Navegando por Autor "Zacarias, Jocenildes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação de Jovens e Adultos e gênero: estratégias de enfrentamento às violências contra a mulher negra no contexto escolar(2018-12-14) Nascimento, Francineide Bárbara Silveira do; Zacarias, Jocenildes; Sotero, Edilza Correia; Faria, Edite Maria da SilvaO estudo apresentado nesta dissertação teve por objetivo geral propor ações didáticopedagógicas às escolas, da Rede pública Municipal de Ensino de Salvador que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos-EJA, para o combate da violência contra a mulher negra. Apresentamos como problema desta pesquisa a seguinte questão: De que maneira a escola, espaço de tensões e discussões, pode criar ações e/ou projetos pedagógicos que tratem do combate à violência contra a mulher negra? Os objetivos específicos propostos foram: socializar e debater com as duas escolas de Educação de Jovens e Adultos da Gerência Regional de Educação - GRE Pirajá a proposta da pesquisa; verificar a existência de projetos educacionais que tratem da temática nas escolas da Educação de Jovens e Adultos da Rede Pública Municipal de Ensino de Salvador; realizar seis encontros de rodas de conversas com as escolas envolvidas; e elaborar de forma colaborativa a coletânea de atividades pedagógicas para colaboração na reflexão ao combate à violência contra a mulher negra, nas turmas da EJA, envolvendo as estudantes, professoras e coordenadoras pedagógicas das escolas. A pesquisa foi de abordagem metodológica qualitativa, optamos pela pesquisa-ação e os instrumentos utilizados para coleta de informações foram as entrevistas semiestruturadas, o diário de pesquisa e as rodas de conversas. Nos estudos sobre EJA temos como referenciais, Paiva (2005), Arroyo (2006). Nas discussões sobre educação do povo negro e da mulher negra dialogamos com Saffioti (1978), Carneiro (1995), Munanga (2001) e Gomes (2005), (2010). Em relação as discussões sobre violências sofridas pela mulher negra dialogamos com Davis (1981), Crenshaw (2002), Werneck (2010), Carneiro (2003), (2011). Sobre feminismo negro corroboramos com as contribuições de Collins (2017), Andrade (2018), bell hooks (2000). Como resultados obtidos a pesquisa demonstrou que a prática pedagógica na Educação de Jovens e Adultos, ainda, não oportuniza o espaço de debate onde as mulheres estudantes negras possam relatar seus saberes e fazeres, sobretudo, no que se refere as suas experiências relacionadas a violência e ao racismo.
- ItemInovação das práticas pedagógicas da educação de jovens e adultos - EJA(2021-12-17) Carmo, Adriana Cecília Correia do; Zacarias, Jocenildes; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Freitas, Kátia Siqueira deA questão que norteou este estudo foi traçada para saber: de que maneira as escolas que ofertam a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão inovando em suas práticas pedagógicas? O objetivo principal foi compreender as formas de inovação inscritas nas práticas pedagógicas de professores, coordenadores e gestores da EJA da Rede Municipal de Ensino de Salvador-BA. Com abordagem qualitativa e ancorado no dispositivo estratégico da pesquisa de campo, utilizou-se da observação participante como meio possível para a compreensão das relações no contexto das escolas. A amostragem da investigação foi constituída por 09 (nove) professoras, 03 (três) coordenadores pedagógicos e 05 (cinco) gestores escolares, em 03 (três) escolas no município de Salvador-BA. Utilizamos como instrumentos para a coleta dos dados questionários semiestruturados em formulário digitalizado, entrevistas realizadas pela via online e consultas aos documentos das escolas de forma semipresencial. Para tratar das categorias discutidas nesse trabalho, abordamos as construções teóricas sobre a inovação educacional e EJA, dialogamos com Hernández (2000), Cunha (2001), Carbonell (2002), Abramovay (2004), Libâneo (2004), Freire (2014), Amorim (2017), Arroyo (2017). Para análise dos dados, nos valemos da teorização do Método de Explicitação do Discurso Subjacente de Nicolaci-da-Costa (2007). Consideramos que: existem concepções e práticas pedagógicas inovadoras diversificadas nas escolas da EJA, sendo que essa condição pode ser observada confrontando as narrativas com os indicadores teóricos presentes neste estudo, como: clima favorável à cultura da inovação a partir do exercício democrático para tomada de decisões nessas escolas; escuta das necessidades dos estudantes e atendimento individualizado, desenvolvimento de projetos temáticos com geração de produto e renda, mudança de mentalidades e posturas para um fazer pedagógico inovador; disposição pessoal para o trabalho colaborativo na identificação dos problemas e para o planejamento de ações de permanência dos estudantes, também pela via das TIC. Todavia, foram constatados desafios para a consolidação das inovações descritas pelos educadores, como: a descontinuidade dos investimentos em Políticas Públicas formativas, de ordem financeira, relacional e cultural para apoiar as gestões das escolas na qualificação dos processos da EJA, principalmente na atual realidade exposta pela pandemia, quando a democratização do acesso à internet e o aprimoramento das equipes para o uso de tecnologias digitais poderiam ter incluído os estudantes e minimizado os prejuízos causados em suas aprendizagens.