dimensão micro, foi analisada a atuação do Conselho Municipal de Teixeira de Freitas como espaço de participação democrático que agrega vários segmentos que compõem o território e corroboram ou não para o seu desenvolvimento. A partir da análise da atuação do Conselho Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas e do Plano de Desenvolvimento Solidário e Sustentável do Extremo Sul da Bahia, verifica-se um caminho a percorrer para viabilizar a política de desenvolvimento territorial, através da contribuição da educação, junto a outras políticas sociais, visando a redução das desigualdades e melhoria da qualidade de vida da população. As conclusões sugerem que o Conselho Municipal de Educação, ao cumprir as funções de caráter consultivo, deliberativo, de mobilização e controle social, pode refletir no desenvolvimento do Território uma vez que o desenvolvimento é pensado não apenas a partir da faceta econômica, mas engloba a qualidade de vida das populações, no que diz respeito à dignidade humana, justiça, participação e inclusão social, sustentabilidade, solidariedade, diversidade e igualdade
- ItemEducação Musical, Projetos Sociais e Inclusão: um Estudo de Caso no Sertão da Bahia(2011-09-30) Maciel, Edineiram MarinhoEste trabalho discute o ensino de música em projetos sociais, a partir de pesquisa efetuada no Projeto Integração AABB Comunidade, em Irecê–Ba. Buscou compreender em que medida o ensino da música desenvolvido em projetos sociais tem contribuído para a integração e a formação da identidade dos indivíduos que dele participam; de que maneira tem se constituído em experiências educativas que possibilitam a transformação social dos indivíduos participantes. O que levou à busca da compreensão do papel da música nesse espaço, qual o tipo de ensino musical oferecido, e de que maneira a comunidade onde os indivíduos participantes estão inseridos percebe a ação do Projeto, quais impactos sociais tem promovido. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso, e fundamenta-se nas relações entre a Educação Musical e a Música, a Educação e a Sociologia. Considera a música um objeto contextualizado numa determinada sociedade, um fato social, e a educação musical como um campo de conhecimento ao qual pertence qualquer prática pedagógico-musical, em qualquer espaço, escolar ou não escolar. Discute o ensino da música, percebendo as relações e funções da música na sociedade e na educação. Analisa a presença dos projetos sociais no mundo contemporâneo, trazendo à discussão questões como a relação público/privado nas ações de combate à pobreza, e a noção de cidadania. A partir da pesquisa de campo pode ser constatado que o processo pedagógico musical tem como preocupação o domínio da técnica de execução instrumental com base na reprodução de modelos apresentados, o desenvolvimento da percepção melódica e rítmica, e o domínio da leitura e escrita. Funcionando em um clube de lazer se propõe a garantir o acesso gratuito a crianças e adolescentes das comunidades periféricas a seus recursos e equipamentos, mas os participantes só têm acesso ao Clube nos horários de funcionamento das aulas, e apenas aos espaços reservados ao Projeto, deixando claro que a discriminação e a exclusão social continuam presentes, já que os participantes tornam-se uma espécie de “excluídos do interior” (Bourdieu). Pode-se afirmar que a utilização da música como uma das ferramentas para inclusão social tem se mostrado eficaz, mas não única. Os resultados positivos das ações desenvolvidas pelos projetos sociais não se explicam pelo uso da música em si, mas pelas oportunidades de convivência, de novas experiências, de crescimento e de aprendizagem.
- ItemEnsino de História e Jogos Digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia(2018-10-25) Mesquita, Josenilda Pinto; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Guerra Filho, Sérgio Armando Diniz; Messeder, Suely Aldir; Sales, Káthia Marise BorgesA tese Ensino de História e Jogos Digitais: experiência com o RPGAD para o ensino da Independência do Brasil na Bahia é resultado de um estudo de pesquisa aplicada que tem como método de investigação a Design Based Research (DBR) ou metodologia por proposta como é mais conhecida e se constituiu a partir da imersão da pesquisadora na elaboração de Design Cognitivo para o uso de Jogos de Representação (JR). Esta experiência foi realizada em meio ao componente curricular História da Bahia, mais especificadamente com a temática Independência do Brasil na Bahia e teve como público-alvo os estudantes da Licenciatura em História de três Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade de Salvador-Bahia. A proposta nasceu devido à necessidade de elaboração de um jogo digital, que possibilitasse a participação ativa/interativa dos estudantes no componente curricular História da Bahia. O Jogo funcionando em rede apresenta-se como interface digital que pode ser utilizada como referência simulando a cidade de Salvador-Bahia durante o século XIX. Utilizamos como base epistemológica o método de interpretação e uso do tempo de Lukács (2003) e o dialogismo de Bakhtin; Guerra Filho (2004), Tavares (2012), Matta (2013), Silva (2012), dentre outros, para elaboração do contexto histórico e de uma interpretação da Independência do Brasil na Bahia; Cabalero e Matta (2008); Schmit (2008); Castells (1999) para as discussões de questões fundamentais sobre sociedade em rede e tecnologias da informação e comunicação (TIC), Jogos Digitais e RPG. Russen (2010), Cerri (2011), Vygotsky (2010), Martineau (1997) para centrar na proposta pedagógica que tenha a imaginação e consciência histórica como conceitos fundamentais alicerçando o socioconstrutivismo, o modo de pensar histórico e suas características de trabalho cognitivo com o objetivo de construir uma forma sociointerativa de ensino através dos jogos de simulação.
