Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT16
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT16 por Assunto "aprendizagem linguística ativa"
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- ItemConectação: promovendo o ensino de sujeito e predicado por meio da aprendizagem ativa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-29) Moreira, Jaiane Nazaré; Silva, Jacson BaldoinoEste trabalho teve como objetivo desenvolver um recurso pedagógico gamificado para o ensino de sujeito e predicado na Educação Básica, fundamentado nos princípios da Aprendizagem Linguística Ativa (ALA), conforme proposto por Pilati (2017, 2020, 2024). A pesquisa dá continuidade ao subprojeto Gamificação na sala de aula: o ensino de sujeito e predicado em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê, vinculado ao projeto Estudos Linguísticos e Históricos do Sertão (ELiHS), na sua frente de trabalho ELiHS na Sala de Aula: identidade quilombola, ludicidade e ensino. Este trabalho foi desenvolvido concomitantemente a uma bolsa de extensão vinculada ao Programa AFIRMA — Programa de Bolsas de Pesquisa e Extensão (Edital nº 123/2024), o que possibilitou à autora integrar as atividades de pesquisa acadêmica com as ações extensionistas propostas pelo projeto ELiHS. Tal articulação entre ensino, pesquisa e extensão fortaleceu a produção do recurso gamificado, o que possibilitará sua aplicação prática em comunidades quilombolas do Território de Identidade de Irecê (TII), de modo a promover um ensino significativo de sujeito e predicado. Com abordagem qualitativa, a metodologia envolveu o levantamento de dados socioculturais das comunidades quilombolas do TII por meio do banco de dados do ELiHS, fornecendo informações essenciais para a construção do material didático. Além disso, realizou-se uma análise crítica das definições de sujeito e predicado presentes em gramáticas tradicionais, como Cunha e Cintra (2017) e Cegalla (2020), apontando divergências conceituais que influenciam o ensino desse conteúdo. O estudo se fundamenta ainda nos três princípios da ALA, que visam formar sujeitos críticos e linguisticamente competentes. Como resultado, foi desenvolvido o jogo ConectAção: sujeito e predicado, criado no PowerPoint, com níveis progressivos de dificuldade e desafios lúdicos. O recurso busca tornar o ensino de sujeito e predicado mais contextualizado, funcional e alinhado à realidade sociocultural dos estudantes quilombolas, promovendo o protagonismo discente e incentivando docentes a adotarem práticas pedagógicas inovadoras no ensino de Língua Portuguesa.