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Navegando Pós-Graduação por Assunto "alimentação escola"
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- ItemPlantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs): valorização cultural e a promoção da segurança alimentar e nutricional no âmbito do programa nacional de alimentação escolar em Senhor do Bonfim/Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2025) Santos, Ana Paula Leite; Pinho, Maria José Souza; Queiroz , Marlus Henrique; Ramos, Michael Daian PachecoA alimentação escolar constitui-se como um instrumento estratégico para a promoção da saúde, da segurança alimentar e da valorização da cultura alimentar local, especialmente no semiárido nordestino. Nesse contexto, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) representam alternativas nutricionalmente relevantes, adaptadas ao ambiente e vinculadas a saberes tradicionais. Apesar de seu potencial nutricional e ecológico, as PANCs permanecem, em grande medida, à margem das políticas públicas. Sua introdução no contexto escolar dialoga com conceitos de educação, saúde integral e preservação de saberes culturais. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como a inserção das PANCs na alimentação escolar pode contribuir para a valorização da cultura alimentar local e para a promoção da segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas do município de Senhor do Bonfim/BA. A partir de uma abordagem qualitativa e interventiva, fundamentada na etnobiologia e na pesquisa-intervenção, estabeleceu-se diálogo com nutricionistas e merendeiras da rede municipal, revelando saberes populares, práticas alimentares enraizadas, desafios institucionais e possibilidades de inclusão dessas espécies no cardápio escolar. Os resultados evidenciaram que as narrativas das merendeiras revelam um repertório rico de conhecimentos tradicionais sobre o uso de plantas alimentícias, frequentemente invisibilizados nas políticas institucionais, mas pouco associado às PANCs como alternativa para a merenda escolar. As nutricionistas, por sua vez, demonstraram interesse, mas apontaram entraves estruturais, culturais e formativos para a efetiva inclusão dessas espécies nos cardápios. Assim, a pesquisa mostra que as PANCs não devem ser compreendidas apenas como alimentos alternativos, mas como instrumentos de resistência cultural, cuidado territorial e promoção da saúde integral. Além disso, destaca-se a necessidade de ampliar os espaços de escuta e valorização do protagonismo das merendeiras, cuja sabedoria prática constitui patrimônio alimentar. A elaboração do cardápio multimodal com PANCs, como produto educacional desta pesquisa, configurou-se como um marco prático e simbólico: sistematiza possibilidades concretas de utilização dessas plantas na alimentação escolar e atua como dispositivo pedagógico que articula educação nutricional, sustentabilidade e cultura alimentar. Sua proposta encontra-se em consonância com as diretrizes do PNAE e com os princípios da educação alimentar e nutricional crítica e emancipadora.