Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Assunto "adolescência e escola"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção de grupo operativo em uma escola pública do terriotório do sisal para a promoção de um espaço de expressão das subjetividades de adolescentes consideradas/os como dissidentes(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-12) Oliveira, Aderilson Anunciação; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Vitorino, César Costa; Zucoloto, Patrícia Carla Silva do ValeOs Grupos Operativos (GOs) são espaços organizadas com a finalidade de promover o desenvolvimento biopsicossocial das pessoas por meio da resolução de tarefas nor teadoras, a partir da movimentação numa espiral dialética. Este trabalho irá focar no seu uso numa escola pública dentro do território do sisal, por isso assumirá o termo Grupo Operativo Escolar (GOE). A referida pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relevância dos Grupos Operativos de Psicologia Escolar para a promoção de saúde mental entre estudantes adolescentes que são consideradas/os dissidentes pela co munidade escolar. A metodologia escolhida foi a pesquisa-intervenção em educação, de cunho qualitativo, ela é o elo entre a teoria e a prática, servindo como guia para que o pesquisador explore, compreenda e analise fenômenos sociais de maneira ri gorosa, sistemática e criativa, levando em consideração a especificidade do fenômeno que está sendo estudado, bem como o contexto cultural, social, político e econômico que o envolvem. O quadro de sustentação teórica deu-se por meio dos conceitos de Corpos Dissidentes de Foucault (1977); Grupos Operativos de Pichon-Riviere (2009) e Psicologia Escolar Crítica de Patto (2022). O GOE foi realizado através de seis en contros que foram agendados previamente com as/os membras/os de modo que to das/os pudessem participar. Para a apresentação didática dos resultados obtidos na referida pesquisa foram delimitadas quatro categorias, são elas: Categoria 01: Vivên cias Violentas: as tentativas de aniquilamento dos corpos considerados dissidentes dentro e fora da escola; Categoria 02: Identidade e Autoimagem: o espelho quebrado dos corpos considerados dissidentes; Categoria 03: O Grupo na adolescência como instrumento de reconstrução da subjetividade; e Categoria 04: Grupo Operativo e Psi cologia Escolar: a relevância de espaços de expressão para o fomento do protago nismo na adolescência. Embora as/os estudantes tenham apresentado resistência nos primeiros momentos, à medida que encontros do GOE foram acontecendo elas/es perceberam qual era a proposta do projeto e começaram a se permitir confiar nas pessoas que ali estavam e pouco a pouco iam apresentando as suas dores e vulne rabilidades e, consequentemente, aprendendo, uma/um com a/o outra/o, a comunicar as suas demandas e a adaptar-se ativamente diante dos desafios e violências do co tidiano. Portanto, as intervenções explicitaram não apenas a relevância, como tam bém a urgência de espaços seguros dentro da escola para que os corpos dissidentes possam expressar as suas subjetividades. Destaca-se que essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por meio do parecer consubstanciado número 6.890.402.