- ItemO esvaziamento da educação escolar em espaços não formais: O projeto neoliberal em curso(2021-08-31) Matos, Sandro Conceição de; Dantas, Tânia Regina; Oliveira, Rogério Massarotto de; Sales, Mary Valda Souza SalesA vigente pesquisa exploratória de natureza básica e abordagem qualitativa traz como tema a educação em espaços não formais e o seu objeto se concentrou no esvaziamento da educação escolar em extramuros escolares. O seu objetivo geral é analisar o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais. Os espaços não formais são territórios educativos distintos do ambiente escolar e suscetíveis a práticas pedagógicas da educação formal capazes de enriquecer o saber sistematizado, objeto específico do trabalho escolar, enquanto atividade extracurricular. Esses espaços abrangem, por exemplo, rodas de conversa, museus, jardins botânicos, praças, cinemas, zoológicos, teatros, projetos sociais, sindicatos e reservas ambientais. Partindo do pressuposto teórico marxista, percebesse que o intento da classe dominante em aprisionar as massas na miséria intelectual atinge não somente o ambiente escolar, mas também outros espaços suscetíveis às práticas pedagógicas da educação formal. Sendo assim, do estudo, emergiu a seguinte questão problema suleadora: como ocorre o esvaziamento da educação escolar em espaços não formais? A resposta provisória revela que a dosagem ou deturpação do saber sistematizado tende a se manifestar de maneira peculiar em territórios não formais sujeitos à atividade escolar. Para estabelecer a questão suleadora, o trabalho investigativo ancorou-se predominantemente numa perspectiva epistemológica marxista. Os procedimentos metodológicos adotados para descrever o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais, ou seja, para cumprir o seu objetivo geral são pautados na pesquisa bibliográfica conforme Gil (2008), cujas fontes de informação bibliográfica ou eletrônica incluíram principalmente livros e artigos de periódicos. A justificativa para o desenvolvimento da presente investigação decorre tanto pela experiência acadêmica e profissional do pesquisador, quanto pela produção escassa de trabalhos acadêmicos que analisam a distorção ou o doseamento do conteúdo escolar em contextos não formais. Os resultados desta investigação evidenciaram o entrelaçamento das modalidades educativas sem a retirada de suas especificidades, o protagonismo da escola frente aos demais territórios educativos, o equívoco da escolarização dos espaços não formais e o papel histórico do sistema capitalista em degenerar a educação voltada às camadas populares inclusive em contextos extramuros escolares. Por fim, este estudo contribui para a construção e difusão de conhecimentos sobre a temática da educação em espaços não formais, além de suscitar reflexões e inquietações tanto nos pesquisadores em educação que se inclinam na investigação dessa modalidade educativa, quanto naqueles sujeitos interessados na transformação da ordem econômica estabelecida.
