Navegando por Autor "Vitorino, César Costa"
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- ItemA Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - Bahia: do planejamento à ação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Leite, Juliana Melo; Vitorino, César Costa; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Ana Kátia Alves dosA interface educação e comunicação vem gerando ao longo dos anos conhecimentos e saberes que refletem a vida cotidiana nas universidades. Em razão das questões comunicacionais e extensionistas que prevalecem à ética, o respeito à diversidade e pluralidade de opiniões e da igualdade que norteiam as ações de cidadania coerentes é que o presente estudo discorre sobre ―A Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - BAHIA: do planejamento à ação‖. Nessa ótica, o projeto parte da seguinte questão de pesquisa: Como a Educomunicação pode colaborar para a formação de redes dialógicas entre os colaboradores das ações e projetos de extensão do DEDC XI? Contemplando uma base empírica, a concepção e a realização do projeto convergem para ações que, após construídas, possam servir de instrumento inspirador a outros profissionais e Núcleos de Comunicação dos demais campi que compõem a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no sentido de socializar atividades que podem e/ou devem ser executadas por educomunicadores. O aporte teórico ancora-se nos ideais de Freire (1967, 1983, 1987, 1996), nos estudos de Santos (2019) sobre as Epistemologias do Sul, sobre a Educomunicação, sintetizada por Soares (2008, 2011, 2015, 2021), apud Kaplún (1998), e por Lévy (2010), que discorrem sobre as mudanças sociais e tecnológicas e, por fim, travam um diálogo sobre os saberes necessários à educação, por Morin (2011). O objetivo geral desse estudo é compreender como a Educomunicação pode se constituir como rede dialógica para o intercâmbio das ações multicampi da UNEB. Os objetivos específicos estão pautados em compreender as inter-relações entre Educomunicação e políticas públicas, analisar as contribuições conceituais e práticas entre Educomunicação e alguns projetos de extensão do DEDC XI e estabelecer uma relação dialógica entre Educomunicação, pesquisa-ação e proposta interventiva. Trata-se de uma pesquisa social com base empírica desvelada de modo colaborativo e interventivo. A questão problematizadora partiu da pesquisa de intervenção do tipo pesquisa-ação, inspirada em Thiollent (1986) e Tripp (2005), com utilização de instrumentos para a coleta de dados e construção de conhecimento, incluindo análise documental, Círculo de Cultura com base em Freire (1967), escuta, discussão e implementação da formação continuada em serviços, organizadas a partir das demandas do diagnóstico, questionários, entrevista semiestruturada com analistas universitários do departamento e pesquisa no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos últimos cinco anos (2018-2022). Esse trabalho tem como produto final a produção dialógica de um e-book ―Educomunicação e Ações da UNEB/DEDC XI‖, propondo responder o que é Educomunicação, suas áreas de intervenção e como aplicá-la nas ações do departamento de forma a ampliar a participação da comunidade universitária, atentando para o alargamento e a construção do conhecimento em práticas de cidadania. Essa pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.181.229, emitido em 21 de dezembro de 2021.
- ItemAcessibilidade e inclusão no programa de mestrado profissional de jovens e adultos (MPEJA) no municipio de Salvador - BA: um estudo de caso(2022-03-04) Barbosa, Nildete Ferreira Lopes; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César Costa; Santos, Jocenildes ZacariasEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre as condições de acessibilidade para pessoas público alvo da educação na perspectiva inclusiva no Programa da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no CAMPUS I da Universidade do Estado da Bahia. A pergunta que orientou a pesquisa foi formulada nos seguintes termos: Como a política de ações afirmativas da UNEB, contribui para a acessibilidade e inclusão do público alvo da educação especial na perspectiva inclusiva no MPEJA? O objetivo geral consiste em: Compreender como as ações afirmativas da UNEB contribuem para a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiência, os objetivos específicos: i.Identificar as possíveis barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência para acessar e permanecer no Programa de Pós-graduação MPEJA; ii. Analisar a percepção dos envolvidos em relação à política de acessibilidade no lócus investigado; iii. Elaborar um guia de orientação digital com a finalidade de contribuir para a acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no Programa de pósgraduação em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vinculado ao Departamento de Educação. Usamos nesta pesquisa uma abordagem qualitativa. Como procedimento metodológico foi selecionado o estudo de caso e análise documental das ações afirmativas do PDI da UNEB (2017-2022). Além da análise dos documentos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com docentes, técnicos (escolhidos de forma aleatória) e estudantes com deficiência que adentraram no Programa através do sistema de cotas. Para fundamentação teórica dialogamos com Dantas (2018), Freire (2011), Arroyo (2016), Haddad e Di Pierro (2000), Brandão (2006, 1999, 1984), Correia (2013), Galvão (2009), Diniz (2010) Alencar (2013). A pesquisa evidencia que a UNEB possui um viés inclusivo e que busca melhorar neste aspecto criando políticas internas para este fim. Ademais o MPEJA segue nesta vertente seguindo o que rege o PDI e com ele as ações afirmativas dentro do processo de acesso. Quando o tema é permanência percebe-se que há muito o que se fazer para um atendimento pedagógico e arquitetônico equitattivo. A pesquisa evidenciou barreiras arquitetônicas, tecnológicas e atitudinais, as quais comprometem a autonomia, a equidade no acesso, permanência e conclusão dos cursos por parte dos alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisadora conclui a investigação com um guia de orientação digital, indicando os aspectos a serem considerados na proposição de acessibilidade estudantil e comunitário.
