Navegando por Autor "Vivas, Maria Izabel de Quadros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDo ensino médio ao superior: a trajetória dos egressos da rede pública estadual dos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité da UNEB(2015) Vivas, Maria Izabel de Quadros; Fialho, Nadia HageSer universitário constitui uma etapa diferenciada da vida estudantil e da trajetória de formação, pois impõe novas experiências educativas de ordem institucional e intelectual bastante distintas das vivenciadas nas escolas. No caso dos estudantes das classes populares, egressos do ensino médio da rede pública, essa etapa, além de nova, torna-se um desafio no que diz respeito ao acesso, permanência e sucesso na universidade. O presente estudo teve por objetivo estabelecer relação entre o Ensino Médio versus Educação Superior, com foco no ensino médio público estadual e a Universidade do Estado da Bahia nos municípios de Serrinha e Conceição do Coité. Tal relação se estabeleceu por meio da análise de dados e indicadores educacionais oficiais sobre o ensino médio, IDHM, educação superior e trajetória dos estudantes egressos da rede pública estadual nos cursos da Uneb nos Campi Universitários de Serrinha e Conceição do Coité. Para tanto, fez-se necessário conhecer o atual contexto do ensino médio público estadual na Bahia, no que diz respeito à oferta, modalidades e abrangência; mapear os principais indicadores de desenvolvimento humano e da educação da região sisaleira, em especial nos municípios sedes dos campi da Uneb; levantar número e perfil dos estudantes egressos do ensino médio público estadual nos cursos investigados; verificar a trajetória e desempenho deles, considerando a evasão, aprovação/reprovação nas disciplinas e tempo de integralização curricular. A abordagem metodológica foi a Bricolagem, na perspectiva de Kincheloe, fazendo uso de diferentes estratégias para o levantamento dos dados e análises da pesquisa, estas feitas à luz de documentos oficiais do MEC, IBGE, SEC e UNEB, relacionando-os aos referenciais bibliográficos que fundamentaram nossas análises como os estudos de Acácia Kuenzer, Miguel Arroyo e Marilena Chaui sobre educação básica, em especial o ensino médio, as pesquisas de Boaventura Souza Santos, de Nadia Hage Fialho, Luiz Antonio Cunha, Nadir Zago e de Naomar Almeida Filho sobre educação superior e, sobretudo os realizados por Alain Coulon sobre a condição de estudante universitário. Os achados da pesquisa revelaram que a trajetória destes estudantes é marcada por diferentes etapas que os conduzem ao fracasso e abandono ou à permanência e sucesso. Conhecer essa trajetória e analisá-la qualitativamente revelou-se fundamental para refletir sobre o papel da Uneb em relação aos estudantes egressos da educação pública estadual, para propor ações relacionadas ao acesso, permanência e sucesso desses estudantes nos cursos por eles escolhidos, assim como, para subsidiar políticas de articulação entre a Uneb e a educação pública nos locais em que seus campi se encontram instalados.