- ItemFormação de Professores e Educação Inclusiva: uma Análise á Luz da Teoria Crítica da Sociedade(2018-06-13) Dias, Viviane BorgesO objetivo principal da pesquisa foi caracterizar as abordagens da Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura de uma universidade baiana, que tem tradição em formar professores de todas as áreas de conhecimento. A pesquisa se fundamenta no referencial da Teoria Crítica da Sociedade, mais notadamente nos textos de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, buscando compreender como as condições sociais objetivas interferem na formação, especialmente na formação de professores. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que caracteriza as concepções de educação inclusiva de onze cursos de licenciatura, de todas as áreas de conhecimento, em uma universidade estadual baiana. Os instrumentos de coleta de dados foram uma entrevista semiestruturada aplicada a sete professores dos cursos pesquisados e análises de documentos legais, além dos Projetos Acadêmico Curriculares dos Cursos (PACs), fluxogramas e ementas de disciplinas. Foi possível verificar que a maioria dos cursos pesquisados não contempla a discussão da educação inclusiva em seus currículos e, nos cursos onde a abordagem acontece (Pedagogia, Educação Física e Ciências Biológicas) é realizada de forma incipiente. As concepções de educação inclusiva presentes nas propostas pedagógicas e nos componentes curriculares dos cursos pesquisados destacam o viés técnico e instrumental na abordagem dos temas, alinhado, portanto, à ideologia da racionalidade tecnológica. Em nenhuma das ementas analisadas foi possível identificar uma teoria de base para subsidiar as discussões sobre deficiência e preconceito. As concepções dos docentes acerca da Educação Inclusiva estão alinhadas com as propostas da Educação Especial. Todos os professores afirmaram que os conhecimentos referentes à educação inclusiva não fizeram parte das suas trajetórias formativas, ao passo que reconheceram a necessidade da abordagem do tema nos currículos dos cursos onde atuam. Também foi identificado que as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), têm centralidade na abordagem das questões referentes à educação inclusiva. A pesquisa identificou ainda o caráter reducionista e fragmentado da formação, marcada pela ênfase na cisão entre teoria e prática, pautada na valorização dos meios, caracterizando o viés instrumental, marca da formação na contemporaneidade. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Inclusiva. Teoria Crítica da Sociedade
- ItemFormação Docente no PIBID: Temporalidades, Trajetórias e Constituição Identitária(2017-12-12) Silva, Fabrício Oliveira daA tese tem como objetivo compreender a constituição da identidade docente, a partir das experiências formativas de licenciandos em Letras, participantes do PIBID. As discussões partem da compreensão de conceber que os professores têm chegado à profissão revelando algumas dificuldades para o exercício da docência, por não terem vivenciado a escola em seu cotidiano, que é transversalizado por diferentes temporalidades formativas. O trabalho fundamenta-se na base epistemológica da pesquisa qualitativa em que o sujeito e a realidade formativa são concebidos como indissociáveis. Ancora-se na abordagem (auto)biográfica, por facultar a aproximação do objeto de estudo com a epistemologia (auto)biográfica, pois quem narra a própria vida, ao narrar, estabelece relações temporais e situacionais consigo mesmo e com aqueles com quem interage durante o seu percurso formativo. A discussão teórica é tecida como fundamento nos principais estudos a respeito da constituição da identidade docente, possibilitando a análise de como a constituição identitária tem sido compreendida a partir das escritas de si e de reflexões sobre as experiências que os licenciandos vivenciam no PIBID. Nesta tese, discuto como o Programa tem se constituído como um espaço e tempo de formação na licenciatura, por meio do qual os sujeitos produzem experiências do ser professor, a partir de uma tríade formativa, composta por temporalidades, cotidiano escolar e iniciação à docência. Explicito as caracterizações e as definições da temporalidade formativa do Programa, a partir de uma concepção sociológica que trata da existência de dois tempos: o kronos e o kairós. Neste contexto, defendo a ideia de que no PIBID a escola passa a ser um lugar privilegiado de formação, na medida em que faculta ao licenciando estar nela e vivenciá-la, em sua dinâmica real de organização e estruturação dos trabalhos educativos que são ali desenvolvidos. Assim, o PIBID é visto como lócus espacial e temporal de formação que promove experiências tecidas na tríade, a partir da qual as temporalidades, o cotidiano escolar e a iniciação se entrecruzam a um movimento cíclico que permite ao licenciando compreender o desenvolvimento de seu processo identitário e reconhecer-se enquanto docente em formação. Palavras-chave: PIBID. Formação. Temporalidades. Identidade docente. Pesquisa (auto)biográfica.
