Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade - Diadorim
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Centro de Estudos em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade - Diadorim por Assunto "Educação Infantil"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Infantil e Relações Étnico-Raciais: Percepções de Profissionais da Educação Infantil sobre as Questões Étnico-Raciais no Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador(2019-09-18) Borges, Luana Vidal Dos SantosEste trabalho analisa o tratamento dado às questões étnico-raciais no Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador (RCMEIS), documento norteador dos materiais a serem utilizados no cotidiano da educação infantil em nossa cidade. Um dos objetivos específicos desse trabalho é o de perceber como os avanços contidos no documento, referente à educação das relações étnico-raciais na educação infantil, dialogam com a complexidade de um modelo de educação ainda marcado pelo racismo e exclusão das populações negras em geral. Para atingir esses objetivos, fizemos uma discussão inicial sobre a concepção de educação infantil, infância e criança no RCMEIS, sempre refletindo como a criança negra se encaixa nessa nova perspectiva. Em seguida, examinamos as percepções de professoras, coordenadoras pedagógicas e diretoras acerca do documento, tentando entender como elas compreendiam as questões étnico- raciais a partir do estabelecido no RCMEIS. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando a natureza do objeto, utilizou-se dos recursos da pesquisa bibliográfica, analise documental e questionários semiestruturado. Como resultado, a pesquisa apontou que embora o RCMEIS seja um documento importante para a educação infantil soteropolitana, contudo, não aprofunda as discussões étnico-raciais e, deste modo, não garante às crianças negras o amplo acesso às aprendizagens ali elencadas.
- ItemGênero e o Cotidiano Escolar da Educação Infantil(2019-09-20) Machado, Carlos Élber RibeiroEste trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no programa de pós- graduação latu senso da UNEB, no curso de Especialização em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade na Formação de Educadores. A partir de observações relacionadas construção de hábitos relacionados às questões de gênero, o trabalho descreve a organização dos ambientes, elementos, objetos e práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. O cenário analisado foi uma escola de ensino infantil da cidade de Santo Antônio de Jesus-BA, com público da amostra composto por alunos de faixa etária entre 04 e 10 anos. A metodologia de pesquisa que orientou esse estudo é de abordagem qualitativa de acordo com as ciências humanas e sociais, com inspiração etnográfica. A pesquisa foi desafiadora no sentido de perceber através de um olhar crítico reflexivo as relações de gênero no cotidiano da educação infantil. Foi possível perceber que as relações de gênero são construídas com base em costumes, valores, signos e significados herdados historicamente e não simplesmente construídos pelas crianças. Percebe-se que as relações de gênero são representações sociais que constroem identidades, mas que estão sempre se (re)constituindo, por isso são instáveis e passíveis de transformação. Por fim, no que se refere às questões de gênero e sexualidade foi possível notar que é preciso criar estratégias que esclareçam e estimulem a reflexão da comunidade escolar com relação a essa temática. Portanto, o espaço analisado não se apresenta como um espaço plural no qual há uma problematização e superação dos processos de discriminação, e sim como um espaço gerador e reprodutor de uma educação sexista.