Navegando por Autor "Vieira, Silvana Lima"
Agora exibindo 1 - 10 de 10
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEntrelaçamentos saúde e justiça: cuidado às pessoas em situação de rua presas em flagrante(2021-08-18) Caldas, Paula Sousa; Vieira, Silvana Lima; Brasil, Sandra Assis; Marinho, Márcia Cristina Graça; Silva, Rudval Souza da; Rodrigues, Rafael CoelhoA população em situação de rua (PSR) vem aumentando, devido a vários motivos, como: situação de pobreza, desemprego estrutural, migração, uso de substâncias psicoativas, conflitos familiares, agravamento de questões sociais, rápida urbanização ocorrida no século 20, formação de grandes centros urbanos e ausência de políticas públicas. Devido ao contexto de extrema vulnerabilidade, bem como as incipientes políticas públicas efetivas voltadas à esta população, muitas vezes, essas pessoas são presas em flagrante e encaminhadas à audiência de custódia. Objetivo: Compreender como as condições de vulnerabilidade das pessoas em situação de rua que passaram pela audiência de custódia interferem na produção do seu cuidado e saúde. Método: Tratou-se de estudo descritivo, exploratório, qualitativo, com fonte de informação a partir de análise do relatório de execução do Programa Corra pro Abraço; entrevistas com profissionais do programa, que foram submetidas a Análise de Conteúdo e análise de dois casos de pessoas assistidas pelo programa, a partir dos registros no Plano de Acompanhamento do Cuidado. Resultados: Os mesmos foram descritos em 04 produtos, sendo três artigos e um produto técnico. O perfil das pessoas acompanhadas pelo programa é composto por homens, jovens, pretos e pardos, com baixa escolaridade, de territórios periféricos do município de Salvador – Bahia. Os serviços mais referidos como os que prestam cuidado essa população no município citado fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), acesso à Justiça e serviços de emissão de documentação. Além dos citados, apareceram às instituições religiosas, Organização Não Governamental (ONG) e o Programa Corra pro Abraço. Conclusão: É necessário se atentar as condições de vulnerabilidade individual; vulnerabilidade programática e vulnerabilidade social da população estudada para que se produza cuidado para a mesma. Tais condições interferem na produção da saúde desse público, na medida que impacta no acesso aos serviços de saúde, no acompanhamento qualificado e na continuidade do mesmo, no vínculo estabelecido com o serviço e na reorganização do sujeito que pode impactar na possibilidade dele novamente ser preso. Salienta-se a necessidade da integração entre os serviços de saúde e justiça e os profissionais da saúde estarem atentos a essas questões pois impactam e repercutem diretamente na saúde dessa população.
- ItemEntrelaçamentos saúde e justiça: cuidado para pessoas em situação de rua presas em flagrante(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-03) Caldas, Paula Sousa; Vieira, Silvana Lima; Marinho, Márcia Cristina Graça; Brasil, Sandra Assis; Rodrigues, Rafael Coelho; Silva, Rudval Souza daA população em situação de rua (PSR) vem aumentando, devido a vários motivos, como: situação de pobreza, desemprego estrutural, migração, uso de substâncias psicoativas, conflitos familiares, agravamento de questões sociais, rápida urbanização ocorrida no século 20, formação de grandes centros urbanos e ausência de políticas públicas. Devido ao contexto de extrema vulnerabilidade, bem como as incipientes políticas públicas efetivas voltadas à esta população, muitas vezes, essas pessoas são presas em flagrante e encaminhadas à audiência de custódia. Este estudo teve como objetivo compreender como as condições de vulnerabilidade das pessoas em situação de rua que passaram pela audiência de custódia interferem na produção do seu cuidado e saúde. Tratou-se de estudo descritivo, exploratório, qualitativo, com fonte de informação a partir de análise do relatório de execução do Programa Corra pro Abraço; entrevistas com profissionais do programa, que foram submetidas a Análise de Conteúdo e análise de dois