- ItemIdentidades Religiosas: Subjetividades em Conflito na Formação de Professores(2017-09-26) Santos, Deyse Luciano de JesusNo Brasil, a institucionalização da educação, com a construção do espaço escolar, teve como ponto de partida as instituições religiosas, as quais contribuíram para pensar e organizar esses espaços a fim de atender a ordem social vigente. Dessa forma, a relação religião e educação começa na formação do Estado, a partir do processo de colonização, o qual, apesar de ser composto de uma pluralidade cultural, tem como base de sua constituição uma única visão social cristã. Vivenciamos uma realidade pluralmente religiosa que chega aos espaços escolares e conflita com uma visão de sociedade etnocêntrica, devido à forma como fomos educados secularmente. A pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2017 buscou responder as seguintes questões: como se dá a formação de professores de orientação cristã numa proposta de educação cada vez mais voltada à construção de uma sociedade com vistas a atender e respeitar a diversidade? Uma vez inseridos no contexto universitário que, muitas vezes, traz um discurso contrário à sua visão religiosa, como a vivência religiosa interfere na construção da compreensão de mundo dos discentes? Desse modo, elencamos o seguinte objetivo geral para esse estudo: investigar as implicações da relação entre religião e educação na formação de professores de orientação cristã, em um Curso a Distância de História, oferecido por uma universidade pública e em um Curso Presencial de Pedagogia numa faculdade privada. Esta tese segue uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Diante do exposto, a pesquisa revela-nos que a identidade religiosa do discente em formação interfere diretamente na sua visão de mundo e, por consequência, na sua atuação no mundo. Apesar de identificados os pontos de tensão existentes na relação entre a doutrina e a formação científica do sujeito, a permanência destes e a “aceitação” dos conteúdos trabalhados nos componentes curriculares deixam de ser um “conflito” para se estabelecer numa maior ligação de fé entre o fiel e Deus. Palavras-chave: Formação de Professores Evangélicos. Conflito. Sacrifício. Identidade religiosa. Diversidade.
- ItemInterculturalidade no ensino de física na educação escolar indígena: a construção do livro didático para uma aprendizagem significativa(2019-03-19) Lins, Leonardo Diego; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Goldfarb, José Luiz; Hohenfeld, Dielson Pereira; Pacheco, Sandra Simone Queiroz de Morais; Queiroz, Delcele MascarenhasEsta tese constitui uma reflexão acerca do papel do ensino da Física no contexto escolar indígena e da elaboração de um material didático intercultural da disciplina, balizado pela teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel. Isso se deu a partir de pesquisa colaborativa envolvendo professores e estudantes indígenas da comunidade Pataxó do Extremo Sul da Bahia. A respeito da composição desta tese, em função da especificidade das ações requeridas pelas diversas etapas de desenvolvimento, foi necessário dividi-la em três momentos. No primeiro, caracterizei os principais conceitos presentes na Física, bem como estudos detalhados de todos os capítulos dos livros didáticos do Ensino Médio de Física utilizados na Escola Indígena Pataxó de Coroa Vermelha. Em seguida, a produção de livro didático intercultural de Física, pautado na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, construído com participação efetiva dos professores e alunos indígenas. E por fim, a aplicação desse novo material didático com o propósito de apontar falhas na sua concepção, para que pudessem ser sanadas antes da versão final. A análise foi realizada por meio de dois parâmetros: desempenho e atitude, pretendendo-se chegar a conclusões sobre as questões abordadas. Nesse sentido, a compatibilidade entre o material didático idealizado e o contexto local, tendo como proposta a interculturalidade e o estudo da Física, mostraram-se fundamentais para uma aprendizagem significativa dos processos físicos voltados aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Ao mesmo tempo, a relação entre professor, aluno e comunidade, representou o diferencial de uma educação intercultural em todo sistema escolar indígena.
