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Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Diversidade"
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- ItemCinema e formação para/com a diversidade: as implicações do fazer cinema comunitário, aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas(UNEB, 2024-04-10) Santos, Elisiane Reis dos; Gomes , Antenor Rita; Nunes , Rodrigo dos Reis; Macedo, Roberto Sidnei Alves; Paula, Ercilia Maria Angeli TeixeiraEste trabalho investigativo surgiu do interesse pela temática do cinema aclamatório em sua relação com a formação na perspectiva comunitária, no Município de Serrolândia, Bahia. Tendo como objetivo geral compreender como o cinema aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas pode contribuir na formação para/com a diversidade, ancorado à seguinte questão investigativa: como o cinema aclamatório de vidas subalternizadas e vozes silenciadas pode contribuir na formação para/com a diversidade? A proposta da pesquisa traz também as seguintes questões norteadoras: qual o lugar do cinema aclamatório em contextos educativos? O que o cinema aclamatório pode gerar, produzir, potencializar na formação para/com a diversidade? A metodologia toma como base a etnopesquisa-formação de perspectiva colaborativa e utiliza como dispositivos, a oficina formativa, o diário de pesquisa (online) e o grupo focal. Como procedimento de análise utilizamos a análise interpretativa. A partir do desdobramento da intervenção em campo, foi produzido com os participantes um curta-metragem e um documentário sobre as casas de farinha no interior do Município e sobre a quebra de “licuri”, um dos principais produtos da agricultura e cultura de Serrolândia. Além disso, foi criado um repositório da cultura visual espaço onde serão armazenadas as produções e a realização de uma mostra comunitária de cinema. A partir do movimento da pesquisa implicada, foi possível perceber que a linguagem cinematográfica por meio da proposta do cinema comunitário, aclamatório, potencializa a formação dos sujeitos, movimenta a comunidade, corrobora para a produção audiovisual como via de acesso a memórias e narrativas forjadas pela população, que muitas vezes são invisibilizadas e silenciadas pela grande mídia. Ademais, compreendeu-se que é possível produzir cinema com um baixo custo através da utilização de aparelho celular. Por fim, o cinema comunitário possibilita o encontro, a interação, estimula a pesquisa, a curiosidade e a criatividade.
- ItemDo ingresso à permanência: o olhar do discente sobre a política de cotas da UNEB – DCH IV/ a partir da resolução 1.339/2018(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-12) Santos, Isabela Ferreira dos; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Miranda, Helga Porto; Santos, Cenilza Pereira dosA pesquisa em questão discute a política de cotas e as ações de permanência existentes na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, a partir da vivência de alunos cotistas, do Departamento de Ciências Humanas - Campus IV/Jacobina. Assim, buscamos identificar as referidas políticas e ações de permanência, tendo como lócus de pesquisa o Departamento de Ciências Humanas - DCH IV/Jacobina, no intuito de compreender como os alunos cotistas, advindos da Resolução 1.339/2018, concebem e vivenciam a política de cotas, em consonância com as ações de permanência. Diante do exposto, apresentamos a seguinte pergunta de pesquisa: como os alunos cotistas da Resolução 1.339/2018 concebem e vivenciam a política de cotas e as ações de permanência na Universidade do Estado da Bahia - UNEB? Posto isso, o objetivo geral da pesquisa é compreender como esses alunos concebem a existência da política de cotas na UNEB, bem como vivenciam essa política e as ações de permanência no DCH IV. É a partir da vivência desses estudantes que compõem a comunidade de cotistas do Departamento que analisamos a relação existente entre cotas e permanência na Universidade. Para tanto, estabelecemos a narrativa como método e elegemos os grupos reflexivos como dispositivo, sendo esses os fios condutores capazes de nos auxiliar a reunir as narrativas dos alunos cotistas, de acordo com o objetivo da pesquisa. Os colaboradores da pesquisa foram os alunos da graduação do Campus IV que ingressaram pelo sistema de cotas e/ou que estivesse vinculado a algum projeto de permanência da UNEB. Como principais autores tivemos aporte de FERES JÚNIOR (2021), CORDEIRO (2017), LIMA E MACIEL (2023), ZAGO (2006), SOUSA, PEIXOTO (2020). Após análise dos dados inferimos que a Universidade tem estabelecido programas e projetos no sentido de atender aos alunos cotistas com programas de permanência específicos. No que se refere ao produto da intervenção, sugerimos a criação de um e-book, o qual será produzido de forma colaborativa com os cotistas que aderiram à pesquisa, no sentido de apresentar como esses alunos se percebem na qualidade de cotistas e como as ações de permanência da UNEB são preponderantes para manutenção dos discentes abarcados pela Resolução 1.339/2018 na Instituição.
- ItemRegionalidade para uma educação contextualizada: docência do Quilombo Urbano da Bananeira, Jacobina, Bahia(UNEB, 2023-07-13) Oliveira, Adriano Gonçalves de; Payayá, Jamille da Silva Lima; Oliveira, Iris Verena Santos de; Teixeira , Rodrigo CorreaEsta pesquisa surge de inquietações acerca da desconexão entre as práticas pedagógicas e a realidade sociocultural dos sujeitos quilombolas. Ela soma-se aos esforços da luta por uma educação contextualizada, voltada para as vivências ancestrais enquanto necessidade de uma educação pautada nos princípios democráticos e plurais que a regem. Dessa forma, traçamos como objetivo central investigar o papel da regionalidade na constituição de uma educação quilombola contextualizada. Para tanto, nos propomos a dialogar com os estudos descoloniais, na tentativa de pensar a Regionalidade a partir das vivências ancestrais da comunidade investigada. Pensar a regionalidade para além de modelos clássicos e gnosiológicos, historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, pressupõe transgredir o sentido de região e regionalidade a partir de análises radicalmente plurais, diversas em co-criação. No tocante ao desenho metodológico, a abordagem é qualitativa, ancorada na perspectiva da fenomenologia. A abordagem fenomenológica permite a integração dos estudos regionais, além de subsidiar processos de ensino e aprendizagem articulados com as experiências cotidianas. Em relação aos dispositivos para investigação optamos pela imersão de campo, a roda de conversa, o diário de campo, gravador e fotografia. A abordagem fenomenológica também orientou a sistematização dos dados do movimento de campo. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir propositivamente para produção de uma educação alicerçada e construída efetivamente com os sujeitos da comunidade, partindo das vivências ancestrais para subsidiar uma educação nos marcos quilombolas.