Campus XVII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Bom Jesus da Lapa
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XVII - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) - Bom Jesus da Lapa por Palavras-chave "Formação de professores"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do estágio supervisionado na Formação em pedagogia: uma análise dos relatórios de estágio da UNEB DCHT XVII / Bom Jesus da Lapa.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Barbosa, Ana Gabriela dos Santos; Guimarães, Luis Geraldo Leão; Moreira, Edna Souza; Amorim, Gisele Ferreira deEste trabalho versa sobre a importância do estágio supervisionado na formação de pedagogos/pedagogas, com base em trinta e sete relatórios de estágio elaborados pela disciplina Pesquisa e Estágio III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental da UNEB DCHT Campus XVII de Bom Jesus da Lapa entre os semestres de 2023.1 a 2024.1. O objetivo principal foi analisar as percepções e contribuições dos estágios supervisionados para a formação docente na perspectiva dos estagiários. O estudo se baseia em autores como Freire (1996), Pimenta e Lima (2012) e Ghedin (2015), que discutem a importância do estágio na formação de professores. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de documental com alguns aspectos da análise de conteúdo, seguindo estudos de Bardin (1977). Os resultados revelaram que os estagiários percebem o estágio como uma experiência fundamental para a formação profissional, contribuindo para a construção da identidade profissional, a conexão entre teoria e prática, a compreensão da realidade escolar e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a prática docente. A análise dos relatórios também revelou desafios enfrentados pelos estagiários, como a adaptação à realidade escolar e a gestão do tempo. As conclusões do estudo reforçam a importância do estágio supervisionado na formação de professores e destacam a necessidade de investir na qualidade dessa etapa formativa.
- ItemFormação de educadores do campo: a perspectiva dos movimentos sociais a partir das teses e dissertações da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações nos anos de 2019 a 2023(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Brito, Vilson Gabriel Conceição; Santos, Sirlei Rosa dos; Guimarães, Luís Geraldo Leão; Moreira, Edna SouzaO estudo: Formação de educadores do campo, uma perspectiva dos movimentos sociais a partir das teses e dissertações da Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações (BDTD) nos anos de 2019 a 2023. O objetivo principal deste estudo é analisar o processo de formação de professores para atuar na Educação do Campo. Os objetivos específicos, analisar a importância dos movimentos sociais na formação de professores do campo, apresentar as pesquisas que tratam da atuação do professor na concepção da educação do campo, e identificar práticas e estratégias têm sido propostas nas teses e dissertações para a formação continuada de professores do campo. A metodologia utilizada foi baseada em uma abordagem qualitativa, de cunho documental que compreenda documentos, livros, revistas, artigos e as pesquisas documentais de teses e dissertações para realizar uma revisão da literatura. Para coleta de dados foram adotados os seguintes procedimentos: levantamento de dados a partir de estudo dos documentos aqui utilizados. Os resultados da pesquisa apontam lacunas na formação de educadores para a modalidade do campo, bem como a necessidade de criar alternativas de formações que estejam alinhadas às reivindicações e ideais dos movimentos sociais, mesmo diante dos avanços que ocorreram desde a luta pela educação do campo, foi evidente que uma formação tanto inicial como continuada voltada para esta modalidade de ensino prepara os educadores de forma mais reflexiva e autônoma para enfrentamento dos desafios encontrados na sua atuação no campo. As pesquisas evidenciaram as políticas de formação docente que foram criadas e as tentativas de adequação de uma formação independente alinhadas com as reais necessidades, contribuindo significativamente para o desempenho do ensino aprendizagem. Diante disso, fica evidente a importância da parceria, diálogos e colaborações entre escola, universidades, sociedade, movimentos sociais e o poder público na busca de formação comprometida com o contexto do campo.