- ItemPráticas e Trajetórias de Pesquisa: a Cidade como Práxis Humana(2018-10-10) Nascimento, Fabiana dos SantosA cidade como temática abordada por diversos campos da Ciência, se revela como uma fonte de saber, objeto de pesquisa ou como campo de atuação de áreas como a Geografia, História, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia, Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), Educação, entre outras. Diante disso, busco promover a partir desse trabalho, uma discussão acerca da cidade como lócus e fenômeno de estudo no campo educacional, considerando a mesma um espaço de ações, um palco da vida dos sujeitos e um cenário versátil, capaz de potencializar processos formativos, mas principalmente de revelar-se como/na criação humana. Assim, o objetivo desse estudo é evidenciar que as práticas pedagógicas realizadas na escola, em consonância com as experiências vivenciadas através de práticas (sociais, políticas, culturais, etc), podem possibilitar uma consciência dos sujeitos citadinos sobre a importância da valorização da cidade como patrimônio concebido e constituído por meio da práxis humana. Esta pesquisa opta por uma abordagem metodológica caracterizada por trajetórias de pesquisa e de formação e fundamentadas nos preceitos da bricolagem. Ao assumir esse viés metodológico busco abarcar a heterogeneidade das ações e sujeitos da pesquisa, assim como o meu olhar sob os diferentes percursos de pesquisa instaurados no GEOTEC e nos meus caminhos como pesquisadora e, ao meu ver, possibilitar um entendimento da cidade como práxis humana, principal finalidade dessa tese. A pesquisa envolve dados, narrativas e experiências de aproximadamente 10 anos da fundação do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade, envolvendo alunos e professores partícipes/atores/autores dos seguintes projetos: TIC e Geoprocessamento: explorando novas metodologias de ensino; A Rádio da Escola na Escola da Rádio; Kimera: Cidades Imaginárias e; K-LAB: Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos. Por meio da criação colaborativa e participação ativa nos projetos acima, assim como na vivência das diferentes práticas pedagógicas realizadas nas escolas parceiras do GEOTEC, por meio de ações e intervenções a respeito das dinâmicas, peculiaridades e movimentos presentes na cidade, foi possível entender seu caráter diverso, mutante e latente, o que me levou a evidenciar a essência e âmago humano na natureza das cidades, ou seja, compreendê-la como práxis humana. Palavras Chave: Cidade. Práxis Humana. Práticas Pedagógicas. Escola. Dinâmicas
- ItemProfessoras Raízes de Umbuzeiro: A Prática de Professoras de Escolas da Zona Rural(2018-10-31) Nascimento, Priscila Brasileiro Silva doA presente Tese intitulada ―Professoras de Umbuzeiro: a prática pedagógica nas Escolas do Campo do Semiárido Baiano‖, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia – PPGEduc/UNEB insere-se no debate dos estudos da Educação do Campo e teve por objetivo analisar a prática pedagógica de professoras que atuam em escolas da zona rural do Município de Nova Fátima, localizado na região semiárida da Bahia. O estudo buscou compreender como, através de um fazer pedagógico calcado na resistência, professoras de escolas do campo desenvolvem práticas de humanização no contexto escolar. Para tanto, a metodologia adotada foi a qualitativa, sendo o estudo de caso a opção metodológica utilizada para compreender o objeto da pesquisa. Os instrumentos metodológicos utilizados foram o diário de campo, a entrevista compreensiva, as rodas de conversa e a observação participante. Como articulação teórica conceitual concernentes à Educação e Humanização, Educação do Campo e Formação docente recorremos aos estudos de Adorno (2010), Freire (1981,1992, 1996, 2014) Boaventura de Souza Santos( 2000, 2002), Nascimento (2008), Molina (2004, 2012, 2014) , Hage (2005), Reis (2011), Caldart (2000,2012), Bogo (2013), Novoa (2017), Arroyo (1982, 2012,2013). Como resultado da pesquisa, identificamos que a humanização presente na prática pedagógica das ―professoras raízes de umbuzeiro‖ é composta pela formação específica voltada para a Educação do Campo; o local de origem; a inserção nas ações e dinâmica da comunidade bem como as condições de trabalho docente no contexto da zona rural. Enquanto membros das comunidades, as docentes são genuinamente, na inspiração de Gramsci, intelectuais orgânicas. Desenvolvem a docência tendo como ponto de partida e de chegada a realidade dos alunos, assumindo papéis concernentes não apenas à docência, mas, também, como pessoas que buscam contribuir com as comunidades em que atuam. Assim, ao viverem e produzirem suas existências nas comunidades em que trabalham, as professoras participam de outros momentos e espaços formativos que não o escolar: fazem parte das Associações Comunitárias, organizam festas de padroeiros, se envolvem nos eventos culturais. São moradoras ativas que vivem cotidianamente a dinâmica social das comunidades. Palavras - chave: Educação do Campo. Humanização. Prática docente.
