Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XI - Departamento de Educação (DEDC) - Serrinha por Palavras-chave "Autogestão"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-09-01) Santiago, Regiane da Mota Queiroz; Amorim, Ivonete Barreto de; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Venas, Ronaldo FigueiredoA pesquisa intitulada “Formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas do Território do Sisal: contribuições de um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário” foi fruto de algumas inquietações acerca da fragilidade das políticas de formação e da inexistência de diretrizes que pudessem fomentar o trabalho articulado entre coordenadores/as pedagógicos/as. Diante disso, formulou-se o seguinte questionamento: Como implementar um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário formado por coordenadoras pedagógicas da rede pública estadual de ensino do Território do Sisal de modo a contribuir para a formação continuada em serviço dessas profissionais? Nesse sentido, definiu-se como objetivo geral compreender como um grupo de trabalho colaborativo e autogestionário com coordenadoras pedagógicas que atuam em escolas públicas da rede estadual de ensino do Território do Sisal pode oportunizar a formação continuada em serviço segundo demandas da atuação profissional. Nessa perspectiva, elencou-se como objetivos específicos: refletir criticamente sobre o contexto formativo, o papel e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a, discorrendo sobre a construção da profissionalidade no âmbito escolar; analisar os desafios e potencialidades da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas a partir do enfoque colaborativo e autogestionário; e implementar de maneira autogestionária a formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas vincada em demandas da atuação profissional. A base teórica adotada ancorou-se nas ideias de Freire (1987, 2001, 2003, 2013), Roldão (2005), Lima e Santos (2007), Vasconcellos (2006), Damiani (2008), Ibernón (2009), Almeida e Placco (2011), Gatti, Sá Barreto e André (2011, 2016) e Nóvoa (2019), entre outros/as. O referido trabalho configurou-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa-ação, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 4.913.771, tendo como colaboradoras oito coordenadoras pedagógicas. O produto da pesquisa, a formação continuada em serviço com enfoque colaborativo e autogestionário, ancorada nas demandas que emergiram no contexto de atuação destas profissionais, demonstrou a importância do entrelaçamento entre formação e prática profissional pelo exercício da ação-reflexão-ação.