- ItemAnálise das orientações teórico/metodológicas do manual dos livros PNLD EJA/2014: uma contribuição para a formação do professor alfabetizador(2017-12-20) Bastos, Alene Batista; Alves, Érica Valéria; Aquino, Maria Sacramento; Vitorino, César Costa; Laffin, Maria Hermínia Lage FernandesA presente pesquisa, de abordagem qualitativa, refere-se a estudos sobre os atuais livros didáticos dispostos pelo Ministérios da Educação do Brasil no contexto do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos - PNLD EJA/2014. Teve como objetivo a análise de como tais materiais apresentam, além de sequência didática impressa como ferramenta para o trabalho de sala aula, uma fundamentação teórica/metodológica que colabore para formação do alfabetizador em EJA comprometido com uma educação autônoma, libertadora e de qualidade. Isso sob a luz dos direitos humanos, pois somente através de uma educação problematizadora, em que há ‘ciência’ sobre a cidadania, entendimento das relações do direito e é que se alcança a liberdade (FREIRE, 1987). Para tanto, a discussão perfez a análise documental de 06 livros didáticos de alfabetização do PNLD/ EJA 2014, objetivando identificar nesses livros e seus respectivos manuais didáticos a presença ou não de princípios freireano em diálogo com os Diretos Humanos. Pretendeu-se identificar o quão a influência das teorias de Freire e potencialidade para uma formação docente crítica, fomentadora do protagonismo proposto por Imbernón (2000) e a construção dialógica do conhecimento em sala de aula. Ao final, a pesquisa, permitiu concluir que Freire apresentou para os docentes uma forma de educação construída sobre a base de um diálogo entre estudante e mestre, em que cada um se constitui com um pouco do outro. Por isso, apesar de alguns livros estudados sinalizarem princípios pedagógicos freireanos para alfabetização de jovens e adultos, eles jamais poderiam representar seu método de alfabetização, que nada tem de pronto, e sim busca e de pesquisa.
- ItemAutoria, subjetividade e produção de conhecimento na pesquisa em educação(2018-11-23) Santana, Leonardo Silveira; Lima Junior, Arnaud Soares de; Machado, Álvaro Lima; Leite Júnior, Jorge Costa; Vitorino, César Costa; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese teve por objetivo principal fazer uma contribuição teórico-diferencial à noção de autoria, a partir do pensamento de Foucault, estabelecendo uma relação epistemológica entre autoria e subjetividade, nos processos de produção de conhecimento e de geração de sentido, no campo da Pesquisa em Educação. Desse modo, buscou-se ampliar a discussão e consequente construção de sentido, em torno do objeto autoria, deslocando-a do estatuto teórico moderno de categoria conceitual para a noção de significante do sujeito. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir de regras e práticas discursivas que organizam um modo de produção, valorização, atribuição, apropriação e circulação de sentidos, contornando a relação sujeito-conhecimento-objeto numa perspectiva Epistemológica Contemporânea. Autoria é um dos nomes da subjetividade, é ato psíquico puro, sem palavras, primeiro ato autoral que fundamenta o modo como cada sujeito cria sentido; é também ato simbólico que só pode acontecer em singular condição de linguagem, gerando diversidade e não identidade, pluralidade e não unidade nos modos de atribuição de sentido. Não é mera reprodução de conhecimento, mas é ato criativo do sujeito que ocorre nas fissuras que estão em torno do objeto. Tem como efeito, na coisa educacional, propor soluções que sejam constantemente atualizadas, contextualizadas e adaptadas, a partir da razão de ser e do contexto dos sujeitos da Educação. Essa Tese foi ancorada nos campos da Filosofia Crítica, da Linguagem e da Psicanálise e foi simbolicamente munida a partir de autores como Foucault (1984; 2009), Lacan (2008, 1992, 1998), Lima Jr. (2004, 2015, 2018) Cassirer (1992), Derrida (2001, 1995), Boaventura Santos (2005) e Lyotard (2009).
