Licenciatura em Pedagogia - DEDC8
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC8 por Assunto "crianças"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação como espaço de resistência: influência da negligência e da violência familiar no desempenho escolar e cenários de vulnerabilidade(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Nascimento, Carolaine da Conceição do; Santos, Danilo Mamede da Silva; Cavalcante, Gicelma de Oliveira; Lima, Laíse SoaresA negligência e a violência são fatores que impactam significativamente o desempenho escolar das crianças, resultando em dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento acadêmico, ansiedade e aumento do risco de abandono escolar. Este estudo realizou uma revisão sistemática da literatura sobre negligência, violência e vulnerabilidade social no contexto educacional; investigar o impacto da vulnerabilidade social no desempenho escolar de crianças e explorar a escrevivência a respeito da vulnerabilidade e superação social. Foram selecionando 16 artigos em bases de dados reconhecidas, como BVS, LILACS e SCIELO, para investigar os efeitos desses problemas na educação infantil. Para o impacto da vulnerabilidade social no desempenho escolar de crianças foi adotada a metodologia qualitativa, de revisão bibliográfica narrativa. A escrevivência assumiu o caráter metodológico de pesquisa qualitativa (auto)biográfica. Os resultados revelaram que crianças submetidas a contextos familiares abusivos enfrentaram enormes obstáculos no processo educacional. Apesar de a escola ser afetada diretamente pelos reflexos desses maus-tratos, o tema ainda recebe pouca atenção na formação pedagógica. O estudo destaca que a educação, enquanto direito constitucional, é uma ferramenta essencial para mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, promovendo inclusão e mobilidade social ascendente. A educação é uma das ferramentas mais poderosas para mitigar os efeitos da vulnerabilidade social, não apenas como uma forma de construir conhecimentos, mas como um meio de da inclusão social e mobilidade ascendente.
- ItemTranstorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e suas implicações na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-15) Dias, Ana Luiza Souza; Santos, Danilo Mamede da Silva; Cavalcante, Gicelma de Oliveira; Siqueira, Kárpio Márcio deA educação e sociedade evoluíram bastante ao passar dos anos, hoje em dia as mulheres e pessoas neurodivergentes podem ocupar muitos espaços sociais, incluindo os ambientes acadêmicos, algo que não ocorria no século passado. O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade é um transtorno neurobiológico que ocasiona implicações nas funções cognitivas, executivas e sociais, ele ocorre tanto no gênero feminino quanto no masculino. Mas os números apontam que as prevalências de diagnósticos são mais frequentes em meninos. Foi observado também que a falta de informação e preparação dos responsáveis e profissionais da educação podem provocar uma série de implicações no processo de desenvolvimento. O objetivo geral desta pesquisa foi promover reflexões sobre as implicações na aprendizagem do estudante com TDAH e com a suspeita do transtorno, com ênfase no ambiente escolar e familiar. Foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa de revisão sistemática literária, seguindo as normas do Prisma, obtendo como resultado 21 artigos encontrados com a finalidade de alcançar informações necessárias sobre o referido transtorno. Este estudo também visou em promover uma articulação narrativa de perspectiva feminina, pré- diagnosticada com TDAH, por meio da escrevivência como ferramenta metodológica de informação sobre as vivencias de estudantes em ambientes escolares e familiares, apontando, compilando e descrevendo as implicações das alunas não laudadas em seu processo de desenvolvimento. Esta metodologia é utilizada como técnica de caráter qualitativo, obtendo como resultado que há muitas implicações durante a fase de desenvolvimento dessa comunidade de estudantes atípicas. Desta forma, é necessário haver intervenções necessárias dentro e fora do ambiente acadêmico.