casos de pessoas assistidas pelo programa, a partir dos registros no Plano de Acompanhamento do Cuidado. Os resultados foram descritos em 04 produtos, sendo três artigos e um produto técnico. O perfil das pessoas acompanhadas pelo programa é composto por homens, jovens, pretos e pardos, com baixa escolaridade, de territórios periféricos do município de Salvador – Bahia. Os serviços mais referidos como os que prestam cuidado essa população no município citado fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), acesso à Justiça e serviços de emissão de documentação. Além dos citados, apareceram às instituições religiosas, Organização Não Governamental (ONG) e o Programa Corra pro Abraço. É necessário se atentar as condições de vulnerabilidade individual; vulnerabilidade programática e vulnerabilidade social da população estudada para que se produza cuidado para a mesma. Tais condições interferem na produção da saúde desse público, na medida que impacta no acesso aos serviços de saúde, no acompanhamento qualificado e na continuidade do mesmo, no vínculo estabelecido com o serviço e na reorganização do sujeito que pode impactar na possibilidade dele novamente ser preso. Salienta-se a necessidade da integração entre os serviços de saúde e justiça e os profissionais da saúde estarem atentos a essas questões pois impactam e repercutem diretamente na saúde dessa população.
- Item“Eu aprendo com eles e acho que eles aprendem comigo”: experiências de preceptoras de programas de residência multiprofissional em saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08-31) Picanço, Carina Marinho; Souza, Elizeu Clementino de; Verena, Raquel Alvarenga Sena; Silva, Rosana Maria Oliveira; Vieira, Silvana Lima; Ornellas, Maria de Lourdes Soares FariasA presente pesquisa busca articular formação, saúde e pesquisa (auto)biográfica, ao tomar como objeto de estudo as experiências das preceptoras dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde (PRMS). A intenção é entender como estas profissionais vivenciam seus processos formativos e como lidam com as diversas situações complexas e contraditórias de seus exercícios profissionais no contexto da residência. A pesquisa objetiva compreender, a partir das experiências dos profissionais de saúde, sentidos e significados na trajetória do exercício da preceptoria nos PRMS. O estudo centra-se nas experiências narradas pelas colaboradoras, ancorando-se em princípios da abordagem (auto)biográfica, mediante análise interpretativa-compreensiva pautada na concepção de formatividade de Bernard Honoré. Participaram da pesquisa, como colaboradoras do estudo, nove preceptoras vinculadas aos PRMS que trabalham em um hospital de grande porte localizado na cidade de Salvador. Os resultados apontam que a trajetória das preceptoras dos PRMS é marcada por influências pessoais e profissionais em que a educação e saúde se entrecruzam, refletindo em outros modos de exercer a profissão na área da Saúde. Constituem-se como preceptoras ao passo que exercem a atividade, reconhecendo a necessidade de ir em busca de alcançar outras competências nesse novo papel em que se inscrevem. Apresentam diferentes modos de acompanhar os residentes dentro do processo formativo, que alinham às figuras antropológicas, amadora, balseira, anciã e animadora, e ao refletirem sobre o passado, reconfiguram o presente atribuindo novo sentido ao profissional que elas vislumbram. Descrevem e dão sentido às práxis pedagógicas no exercício da preceptoria, destacam a dimensão relacional, como a criação de vínculos afetivos, considerando como aspecto central no processo formativo. Reconhecem a experiência interformativa neste caminhar com o outro, além de refletirem criticamente sobre suas práticas, compreendendo que o exercício da atividade de preceptoria tem a ver com a ressignificação de sentido da profissão. Conclui-se que as preceptoras ao narrarem suas histórias de vida-formação profissão, a partir do vivido, no tempo presente se dão conta das experiências que marcaram suas trajetórias, ecoando novos sentidos desse profissional em construção.