- ItemContribuição interdisciplinar na educação de surdos na EJA: possibilidades e desafios no município de São Francisco do Conde(2021-12-17) Silva, Itaciara de Oliveira do Carmo da; Correia, Patrícia Carla da Hora; Bordas, Miguel Angel Garcia; Vitorino, César CostaEsta investigação analisa aspectos da educação de surdos e proporciona reflexões a respeito da formação de profissionais para a educação de surdos. A questão norteadora é: Como os profissionais da EJA na Escola Vera Maria Ferreira de Santana inclui o estudante surdo? O objetivo geral foi compreender como os professores de diferentes áreas do conhecimento podem contribuir de forma significativa com o ensino e aprendizagem de surdos em turmas da EJA. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único, pois investiga um determinado fenômeno, contemporâneo dentro de um contexto real de vida, tendo como instrumentos as observações, os questionários e a entrevista virtual. Esta pesquisa contou com a participação de 04 profissionais da educação inseridos na Educação de Jovens e Adultos na Escola Vera Maria Ferreira de Santana no município de São Francisco do Conde BA.A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da educação de surdos e Formação de professores para a educação de surdos em concordância com as legislações vigentes que tratam a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Mesmo diante das dificuldades é possível perceber que os profissionais da educação buscam incluir o estudante surdo. Os resultados adquiridos apontam para a necessidade de uma formação coerente de profissionais da EJA para atuação na educação de surdos. Constituem-se em importante contribuição nas práticas desenvolvidas a partir da sala comum, espaço onde, mais constantemente acontecem as aprendizagens, através de estratégias pedagógicas coerentes, de valorização das suas experiências e conteúdos teóricos necessários. Assim, como produto final disponibilizamos no site do Programa de educação inclusiva – PROGEI um Guia de Orientações via infográficos para os profissionais da unidade de ensino e demais professores que trabalham com surdos fazendo com que esse produto tenha uma relevância social.
- ItemEducação religiosa em debate: por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Bom Jesus da Lapa – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-11-24) Teixeira, Eberson Luís Mota; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEste trabalho sob título: EDUCAÇÃO RELIGIOSA EM DEBATE: Por uma práxis educativa pelo respeito à diversidade étnico-religiosa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba tem como fulcro investigar a práxis racista contra a diversidade étnico-religiosa, assim como abrir espaços de compreensão frente aos conceitos de intolerância religiosa sob a perspectiva de uma abordagem inclusiva ao ressignificar a intolerância religiosa em um racismo religioso por Nogueira (2020), posto que expressa um modus operandi (modo de agir) excludente revelado na estrutura institucional da civilização hodierna (Almeida, 2019), a qual se manifesta num modus vivendi (modo vivencial) da herança atávica da sociedade patriarcal, discriminativa e colonialista brasileira (William, 2019). Destarte, o escopo tem como justificativas as trajetórias pessoais (do pesquisador), no que se refere ao arcabouço necessário para o aprofundamento da discussão sobre o combate antirracista e a intolerância religiosa diante das demandas do racismo pessoal, institucional e estrutural no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba. Por conseguinte, apresenta-se como uma problemática: como desenvolver uma práxis educativa de inclusão e respeito à diversidade religiosa? Essa adversidade foi observada após embates, chistes e críticas às religiões de matrizes africanas como um processo sistemático de violência simbólica (Bourdieu, 1989). Não obstante, foram analisados as causas e os efeitos deste racismo e intolerância perante as religiões de matrizes étnico-religiosas (africanas e indígenas) sob a óptica da abordagem qualitativa em Minayo (2007). Nesta empreitada utilizamos a linha da pesquisa bibliográfica e documental em (Gil, 2002 e Marconi e Lakatos, 2003). A metodologia utilizada para a análise dos dados, foi obtida através de observações (Gil, 1994 e Freire, 1986), questionário (Lankshear e Knobel, 2008) tendo como fiel a análise de conteúdo (Bardin, 1977; 1979). Como referenciais teóricos capitais da escrita dos três artigos interrelacionados serão utilizados Nogueira (2020) e Fanon (2008) para intolerância religiosa e decolonialidade, Adichie (2019) e 1hooks (1995) ao ensinar a transgredir contra uma historicidade única e Almeida (2019) e Kilomba (2019) com histórias educativas e participativas contra o racismo estrutural e a favor da decolonialidade. Espera-se que este trabalho possa contribuir para o entendimento e desvelamento desta construção histórica racista, que implica no desrespeito religioso à tradição sagrada de matriz africana e indígena, sendo uma constante ingerência no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa - Ba e seu entorno (à cidade de Bom Jesus da Lapa – capital baiana da fé católica), visto que o possível cerne destas práticas de racismo religioso estarão atreladas a uma cultura judaico-cristã instada num projeto colonial de poder (das elites) sob o viés monoteísta judaico–cristão (excludentes), à medida em que explicita um epistemicídio (Santos, 2010) percebido na crueza da escravidão e do tráfico de pessoas do continente africano e ameríndio desde a colonização portuguesa (Gilroy, 2001). Sem embargo, o trabalho final apresentou um produto proveniente do processo de observação, pesquisa e intervenção, que foi fruto de diálogos com os integrantes tendo a sequência didática, o projeto de intervenção e um artigo abordando an passant (de passagem) os resultados da aplicação nesta instituição de ensino (IF Baiano Campus Bom Jesus da Lapa) para abarcar os fenômenos objetivos e subjetivos dos participantes perante à temática investigada.
