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Navegando por Autor "Xavier, Heráclito Santos Martins"

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    A robótica educacional na formação docente: tramas pedagógicas para a construção de multiletramentos
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Xavier, Heráclito Santos Martins; Silva, Obdália Santana Ferraz; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Anecleto, Úrsula Cunha; Mor, Walkyria Maria Monte; Sales, Mary Valda Souza; Santana, Neidson Dionisio Freitas de
    Este estudo se inscreve no campo das investigações que buscam compreender os modos de constituição da autoria docente em práticas formativas fundamentadas nos multiletramentos, no contexto da cultura digital. A pesquisa toma como objeto as práticas de multiletramentos desenvolvidas por professores das áreas de Linguagens e Matemática da educação básica, no âmbito da formação continuada, com base em experiências pedagógicas diversas, entre elas a robótica educacional. A indagação que impulsionou esta investigação buscou responder à seguinte pergunta: como as práticas de multiletramentos podem ser abordadas e desenvolvidas no contexto da formação continuada de professores da educação básica, visando à constituição da autoria docente, a partir da robótica educacional? Dessa problematização, derivou-se o seguinte objetivo geral: compreender como as práticas de multiletramentos podem ser abordadas e desenvolvidas no contexto da formação continuada de professores da educação básica, visando à constituição da autoria docente, a partir de ações metodológicas que envolvam a robótica educacional. Esta pesquisa adota como referencial epistemológico a etnometodologia, com foco na investigação dos etnométodos e na produção situada de sentidos, em articulação com a pesquisa colaborativa, que valoriza o diálogo entre universidade e escola. A abordagem metodológica é qualitativa e fundamenta-se na Análise Textual Discursiva (ATD), a partir da qual foram construídas categorias emergentes e metatextos interpretativos oriundos das sessões reflexivas, entrevistas semiestruturadas, diários de campo e oficinas formativas. A fundamentação teórica toma por base as discussões de temáticas como: multiletramentos, autoria, letramento algorítmico e robótica educacional, em diálogo com os desafios formativos que a cultura digital exige do professor. Os resultados revelam que práticas multiletradas já desenvolvidas pelos professores vão além do uso instrumental das tecnologias, configurando-se como espaços de autoria, colaboração e reinvenção do fazer docente; a importância de uma formação docente que reconheça os saberes da experiência, promova a escuta e incentive a criação de percursos formativos autorais e críticos; que a robótica, integrada aos multiletramentos, pode ampliar a agência docente, impulsionar a autoria e reconfigurar os processos didático-pedagógicos. Concluiu-se que a formação continuada, quando pautada pela ética da escuta e pela valorização da autoria, pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas mais sensíveis, inclusivas e transformadoras, as quais, alinhadas a repertórios culturais e tecnologias emergentes, promovem deslocamentos éticos, epistêmicos e pedagógicos na constituição do professor como sujeito cognoscente, colaborativo e transformador.
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    Práticas de multiletramentos e formação docente: aplicativos pedagógicos na potencialização da leitura e da produção textual
    (2019-07-19) Xavier, Heráclito Santos Martins; Silva, Obdália Santana Ferraz; Anecleto, Úrsula Cunha; Rojo, Roxane Helena Rodrigues
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto da formação continuada de professores dos anos finais do Ensino Fundamental, a possibilidade de se desenvolver práticas multiletradas na sala de aula, a partir de aplicativos pedagógicos. A questão que impulsionou este estudo foi: que práticas multiletradas os professores dos anos finais do Ensino Fundamental poderão desenvolver com seus alunos a partir da produção de aplicativos pedagógicos? Trata-se de um estudo que propõe reflexões sobre multiletramentos, ampliados pelas tecnologias digitais, e a formação docente, com foco na autoria, constituída a partir da leitura e da produção de textos multimodais e multissemióticos em aplicativos pedagógicos, no contexto da Educação Básica. Assim, esta pesquisa demanda a reflexão das seguintes categorias teóricas: letramentos (STREET, 2014; KLEIMAN, 2007; SOARES, 2004; COSCARELLI, 2016); multiletramentos e pedagogia dos multiletramentos (GNL, 1996; ROJO, 2012; 2015); letramentos hipermidiáticos (SIGNORINI, 2011, SANTAELLA, 2003; XAVIER, 2005); multimodalidade e multissemiose (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010; RIBEIRO, 2016; COSCARELLI, 2016); aplicativos pedagógicos (TAROUCO, 2014; PRETTO, 2018) e formação docente (NÓVOA, 2009; TARDIF, 2014; CANDAU, 1997; BUZATO, 2006). Como abordagem metodológica, optamos pela pesquisa qualitativa colaborativa, através da mediação do pesquisador que constrói o percurso com os sujeitos (IBIAPINA, 2008), estabelecendo, constantemente, a relação entre teoria e prática. A relevância desta proposta está no fato de que os sujeitos assumem o lugar de produtores e colaboradores de conhecimentos hibridizados, multimodais e multissemióticos, ao fazerem uso de múltiplas linguagens, possibilitadas pelas tecnologias digitais, que trazem, na essência da interação e colaboração, a face dinâmica dessa nova era. Com a pesquisa concluída, constatamos que os sujeitos, ao refletir sobre suas práticas, vislumbraram a possibilidade de transformá-las a partir das contribuições teórico-metodológicas da pedagogia dos multiletramentos. Com base nos discursos analisados, observamos que os sujeitos utilizaram, para criar os aplicativos, pressupostos dos letramentos e dos multiletramentos no contexto do Programa Educação Conectada. Os resultados permitiram concluir que os professores são capazes de criar aplicativos, de modo colaborativo e autoral, com vistas a potencializar suas ações pedagógicas na sala de aula, o que poderá propiciar aos estudantes criarem textos multimodais e multissemióticos, também de forma colaborativa e autoral. Um dos requisitos para a conclusão do Mestrado Profissional é a apresentação, ao final do curso, de um produto. Assim, o produto desta pesquisa materializa-se em um Manual de Criação de Aplicativos Pedagógicos (Apêndice E) o qual posteriormente será transformado em um e-book para ser compartilhado livremente na Internet.
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