- ItemQuando a Casa é a Escola: Trajetórias de Professoras Leigas no Interior da Bahia (1950-1980)(2018-05-03) Carneiro, Rita de Cássia OliveiraEsta pesquisa de doutorado investiga as histórias de vida-formação-profissão buscando compreender as trajetórias profissionais de professoras leigas de Riachão de Jacuípe e Ichu, no interior da Bahia, entre as décadas de 1950 e 1980, como se tornaram professoras, sem a formação para tal. Para tanto, busca-se identificar em suas trajetórias de trabalho os processos formativos e as condições de trabalho a que estavam submetidas. Esta investigação insere-se no campo da história da educação, tendo como marco teórico-metodológico a História Cultural, enfocando as histórias de vida, na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica. Tal enfoque, juntamente com outras fontes, possibilitou compreender a trajetória profissional das professoras e de seus percursos formativos. Utilizamos a entrevista de inspiração narrativa para recolher as histórias de vida das professoras colaboradoras desta pesquisa que trabalharam na zona rural dos municípios de Riachão do Jacuípe e Ichu no período em questão. Além da entrevista, outras fontes também foram utilizadas, tais como documentos dos arquivos pessoais das professoras, documentos oficiais e a legislação do período. Procuramos discutir sobre as políticas de formação para professores leigos no recorte temporal da pesquisa, tentando refletir sobre as rupturas e permanências da questão do professorado leigo nas escolas municipais, especialmente nas da zona rural, e o seu papel na escolarização das populações rurais e urbanas no século XX. Através das histórias de vidaformação- profissão das professoras leigas, foi possível compreender como o processo de escolarização das colaboradoras marcou o início de sua atividade docente. Também nos possibilitou compreender, por meio de sua trajetória profissional, as condições de trabalho e os processos formativos ao longo da carreira dessas professoras, cruzando suas narrativas com documentos pessoais das mesmas e documentos oficias encontrados em arquivos públicos. Também nos foi possível vislumbrar de que maneira chegava a escola pública aos povoados e fazendas nos municípios pesquisados e o significado que a educação escolarizada tinha para aquelas comunidades. A história de vida-formação-profissão das professoras leigas nos possibilitou compreender também que, apesar da expansão das escolas de formação de professores, este profissional continuou existindo durante muito tempo. Historicamente, a formação quase compulsória dos professores sem titulação começou de modo intensivo no final dos anos de 1990 e boa parte dos anos 2000. PALAVRAS-CHAVE: Professora Leiga; Trajetória Profissional; Percurso Formativo; Histórias de Vida
- ItemTecnologias Digitais no Ensino Presencial: um Estudo Inscrito na Universidade do Estado da Bahia(2018-03-26) Ferreira, Suiane CostaSegundo a Teoria Ator-Rede (TAR), o ambiente da universidade é compreendido como um híbrido formado por professores, alunos, gestores, salas de aula, laboratórios, computadores, internet, regras de conduta, rituais cotidianos, cadernetas eletrônicas, política institucional, etc, que se associam e formam redes sociotécnicas. Essas associações entre humanos e não-humanos produz como efeito uma política cognitiva que por sua vez direciona os modos de ensinar e de se relacionar do professor, seja com seus pares, com os estudantes ou com a tecnologia. Desse modo, esta pesquisa definiu como objetivo geral mapear a rede sociotécnica para uso da tecnologia digital no ensino presencial na Universidade do Estado da Bahia evidenciando a articulação entre a política institucional, a tecnologia e as práticas educacionais. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso apoiado no método cartográfico, desenvolvida na UNEB. Para a construção do caso foi utilizado a pesquisa documental, o questionário online e entrevitas individuais com gestores e docentes. Na busca por mapear a rede conformada, a pesquisa revelou um longo processo de tradução, descrito a partir de duas escalas: contexto internacional mobilizando mudanças nacionais (surgimento da política pública de formação de professores apoiada na EaD), que por sua vez agenciaram mudanças dentro da universidade. A UNEB, enquanto ator-rede, objetivando contribuir para o crescimento e estabilização da rede mobilizou outras ações e agenciou novos atores. Esta dinâmica de associações favoreceu a produção de uma rede que subutiliza a tecnologia disponibilizada pela universidade, além de performar uma política cognitiva bastante recognitiva e individualista. A rede conformada (pautada em resoluções, vinculações superficiais, inexistência de ambiências coletivas de diálogo e de formação, suporte técnico precário) vem dificultando que o professor atue com competência. Como a rede mapeada disponibiliza a tecnologia mas não agrega/mobiliza os atores ao redor da mesma, permitiu que alguns professores assumissem um modo de utilizar a tecnologia na sua prática pedagógica alinhado com os engajamentos que estebeleceram para além das ações institucionais. Nesta rede mapeada, existe portanto a coexistência de múltiplas práticas, múltiplas políticas cognitivas e múltiplas realidades do uso da tecnologia no ensino presencial na UNEB. A partir desta cartografia, se faz importante pensar como essas práticas interferem em outras práticas. Atentar para a percepção de uma multiplicidade de práticas e realidades sobre as tecnologias digitais dentro do ator-rede UNEB pode nortear novas decisões sobre a aquisição de tecnologias, processos formativos, redes de colaboração, melhoria de infraestrutura e novas resoluções/decretos institucionais. Palavras-chave: Tecnologias digitais; Teoria Ator-Rede; Políticas cognitivas