- ItemEducação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-09) Silva, John Wolter Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada “Educação/formação na Filarmônica 30 de Junho: O lugar da música na vida de cidadãos no Território do Sisal”, teve como objetivo analisar as perspectivas de cidadãos e cidadãs da Filarmônica 30 de Junho no processo de educação/formação implementado através da música e na construção dialógica de um blog educativo; tendo a seguinte questão norteadora: Quais as perspectivas de cidadãos da Filarmônica 30 de Junho diante de um processo de educação/formação implementado através da música? Para tanto, utilizou-se como referencial teórico os trabalhos de Aguiar e Aguiar (2020), Caliman (2010), Canclini (1987), Cazaes (2012), Cruvinel (2003 e 2009); Escobar (2005); Farah (2018); Freire (2020), Frémont (1980), Gadotti (2012), Gohn (2009 e 2014), Harvey (2012); Heinen (2020), Paiva (2011), Silva (2019), Souza (2006); Tuan (2018), dentre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa qualitativa (MINAYO, 2016) e da pesquisa interventiva (PEREIRA, 2019), tendo como método a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) e como estratégias de levantamento de dados a pesquisa documental (PÁDUA, 2012) com documentos físicos e digitais sobre a Filarmônica 30 de Junho; as entrevistas semiestruturadas (MINAYO, 2016; LÜDKE e ANDRÉ, 2020) com sete colaboradores: um membro da diretoria, um maestro, dois educadores e três educandos; a intervenção a realização do círculo de cultura (FREIRE, 2020) com os colaboradores para construção dialógica de um blog de Educação Musical; e análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos materiais produzidos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 4.789.652. O produto da pesquisa foi o blog, intitulado “#Educar30 - Blog de Educação Musical da Filarmônica 30 de Junho”. Portanto, concluiu-se que o blog configurou como mais uma opção de educação/formação possibilitada pela Filarmônica 30 de Junho, articulando as modalidades virtual e presencial, além de ser um potencial instrumento de formação de novos escritores e de novas leitores.
- ItemEstratégias pedagógicas para alunos com deficiência: pesquisa-ação na EJA em uma escola municipal de Salvador(2020-12-28) Santos, Luciene Leal Alves Goes dos; Correia, Patrícia Carla da Hora; Miranda, Theresinha Guimarães; Vitorino, César CostaEsta pesquisa discute sobre às estratégias pedagógicas para alunos com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal de Salvador. A pergunta direcionadora nos faz refletir sobre quais estratégias pedagógicas são utilizadas para alunos com deficiência na EJA II, na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos. O objetivo geral foi compreender às estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola municipal de Salvador para trabalhar com alunos com deficiência na EJA II. Os objetivos específicos buscaram discutir os processos epistemológicos, históricos e legais da EJA e sua interface com a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; identificar quais estratégias pedagógicas são utilizadas pelos professores com alunos com deficiência na EJA II; realizar encontros formativos para os professores da EJA II, atendendo às suas demandas identificadas no questionário respondido, bem como a socialização de possíveis estratégias pedagógicas. A trajetória metodológica insere-se numa abordagem qualitativa, fundamenta-se na pesquisaação. Os dispositivos de coleta de dados utilizados são: pesquisa documental, questionário e entrevista. Esse questionário foi utilizado como subsídio para a organização dos encontros formativos e, posteriormente, utilizado no término dos mesmos para verificar quais os avanços alcançados. A pesquisa tem como aporte teórico, reflexões acerca da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos. A análise e a interpretação dos dados apontam para a necessidade de aprender com as diferenças e entender que incluir é muito mais do que estar presente em um espaço físico. Para fazer com que a inclusão escolar aconteça de forma integral, é preciso se dispor a conhecer cada dia mais e manter um diálogo com seus pares como uma possibilidade necessária e possível. Como produto final, disponibilizamos no site da orientadora os conhecimentos produzidos nos encontros formativos através de trechos dos relatos dos professores, os slides, os materiais trabalhados e socializados nos encontros formativos, para que outros interessados tenham acesso e possam utilizá-los. Acreditamos que, desta forma, iremos contribuir de forma significativa para a concretização dos caminhos possíveis da inclusão dos jovens e adultos com deficiência.
- ItemFormação de professor da educação de jovens e adultos: um olhar reflexivo sobre os saberes docentes em uma escola estadual no município de Itamaraju-Bahia(2017-12-20) Santos, Maria Madalena da Conceição; Faria, Edite Maria da Silva de; Alves, Érica Valéria; Vitorino, César Costa; Santos, José Jackson Reis dosEste trabalho tem como objetivo principal analisar como se materializam os saberes docentes necessários para a formação do professor em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da rede estadual no município de Itamaraju-Bahia. O referencial teórico que fundamenta este estudo considera a implementação de Políticas Públicas que viabilizem a formação do professor, com base nos conhecimentos epistemológicos e nos saberes do docente. Por entender que este detém conhecimentos inerentes ao âmbito de sua profissão, pautamos um estudo dialogando teoria e prática, contemplando a análise da política educacional da EJA no contexto do Itamaraju/Bahia/Brasil, identificando como estas são efetivadas no tocante ao alfabetismo/analfabetismo, através dos discursos dos partícipes por meio das concepções apresentadas no decorrer da pesquisa e da formação continuada desenvolvida na escola. Para a realização do estudo, adotamos a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa participante, tendo como interlocutores a pesquisadora e 04 (quatro) sujeitos da pesquisa que, coletivamente, buscam a construção de saberes no campo da EJA. Os resultados do estudo apontam a dicotomia entre teoria e prática no âmbito escolar, pois, constatamos que alguns professores desconhecem as diretrizes e ações implementadas na política de formação do professor da EJA.
