Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do ensino fundamental anos iniciais e a constituição do sujeito leitor(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Silva, Cristina Barreto Santos da; Vitorino, César Costa; Purificação, Marcelo Máximo; Cortizo, Telma LimaO referido estudo está ancorado na linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (MPIES/UNEB) – Campus XI – Serrinha BA. A educação brasileira, especificamente nos anos iniciais de escolarização, tem perpassado por muitas mudanças conceituais e metodológicas, como a necessidade da inclusão da criança aos seis anos de idade na escola e no mundo da escrita. Dessa forma, o foco da pesquisa enseja na problemática: Como os jogos educativos contribuem para a constituição do sujeito leitor no processo de alfabetização de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública Municipal de de Salvador - BA? A presente pesquisa tem como objetivo geral explorar uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento juntos aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Jesus de Nazaré no Município de Salvador-BA. Os objetivos específicos são: a) discutir concepções de alfabetização à luz de pressupostos teóricos de autores nacionais e internacionais; b) refletir sobre as contribuições dos jogos educativos para o processo inicial deleitura e escrita; c) compreender as concepções de alfabetização, leitura e escrita a partir da análise de eventos de alfabetização realizados no chão da escola pública municipal em bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia; d) fazer descrição teórico-prática como resultado do trabalho etnográfico realizado na escola pública municipal. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de natureza etnogafica com abordagem quali-quantitativa. Sabe-se que o advento das pesquisas sobre a inovação da prática pedagógica mais significativa para o processo de alfabetização, no que consiste o uso de dispositivo móvel, os jogos educativos manuais passam despercebidos para as crianças, mas são elementos cruciais no processo de alfabetização, assim debruçamo-nos na pesquisa através de dois momentos: o primeiro, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I; e o segundo momento, com uma turma de 2º ano que estavam participando do Programa de Alfabetização “Aprender pra Valer”, promovido pela Secretária Municipal de Educação - Smed. Assim, foi elaborado e desenvolvido um projeto de intervenção sobre a temática, em que foram tomadas como referência 40 alunos, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, para nortear a importância dos jogos como ferramenta no processo de alfabetização. Dessa maneira, concluímos por meio das ações realizadas com os jogos educativos em sala de aula que houve um grande envolvimento dos alunos e interesse para apreensão da leitura e escrita, e destacamos a importância do uso dos jogos educativos nas aulas de alfabetização. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.618.533, emitido em 01 de setembro de 2022.