Navegando por Autor "Vinal Junior, José Veiga"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA educação física e a cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na educação de jovens e adultos – EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-22) Rocha, Gênesis Oliveira; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio , Benedito GonçalvesEste trabalho analisa como a disciplina de Educação Física é ofertada na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, no município de Vitória da Conquista-Bahia. A pesquisa abordou questões referentes aos elementos da cultura corporal de movimento. Dessa forma, o objetivo geral é analisar a Educação Física na construção da cultura corporal no contexto dos jovens inseridos na EJA, no referido município. A questão da pesquisa se debruçou sobre como os elementos da cultura corporal colaboram com as práticas pedagógicas da Educação Física desenvolvidas na referida modalidade de ensino. A respeito da abordagem metodológica, optou-se por estudo de abordagem qualitativa por compreender a realidade subjetiva do indivíduo. Como critérios de inclusãoda amostra, adotamos: a) possuírem turmas com jovens incluídos na EJA; b) apresentarem professores de Educação Física em seu quadro docente. Os resultados apresentaram multiplas ações envolvendo os elementos da cultura corporal sendo apresentados aos jovens inseridos nas turmas de EJA pesquisadas. Como possibilidade de contribuir com os professores de Educação Física que atuam nas tumas de EJA. O produto da pesquisa é um curso de formação direcionado as práticas corporais que possam dar sentido e siginificado aos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Físca.
- ItemDo chão da escola à casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na escola municipal senador Júlio César Leite em Estância, Sergipe(Universidade do Estado da Bahia, 2022-09-17) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”
- ItemDo chão da escola á casa do professor: um estudo entre o currículo prescrito e o vivido para a prática pedagógica da EJA na Escola Municipal Senador Júlio César Leite em Estância Sergipe(2022-09-16) Silva, Ivoneide Cardeal da; Faria, Edite Maria da Silva de; Vinal Junior, José Veiga; Eugênio, Benedito GonçalvesO presente estudo é uma análise da temática as Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as práticas pedagógicas construídas na escola, no viés entre o que é prescrito e o que é vivido. O objetivo geral foi identificar as possibilidades de construção de uma formação continuada para educadores da EJA em Estância, Sergipe, na perspectiva de currículo vivido e identidade cultural estanciana. Os objetivos específicos são: apontar as construções curriculares para EJA no município de Estância, Sergipe após a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacar práticas pedagógicas vivenciadas no chão da escola na perspectiva do currículo vivido e elencar elementos para a formação continuada de educadores da EJA para a Casa do Professor, um espaço coletivo de estudo. Esta pesquisa teve como lócus de estudo a Escola Municipal Senador Júlio César Leite, tendo por pesquisados os educadores que ensinam na EJA, no turno noturno. Trata-se de uma pesquisa aplicada. Para o desenvolvimento da investigação, optamos pela abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo e utilizamos como instrumentos de produção de dados e informações, a análise documental, um roteiro de entrevista com questionários semiestruturados e uma roda de conversa. Como produto final, propomos uma formação continuada para professores da EJA através de ciclos formativos, com temas geradores partindo das proposições indicadas pelos sujeitos pesquisados, e para consolidar o ciclo propomos a produção coletiva de um almanaque intitulado: “A EJA na Capital Brasileira do Barco de Fogo”.
- ItemEducação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-28) Santos Filho, Agnaldo Pedro; Vinal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doEste trabalho buscou investigar o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa para estudantes da EJA. Para tanto, a abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa, inspirada na pesquisa colaborativa. Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, aplicamos um questionário junto a professores de inglês da EJA que atuam em escolas públicas no Estado da Bahia, bem como participamos de discussões sobre o ensino de inglês nessa modalidade. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno dos dados coletados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Para embasar as discussões da pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos 2019a, 2019b; Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas, 2016, 2018; Di Pierro, 2001, 2010; Freire, 2001, 2006, 2011, 2018; Leffa, 2014, 2017, 2021; Nunan, 1999, 2005, 2015; Oliveira, 2009, 2015; Richards, 2006; Rojo, 2004, 2009; Siqueira, 2012, 2015; Viñal Júnior, 2015, 2017, inter alia. Como resultado da pesquisa desenvolvemos como produto final uma sequência didática modelo para o ensino da habilidade de leitura em inglês considerando as especificidades das pessoas da EJA. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os professores de inglês da EJA quanto a produção e seleção de material didático, bem como com a formação inicial e continuada de professores de inglês para jovens e adultos.
- ItemTrajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada a distância(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-08) Leite, Semar Ferreira; Ferreira, Érica Valéria Alves; Vinal Junior, José Veiga; Costa, Patricia Lessa Santos; Bittencourt, Daniela Chaves RadelA Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que acolhe pessoas composta em sua maioria por trabalhadores, possibilitando a estes sujeitos a continuidade e/ou retorno aos estudos visando também melhorar sua qualidade de vida, seja para fins pessoais e/ou profissionais. Sendo assim esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como se dão as trajetórias formativas dos egressos da EJA na educação superior privada nos polos de apoio da UNIFCV na Bahia, para tanto lançamos mão da discussão de como se dão as trajetórias destes estudantes egressos da EJA na educação superior, quais desafios, dificuldades e experiências são vivenciados, como são articuladas a permanência destes egressos na instituição, para tanto lançamos mão dos objetivos específicos: (I) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos egressos da EJA no ensino superior (II) Descrever os desafios e dificuldades vivenciados pelos estudantes nesta trajetória (III) Identificar as condições e as estratégias/arranjos utilizados por estes egressos para permanência no curso. A metodologia desta pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Como dispositivo de investigação e coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado online, contendo questões abertas e fechadas, iniciamos pela pesquisa bibliográfica e documental. Como procedimento metodológico optamos pela pesquisa exploratória descritiva, por acreditar que suas características permitem uma melhor apreensão do objeto de estudo. Para análise dos resultados nos inspiramos na análise de conteúdo de Bardin (1970). Contribuíram com o embasamento teórico autores como Arroyo (2017), Coulon (2000), Haddad e Di Pierro (2000), Gadotti e Romão (2011), Yin (2015), Jardilino e Araújo (2014), Paiva (2015), Paulo Freire (2002), Minayo (2009), dentre outros. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a acolhida e permanência dos estudantes egressos da EJA na educação superior.