- ItemA inclusão de jogos digitais educativos na sala de recursos multifuncional(2020-12-21) Falção, Ana Patrícia; Correia, Patrícia Carla da Hora; Santos, Jocenildes Zacarias; Vitorino, César CostaEsta investigação compreende a inclusão como fundamental no processo educacional e proporciona reflexões a respeito dos sujeitos com deficiência intelectual inseridos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a utilização dos Jogos Digitais dentro do espaço da Sala de Recursos Multifuncional como potencial ferramenta inclusiva. Justifica-se pela necessidade de inovação das práticas pedagógicas no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com a introdução dos jogos digitais educativos. A questão norteadora se resume em: como os jogos digitais educativos podem ser utilizados como instrumentos de inclusão contribuindo no processo de interação e no desenvolvimento de habilidades dos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual atendidos no Colégio Estadual da Bahia - Central? O objetivo geral consiste em compreender como os jogos digitais educativos utilizados no Colégio Estadual da Bahia podem contribuir como potencial à inclusão de alunos com deficiência intelectual da EJA. Os objetivos específicos visam discutir os pressupostos epistemológicos, históricos e legais da EJA e a sua inter-relação com pessoas com deficiência intelectual e o uso da Sala de Recursos Multifuncional; refletir sobre jogos digitais educativos que podem promover a inclusão de sujeitos com deficiência intelectual no contexto da EJA; analisar a utilização dos jogos digitais para os estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual na Sala de Recursos Multifuncional no Colégio Estadual da Bahia – Central para a organização de um blog visando contribuir com os profissionais que atuam na Sala de Recursos Multifuncional. Esta pesquisa contou com a participação de oito alunos inseridos na Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual da Bahia Central que possuem deficiência intelectual e são atendidos na Sala de Recursos Multifuncional. A abordagem metodológica de pesquisa foi a qualitativa, baseada na pesquisa-ação, em que os pesquisadores possuem um papel ativo na realidade dos fatos, tendo como instrumentos as observações e entrevistas. A pesquisa tem como aporte teórico reflexões acerca da EJA, da pessoa com deficiência intelectual e das suas relações com os jogos digitais dentro do contexto da sala de recursos multifuncional. Os resultados adquiridos confirmaram o desenvolvimento de habilidades e de interação dos alunos jovens e adultos com deficiência intelectual através dos jogos digitais na Sala de Recursos Multifuncional no contexto em estudo e demonstra o quanto se fazem importantes e necessárias estas habilidades nas salas de aula de ensino regular.
- ItemLetramento científico no contexto da BNCC: desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-03-08) Costa, Josaline Chaves da; Vitorino, César Costa; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzO presente estudo problematizou sobre o letramento científico no contexto da BNCC. Apresentou-se desafios e proposições para a formação do professor de ciências biológicas em uma universidade pública multicampi. Teve como objetivo analisar a formação docente em Ciências Biológicas no contexto das exigências do letramento científico dentro das demandas da BNCC, tendo como base os desafios e proposições da práxis pedagógica. Partiu-se da seguinte questão problematizadora: De que forma o letramento científico estabelecido pela BNCC pode dialogar com os desafios e proposições na formação de professores de ciências biológicas de uma universidade pública multicampi? Para atingir o objetivo e responder à questão central deste estudo, foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa e método análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Esperou-se qualificar as impressões dos sujeitos sobre BNCC, letramento científico e formação do professor de biologia norteadas pelo paradigma da pesquisa-ação, apoiando-se na concepção de Gatti (2013). Dessa forma, a pesquisa foi estruturada em duas fases, a primeira correspondente a etapa de construção dos dados (aplicação de entrevistas, observação participante e grupo focal) e a segunda fase relativa ao processo de intervenção, que teve como produto oficinas formativas, alicerçada no letramento científico. Ancorou-se nos documentos oficiais. No Brasil mencionamos as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Alicerçadas teoricamente nos estudos sobre letramentos (SOARES, 2020; STREET, 2014); universidade multicampi (FIALHO,2005), currículo (SACRISTÁN, 2013). O parecer consubstanciado do CEP é CAAE: 40501020.2.0000.0057, número do Parecer: 4.665.919. Cada fase da pesquisa foi fundante para lograr uma aprendizagem experiencial com práticas e saberes do ensino de leitura e de produção textual, em que o letramento científico se figurara como gênero discursivo central para a ampliação da criticidade dos discentes.
