Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Administração pública"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo sobre estimativa de receita em um espaço assistencial de Fisioterapia(2021-07-01) Conceição, Luciane Oliveira; Camelier, Fernanda Warken RosaOBJETIVO: O presente estudo buscou estimar a receita em um espaço assistencial de fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior Pública. MÉTODOS: Estudo quantitativo descritivo, os dados foram coletados por meio de fontes secundarias obtidos em prontuários no período compreendido entre abril e novembro de 2019 e fevereiro a abril de 2021 referente ao semestre 2018.1. O instrumento de coleta utilizado foi um questionário elaborado, contendo dados sociodemográficos dos usuários do serviço (idade, sexo, patologia ou diagnóstico clínico- CID 10), além da tabela do SUS. Os parâmetros acerca dos procedimentos e os respectivos valores de cobrança foi fundamentado por meio da análise documental sobre atendimentos fisioterapêuticos e realizados de acordo com a tabela SIGTAP- Sistema de Gerenciamento da Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS. RESULTADOS: Durante o semestre 2018.1 foram assistidas 138 pessoas avaliadas nas atividades vinculadas aos estágios supervisionados nas áreas de Distúrbios Temporomandibulares, Disfunções Uroginecológicas, Clínica da Dor, Ortopedia, Neurologia, Pediatria e Desportiva perfazendo um total de 1.180 procedimentos. Desta forma a receita para as seguintes áreas de atendimento considerando que o espaço assistencial funcionou com os estágios a cada 1 ou 2 dias por semana entre o período de fevereiro a junho de 2018, a projeção de estimativa da receita semestral seria R$ 473.225,72 (Quatrocentos e setenta e três mil, duzentos e vinte cinco reais e setenta e dois centavos).CONCLUSÕES: Os resultados obtidos foram analisados com intuito de quantificar os valores de um possível repasse de verbas a Instituição de Ensino Superior, que num futuro próximo buscara ampliar o acesso à população bem, como estratégias de autogestão.