Navegando por Autor "Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira"
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- ItemClube deleit(ura): uma aventura literária pelas histórias de leitores e leitoras(UNEB, 2024-03-20) Santana, Senaria Oliveira da Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira; Coutinho , Ilmara Valois Bacelar FigueiredoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação de leitoras e leitores literários, participantes do Clube Deleit(ura), que acontece no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, situado no interior da Bahia, na cidade de São José do Jacuípe, no território de identidade da Bacia do Jacuípe. Para tanto, o objetivo geral é compreender o processo de formação leitora literária desses/as colaboradores/as a partir das suas narrativas de vida, com foco nas experiências das histórias de leituras literárias, e como o Clube Deleit(ura) tem contribuído para essa formação. Do ponto de vista teórico, toma-se a Sociologia da Leitura para tratar das histórias de leitura, com base nos estudos de Roger Chartier, Robert Darnton, Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré e Márcia Abreu. Para discutir a formação leitora, recorre-se às investigações de Rildo Cosson, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Michèle Petit, Daniel Pennac, dentre outros/as. Diante dessa perspectiva, tem-se como base metodológica a abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa narrativa que utiliza a História Oral como método, embasada nos estudos de Lucilia Delgado, Jovchelovitch e Bauer. Para tanto, realizaram-se grupos de discussões pautados nas ideias de Wivian Weller, com o intuito de abranger as ações do Clube Deleit(ura), os seus modos de promoção do diálogo, a participação de seus integrantes e a sua contribuição para a formação leitora, bem como entrevistas narrativas para suscitar a singularidade de suas histórias de leitura e de vida. Constatamos a relevância que a leitura literária tem para os/as participantes do Clube Deleit(ura) como um lugar de vivências e acolhimentos, além da importância das práticas sociais de leitura no espaço educacional. Como produto, apresentamos o Lê-Cast: histórias de leitoras e leitores, podcast que se propõe a tratar de questões relacionadas às histórias de leitura e o desenvolvimento de comportamentos leitores na Educação Básica, a fim de contribuir para a formação de quem as narra e, ao mesmo tempo, de quem as escuta.
- ItemPráticas discursivas da mídia impressa acerca da criminalidade juvenil: o “caso Sirlei”(Universidade do Estado da Bahia, 2010-03-23) Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira; Sobral , Gilberto Nazareno Telles; Neto, João Antonio de Santana; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro deEste trabalho insere-se no âmbito dos estudos de cunho analítico-bibliográfico e tem como objetivo central investigar, por meio do funcionamento discursivo de materialidades veiculadas na mídia impressa brasileira, as posições-sujeito que atravessam o discurso jornalístico acerca da criminalidade juvenil e as representações sociais de jovens agentes de crimes nesse processo de constituição da subjetividade. Os fundamentos teóricometodológicos ancoram-se na Análise de Discurso de vertente francesa, configurada por Michel Pêcheux, na França, década de 60 (século XX), a partir da qual são mobilizados conceitos-chave como Sujeito Discursivo, Formação Ideológica, Formação Discursiva, Interdiscurso e Condições de Produção. Somam-se a esse referencial estudos de pesquisadores brasileiros que estão situados na esteira dessa vertente francesa bem como a noção de Representação Social proposta por Serge Moscovici, no âmbito da Psicologia Social, a qual se coaduna com questões relacionadas às práticas discursivas, ao sujeito e ao social, também propostas na Análise de Discurso pecheutiana. As materialidades que se constituem objeto de análise - três reportagens, três artigos de opinião, dois índices e uma capa de revista - foram veiculadas em quatro periódicos brasileiros, a saber, Caros Amigos, Época, Isto É e Veja, que circularam no mês de julho, do ano 2007, data posterior a um crime de grande repercussão no Brasil: a agressão praticada por cinco jovens cariocas de classe média, na madrugada de 23 de junho de 2007, no Rio de Janeiro, contra Sirlei Dias de Carvalho Pinto, brasileira, carioca, empregada doméstica; crime referido na mídia brasileira como “caso Sirlei”. A partir dos investimentos de análise, apontam-se duas formações discursivas nas materialidades: uma predominante, em que o sujeito do discurso se apoia e produz representações dos jovens agentes da ação criminal como criminosos cruéis a serem punidos de acordo com os rigores da lei; e outra que se inscreve no fio discursivo em forma de interdiscurso e mantém com a primeira uma relação tensa de contradição ao representá-los como crianças que, uma vez nessa condição, não devem receber punição.