- ItemAs Metodologias Ativas mediadas por tecnologias digitais e processos de aprendizagens: uma proposta colaborativa para formação de licenciandos de uma universidade pública estadual no Território do Sisal.(2022-05-25) Oliveira, Pedro Márcio Pinto de; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaA educação do mundo atual exige dos professores habilidades condizentes com a era digital, que os cursos de licenciatura, fornece muito pouco ou nenhuma formação nesse sentido. Os aportes metodológicos necessário a prática docente no cenário da era digital, precisam serem desenvolvidas pelos professores no seu processo de formação, visto que, a sala de aula do século XXI são ocupadas pelos nativos digitais, jovens que nasceram após a virada do século e não conhece o mundo a analógico, eles são sendo turbinados de informações e precisam aprender a transformar informação em conhecimento, a escola precisa ensinar os estudantes a aprender a aprender, os jovens atuais são sujeitos ativos e dinâmicos, querem ser sujeitos da sua própria aprendizagem, desejam uma educação em que eles sejam os protagonistas e os professores os mediadores no processo ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Interversão Educativa e Social, Linha: Novas formas de subjetivação e organização comunitária do Departamento de Educação – Campus XI, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como objetivo principal compreender como as Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais contribui para criação de aulas inovadoras e interativas, que busque o protagonismo do aluno, a fim de que este seja agente ativo da sua própria aprendizagem. Para atingir tal objetivo produzimos, como produto dessa pesquisa, um curso de extensão sobre o uso das Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais para os estudantes dos cursos de licenciatura do Departamento de Educação – Campus XIV da UNEB, lócus da nossa pesquisa, que possibilite esses futuros docentes a criação de ideias de aulas inovadoras e interativas que permitam aos alunos construir conhecimentos a partir das metodologias ativas com o auxílio das tecnologias digitais, e compartilhar em rede, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem da geração da mudança. O curso em questão, vem contribuir de forma significativa com o processo de formação desses licenciandos, munindo-os com ferramentas que os permitam transformar suas aulas em momentos de aprendizagens que conecte os jovens, engajando-os através do trabalho com Metodologias Ativas mediadas por Tecnologias Digitais, promovendo assim a aprendizagem significativa, apresentando aos professores em formação ferramentas que permita a aprendizagem em rede; propondo aos mesmos metodologias de ensino que permitam capacitação e autonomia para o aprendizado ativo e dinâmico; criando assim condições para o desenvolvimento de atividades a serem desenvolvida como um trabalho compartilhado em rede (fora da sala de aula); mostrando as possibilidades a partir do uso das tecnologias digitais para auxílio de práticas pedagógicas em sala de aula e “fora dos muros da escola” que objetive “prática continuada”.
- ItemO uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do ensino fundamental anos iniciais e a constituição do sujeito leitor(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Silva, Cristina Barreto Santos da; Vitorino, César Costa; Purificação, Marcelo Máximo; Cortizo, Telma LimaO referido estudo está ancorado na linha de pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (MPIES/UNEB) – Campus XI – Serrinha BA. A educação brasileira, especificamente nos anos iniciais de escolarização, tem perpassado por muitas mudanças conceituais e metodológicas, como a necessidade da inclusão da criança aos seis anos de idade na escola e no mundo da escrita. Dessa forma, o foco da pesquisa enseja na problemática: Como os jogos educativos contribuem para a constituição do sujeito leitor no processo de alfabetização de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública Municipal de de Salvador - BA? A presente pesquisa tem como objetivo geral explorar uso dos jogos educativos no processo de alfabetização e letramento juntos aos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da Escola Municipal Jesus de Nazaré no Município de Salvador-BA. Os objetivos específicos são: a) discutir concepções de alfabetização à luz de pressupostos teóricos de autores nacionais e internacionais; b) refletir sobre as contribuições dos jogos educativos para o processo inicial deleitura e escrita; c) compreender as concepções de alfabetização, leitura e escrita a partir da análise de eventos de alfabetização realizados no chão da escola pública municipal em bairro periférico da cidade de Salvador-Bahia; d) fazer descrição teórico-prática como resultado do trabalho etnográfico realizado na escola pública municipal. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória de natureza etnogafica com abordagem quali-quantitativa. Sabe-se que o advento das pesquisas sobre a inovação da prática pedagógica mais significativa para o processo de alfabetização, no que consiste o uso de dispositivo móvel, os jogos educativos manuais passam despercebidos para as crianças, mas são elementos cruciais no processo de alfabetização, assim debruçamo-nos na pesquisa através de dois momentos: o primeiro, com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I; e o segundo momento, com uma turma de 2º ano que estavam participando do Programa de Alfabetização “Aprender pra Valer”, promovido pela Secretária Municipal de Educação - Smed. Assim, foi elaborado e desenvolvido um projeto de intervenção sobre a temática, em que foram tomadas como referência 40 alunos, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, para nortear a importância dos jogos como ferramenta no processo de alfabetização. Dessa maneira, concluímos por meio das ações realizadas com os jogos educativos em sala de aula que houve um grande envolvimento dos alunos e interesse para apreensão da leitura e escrita, e destacamos a importância do uso dos jogos educativos nas aulas de alfabetização. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.618.533, emitido em 01 de setembro de 2022.
