Navegando por Autor "Wanderley, Marta Maria Silva da Faria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA contação de história sob o olhar de professoras da educaçâo infantil nos municípios de São Desidério-BA e Wanderley-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0010-07-24) Santos, Bruno Joaquim de Oliveira; Souza, Mariara Lourenço Silva de; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos Santos; CarvalhoThe study had as aim to describe how the storytelling, Ana Jovina Oliveira VieiraO estudo teve como objetivo descrever como ocorre a contação de história, sob o olhar de professoras da educação infantil de duas escolas localizadas nos municipios de São Desiderio-BA e Wanderley-BA. Para tanto, foram analisadas questões que envolvem o desenvolvimento da contação de história, por meio de investigação sobre a importância e outros quesitos que contemplam o trabalho com a contação de historia na educação infantil. Os dados foram obtidos por meio de um questionario com questões abertas e fechadas. Os principais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram: Abramovick (2002), Fazenda (1993), Luckesi (1990) e Machado (2002), dentre outros. A metodologia envolveu a pesquisa de campo a abordagem nos inspirou foi a qualitativa. Os dados da investigação foram obtidos com dez professoras, sujeitos da pesquisa, de duas escolas: uma da rede publica municipal e outra da rede particular dos municipios de São Desidério-BA, Wanderley-BA. Os resultados indicaram que as professoras consideram importante e desenvolvem a contação de historia nas instituições de educação infantil em que trabalham, compreendendo a sua relevância para o interesse pela leitura e formação de leitores.
- ItemContribuições do programa residencia pedagogica para o Aprendizado dos alunos da EJA de uma escola municipal atendida pelo programa(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-26) Paiva, Maicon de Souza; Carvalho, Ana Jovina Vieira; Wanderley, Marta Maria Silva da Faria; Pereira, Neiva dos SantosA presente monografia tem por finalidade pormenorizar as experiências vivenciadas no período da Residência Pedagógica Coordenação de Atendimento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) o referido programa promove a relação entre a universidade e as escolas de Educação Básica no qual os graduandos realizam um contato com o ambiente escolar. O Programa de Residência Pedagógica (CAPES) oportuniza aos residentes vivenciarem de perto a realidade e os desafios enfrentados pelos professores bem como os percalços inerentes ao trabalho desenvolvidos nas salas de EJA, tendo em vista a evasão, a juvenilização, violência, gravidez muitos estudantes trabalham no cotraturno, o empobrecimento que agravou-se ainda mais no período de pandemia deixa claro as intempéries vividas pelos professores das escolas pública de EJA. Resulta de um estudo documental que analisou o livro passageiros da noite de Miguel Arroyo de 2017. A pesquisa bibliográfica expõe de forma descritiva o processo formativo do professor