Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "Amamentação"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAções educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em salvador-bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santana, Taiana Santos; Santos, Cristina Campos dos; Santos, Denise Santana Silva dos; Oliveira, Telma MariaO aleitamento materno é foco de diversos estudos de interesse multiprofissional por seu valor nutricional, imunológico e por estreitar o vínculo entre mãe e filho, o que influencia no desenvolvimento psicológico e emocional do recém-nascido, sendo essencial para redução da morbimortalidade. As práticas educativas são indispensáveis às práticas assistenciais de saúde, com objetivo de desenvolver no indivíduo/grupo a capacidade de analisar de forma crítica a sua realidade. Trata-se de um estudo de campo de natureza exploratória, descritiva e abordagem qualitativa sobre ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. O objetivo geral é analisar as ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- Ba. Como objetivos específicos adota-se: a) Listar as ações educativas desenvolvidas acerca da amamentação em uma maternidade de referência em Salvador- BA; b) Identificar as dúvidas mais frequentes referidas pelas gestantes e puérperas aos profissionais de saúde acerca da amamentação em maternidade referência de Salvador- Ba; c) Descrever como as ações educativas podem contribuir para a prática correta da amamentação; d) Identificar facilidades e dificuldades para o desenvolvimento das ações educativas acerca da amamentação em uma maternidade referência de Salvador- Ba. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com 08 profissionais que atuam na maternidade. Para a análise das entrevistas, utiliza-se a técnica de Análise de Conteúdo na modalidade de análise temática. Identificou-se que, as ações educativas voltadas à amamentação acontecem de forma não planejada, através de rodas de conversa, palestras, atividades lúdicas e orientações individuais que possibilitam o esclarecimento de dúvidas e desmistificação de mitos, utilizando-se de recursos para melhor compreensão das gestantes e puérperas acerca dos benefícios e manejo correto da amamentação; as ações educativas realizadas são prejudicadas por não haver recursos tecnológicos e espaço físico adequados; as ações desenvolvidas contribuem para a prática correta da amamentação. Evidenciou-se uma fragilidade quanto à conscientização dos profissionais sobre seu papel educativo na promoção da saúde e do fortalecimento do trabalho multiprofissional na Maternidade. Quanto às facilidades para a realização de ações educativas acerca da amamentação na Maternidade, identificou-se o apoio da direção da instituição e o tempo de espera das consultas e quanto às dificuldades a falta de espaço físico. A análise aponta para a necessidade de aprofundamento da temática de ações educativas voltadas à amamentação em Maternidades, instituição de espaço físico adequado, planejamento das ações educativas e conscientização dos profissionais quanto ao seu papel de educador. Deste modo, poderá contribuir para a promoção e incentivo ao aleitamento materno e redução da morbimortalidade infantil.
- ItemAleitamento materno: desafios que as primíparas enfrentam ao amamentar(Universidade do Estado da Bahia, 2007-08-27) Miranda, Maria Virgínia Pires; Santana, Joana Angélica Teles; Oliveira, Telma Maria; Regebe, Célia Maria CostaO presente estudo objetiva descrever os desafios que as primíparas enfrentam ao amamentar, tendo como objetivos específicos identificar as facilidades e/ou as dificuldades enfrentadas pelas mulheres puérperas do primeiro filho na hora de amamentar e avaliar se as mães foram orientadas sobre a amamentação durante o pré-natal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo estudo de campo foi realizado em um Centro de Saúde pertencente à 1ª Diretoria Regional de Saúde, Distrito Sanitário Cabula-Beirú, com cinco informantes, puérperas, primíparas todas amamentando. Utilizou-se a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados, os quais foram gravados, transcritos e analisados. Após análise e interpretação das falas das entrevistadas surgiram as categorias: recebimento de orientações sobre amamentação durante o pré-natal, na qual se descrevem se as puérperas-primíparas foram orientadas durante o pré-natal; utilidade das orientações recebidas no pré-natal na qual se discute se as informações recebidas ajudaram na vivência com a amamentação; dificuldades e facilidades relatadas pelas puérperas-primíparas quanto à amamentação na qual aparecem como facilidade: conforto pela ausência de dor, integridade mamilar, produção de leite satisfatória, informações adequadas, ausência de desconforto e como dificuldades: desconhecimento sobre a ordenha manual, fissuras mamárias, desconforto pela presença de dor, amamentação não é um ato puramente instintivo e formação de pega incorreta. Observou-se que mesmo as informantes que receberam orientações dos profissionais de saúde apresentaram dificuldades em amamentar; o profissional enfermeiro foi o mais citado nas orientações recebidas; também cabe ressaltar que ainda existem profissionais utilizando-se de orientações ultrapassadas sobre amamentação. Conclui-se que ainda são muitos os desafios enfrentados pelas puérperas durante a amamentação, havendo necessidade de melhoria na assistência prestada às puérperas-primíparas na assistência pré-natal, no qual o profissional seja capacitado para orientar corretamente a puérpera na prevenção de complicações advindas do aleitamento materno.