- ItemPercepções docentes sobre a inclusão de estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos: (im)possibilidades no âmbito da formação continuada(2018-11-20) Araujo, Maria Auxiliadora Freitas Pimenta de; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Galvão, Nelma de Cássia Silva SandesEste estudo discute sobre a percepção dos professores em relação aos estudantes Jovens e Adultos com deficiência de uma Escola Estadual em Feira de Santana-Bahia, tendo como suporte metodológico a trajetória fenomenológica, definimos como interrogação como os professores percebem os estudantes com deficiência? E como pergunta norteadora, como acontece o encontro entre professores e estudantes Jovens e Adultos com deficiência? Como objetivo-fim buscamos compreender a percepção dos professores sobre os estudantes com deficiência na modalidade Educação de Jovens e Adultos, e como objetivos-meio buscamos: discutir a formação dos professores e a relação que mantém com os estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos; identificar as facilidades e dificuldades encontradas pelos professores para a inclusão dos estudantes com deficiência; construir realizar, a partir das descrições dos sujeitos, formação continuada piloto com os professores da Unidade Escolar sobre a inclusão desses estudantes. A pesquisa teve como aporte teórico a construção de atos da consciência, discutindo a Educação de Jovens e Adultos, a Educação especial e a formação docente contando com embasamento de importantes teóricos, trazendo ainda o estado da arte sobre o entrecruzamento das duas modalidades de ensino: a EJA e a Educação especial. A análise e a interpretação das descrições apresentadas pelos professores investigados nos revelaram a essência do fenômeno investigado e o quanto ainda precisamos compreender e fazer para que a inclusão escolar se efetive, tendo a formação docente continuada como possibilidade.
- ItemPráticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA(2018-07-23) Silva, Deysiene Cruz; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Bordas, Miguel Algel GarcíaA pesquisa intitulada Práticas Socioeducativas através das Relações Intergeracionais nos espaços de formação da EJA: uma proposta de prevenção à violência contra pessoa idosa, na cidade de São Felipe – BA discute as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA como propostas para o enfrentamento da situação de violência contra pessoa idosa na cidade de São Felipe – BA. Desta forma, a problemática desta pesquisa parte da seguinte pergunta “como as práticas socioeducativas através das relações intergeracionais ocorridas nos espaços de formação da EJA podem contribuir como propostas de prevenção e até redução da violência contra pessoa idosa no município de São Felipe – BA?”. Assim, a presente pesquisa, tem a pretensão, no plano geral, o objetivo de compreender como as práticas socioeducativas, através das relações intergeracionais nos espaços de formação da EJA, na cidade de São Felipe – BA, podem colaborar para prevenção da violência contra pessoa idosa; no plano específico, caracterizar as práticas socioeducativas e as relações intergeracionais nos espaços da EJA e suas contribuições para a prevenção da violência contra pessoa idosa e ainda sua transformação social; descrever as principais causas da violência praticadas em sua incidência contra as pessoas idosas no município de São Felipe – BA; e, por fim, analisar as relações intergeracionais entre os sujeitos da EJA, as troca de valores, de saberes, de experiências, de solidariedade envolvidas como meios de contribuição para a prevenção a situação de preconceitos e violência contra pessoa idosa. O suporte metodológico da pesquisa é a abordagem qualitativa, à luz da representação social. Quanto aos instrumentos, de coletas de dados, utilizou-se, no presente estudo, da observação, do Pré-teste/Pós-teste e de Encontros Formativos. Destarte, a pesquisa, no que tange aos resultados, pode constatar que as práticas socioeducativas, promovidas entre as diversas gerações de jovens, adultos e pessoas idosas, na EJA, promovem a interlocução com base na construção, (des)construções e (re)construções de saberes, de valores, de memórias, fortalece os vínculos entre as pessoas ali presente na relação intergeracional e tais experiências colaboram para a compreensão sobre a violência contra pessoa idosa e as formas de como cada sujeito envolvido, na relação intergeracional, pode contribuir para que a violência seja prevenida e até evitada. Ademais, tem-se, como produto final, desta pesquisa, o Manual Didático intitulado “Práticas Socioeducativas e Intergeracionais”.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo Baiano(2021-05-26) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, José Ricardo Carvalho da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemRe)existência e empoderamento da identidade negra: prática docente e estudos decoloniais no centro municipal de educação de Valilândia /Valente (Ba)(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-13) Lourenço, Josilene Andrade Lima; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Leyva, Pedri AcostaA dissertação em foco discutiu sobre as práticas docentes embasadas em uma abordagem teórico-prática decolonial, visando o empoderamento da identidade negra dos discentes no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA). Isso porque, sabe-se que a escola tem papel fundamental na construção do diálogo sobre as diferenças, já que é um espaço marcado por elas e que por isso pode contribuir em um processo fluido, dinâmico e menos discriminatório no tocante às identificações étnico-raciais dos sujeitos que nela habitam. Nesse sentido, a presente pesquisa questiona: “Como ocorrem os debates sobre as questões raciais e a percepção da identidade negra para os discentes, e quais as estruturas de poder que subjazem as questões raciais e identitárias nas práticas curriculares dos docentes do ensino fundamental II do Centro Municipal de Educação de Valilândia, sob a perspectiva dos estudos decoloniais?”. Com base nessa indagação, objetivou-se colaborar com as discussões sobre as questões étnico-raciais e identitária dos discentes, e as práticas curriculares dos professores do ensino fundamental II deste mesmo locus, avigorando uma educação decolonial de (re)existência e empoderamento da identidade negra no âmbito educacional e social. Frente a isso, os enlaces teóricos deste trabalho tomaram como base as categorias de identidade (HALL, 2003, 2014), decolonialidade (COSTA, 2000), (MUNANGA, 2009, 2016), (QUIJANO, 2005) e (FANON, 2020), além de considerar a relação de educação e currículo na perspectiva dos estudos decoloniais (GOMES, 2003, 2017), (FREIRE, 2019) e (ARROYO, 2011). Nesse contexto, a metodologia ancorou se na abordagem qualitativa (BOGDAN & BIKLEN,1994), por meio do estudo de caso e da pesquisa etnográfica (ANDRÉ, 2011; LUDKE, 2028), utilizando a observação participante e a entrevista intensiva como técnicas de produção de dados, tendo, posteriormente, a análise de dados mediante à Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi a partir da concretização dessas proposições que o projeto de intervenção se desenvolveu, à medida que foram realizadas as oficinas pedagógicas no Centro Municipal de Educação de Valilândia (BA) (locus de pesquisa) com os docentes e os discentes dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental II – participantes da pesquisa. Tendo em vista esse movimento, intentou-se a construção de um caderno temático com proposições didático-pedagógicas a fim de colaborar na construção identitária a partir de uma educação decolonial e antirracista. Diante dessas questões, ficou compreensível, portanto, que este trabalho corroborou na desconstrução da imagem racializada e negativa dos povos que sofreram a diáspora africana e dos negros escravizados, além de ter criado alternativas para que as questões étnico-raciais ganhem cada vez mais espaço no contexto escolar.
- ItemUso das tecnologias na EJA no território do sisal: uma proposta interventiva pedagógica de inclusão digital e social(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-09-22) Santos, Elcione Carvalho; Purificação, Marcelo Máximo; Vitorino, César Costa; Santana, Maria Luzia da SilvaEsta pesquisa teve como propósito analisar a utilização de ferramentas digitais, informacionais e comunicacionais com discentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio das etapas formativas finais VI e VII. Foi conduzida na cidade de Araci-Ba, especificamente no Colégio Estadual Imaculada Conceição, localizado no centro da cidade. A motivação para esta pesquisa surgiu das reflexões, experiências e inquietações no trabalho com esse público, tanto na rede municipal, como docente há 25 anos, quanto como Coordenadora Pedagógica desde 2018 na rede estadual. Teve como objetivo geral, investigar como a utilização dos recursos digitais e tecnológicos poderá contribuir para inclusão digital e social dos estudantes da EJA do Ensino Médio, etapas VII e VII, de forma criativa e participativa, por meio de uma proposta de intervenção. Como objetivos específicos: Contextualizar a Educação de Jovens e Adultos, perpassando pela visão nacional, estadual e local; Compreender a incorporação das tecnologias na educação, na modalidade EJA, identificando recursos tecnológicos, digitais, criativos e acessíveis como meio de inclusão digital e social; e Desenvolver com estudantes do Ensino Médio da EJA, etapas VI e VII, oficinas de ensino utilizando recursos didáticos, tecnológicos e digitais, registrando seu processo de modo a construir um site educativo como produto final para divulgação e interação. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (1986),Lévy (2007), Gadotti (2014), Arroyo (2017), Moran (2013) e Kenski (2008) e Pretto (2014), os quais abordaram a Educação de Jovens e Adultos, a aprendizagem com os meios tecnológicos, bem como seu impacto no mundo e o papel da escola nesse contexto. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, uma pesquisa do tipo prática, pois teve uma aplicação interventiva, foi exploratória e explicativa no intuito de descobrir, explicar fatos e dados. Desenvolveu-se com uma aproximação da pesquisa-ação por se tratar de uma proposta de intervenção em que houve uma construção colaborativa de oficinas de ensino e um site educativo com a síntese das oficinas, os textos, os documentos e os livros utilizados no percurso da pesquisa seguindo as normas do Conselho de Ética e Pesquisa (CEP). Os instrumentos de coleta de dados foram o levantamento bibliográfico, documental e intervenção com oficinas temáticas, tendo o diário de campo como suporte para registro e o grupo focal com a intenção de manter uma organização e levantar informações para as oficinas. A análise de dados foi realizada tendo por base a análise do conteúdo da Bardin (1977), que visa à descrição dos materiais coletados e organizados em categorias. Por fim, espera-se, com essa pesquisa de intervenção, proporcionar reflexão, descobertas e atuação dos indivíduos da EJA, permitindo-lhes maior participação como estudantes, cidadãos críticos e aprendentes.