- ItemHospitalização de pacientes hipertensos por condições sensíveis à atenção primária à saúde: revisão bibliográfica(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Jesus, Silvia Letícia Cerqueira de; Vieira, Silvana Lima; Garcia, Carolina Pedroza; Santos, Thadeu Borges SouzaAs Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) representam um conjunto de problemas de saúde cuja efetiva ação da atenção primária poderia reduzir o risco de um desfecho de hospitalização. Uma das principais caudas das ICSAP é a Hipertensão arterial Sistêmica (HAS). A qual constitui-se como um importante problema de saúde pública, pois representa a maior causa de morbimortalidade no Brasil, levando custos aos serviços públicos e privados de saúde e repercussões na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Este trabalho tem como objetivo mapear e caracterizar na literatura a relação existente entre hospitalizações de pacientes hipertensos por condições sensíveis à atenção primária à saúde (APS). Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva e exploratória que utilizou para coleta dos artigos, a Biblioteca eletrônica SciELO e a base de dados Lilacs. O universo deste estudo constituiu-se de 12 documentos textuais, sendo 9 artigos originais, 1 artigo de revisão, 1 tese de doutorado, 1 dissertação de mestrado. A partir da análise de dados, foram extraídas quatro categorias temáticas. A primeira categoria definiu a prevalência de hospitalização por agravos da hipertensão; a segunda, analisou as taxas de ICSAP; a terceira demonstrou a avaliação da demanda de pacientes em serviços terciários de saúde; a quarta, avaliou da qualidade da atenção prestada a pacientes hipertensos na APS. Conclui-se que a APS é capaz de diminuir as taxas de internamentos de pacientes hipertensos. Adicionalmente, CSPAS constituem-se como uma ferramenta gestão de baixo custo que permite que os gestores avaliem a qualidade deste modelo de atenção.
- ItemIntegração ensino-serviço-comunidade e atenção primaria a saúde no Brasil: contribuições para um diálogo(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Vieira, Verônica Rita Pina; Vieira, Silvana Lima; Santos, Liliana; Mercês, Magno Conceição dasIntrodução: A integração ensino serviço tem sido pauta relevante na consolidação do Sistema Único de Saúde. Muito embora tenhamos várias interfaces neste campo, a articulação entre a assistência e docência nos espaços de práticas, ainda ressente de mecanismos de aperfeiçoamento efetivos. Objetivo: Analisar a produção cientifica relacionada a Integração Ensino-Serviço-Comunidade no contexto da Atenção Primária no Brasil. Método: Estudo documental e do tipo revisão sistemática, sobre a temática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade no contexto da Atenção Primária no Brasil. Teve como fonte artigos, bibliografia, relatórios do Ministério da Saúde e literatura cinzenta. Resultados: Esta dissertação é composta por três produtos. Um que trata de análise teórica conceitual sobre a temática de Integração Ensino-Serviço-Comunidade no contexto da Atenção Primária no Brasil tendo como fonte artigos, bibliografia, relatórios do Ministério da Saúde e literatura cinzenta. O segundo produto resultado de uma revisão sistemática, com o objetivo de analisar a produção cientifica sobre integração ensinoserviço no contexto da APS e o terceiro produto, um guia prático direcionado aos sujeitos envolvidos com a temática, contendo conceitos, definições e postulados da Integração ensino-serviço e comunidade. A integração ensino-serviço e comunidade na atenção primária encontra constantes desafios relacionados ao sistema e serviços de saúde, profissionais, trabalhadores, docentes e discentes que utilizam seu campo para trabalho e prática. É um cenário que necessita de investimentos e discussões, de modo a fortalecer os pontos da rede e consequentemente do Sistema Único de Saúde. CONCLUSÃO: as produções cientificas que abordaram Integração Ensino-Serviço no contexto da Atenção Primária no Brasil encontram lacunas importantes quanto a recomendações que possam ser reproduzidas ou ajustadas com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde. As limitações do estudo se relacionaram com a diminuta produção relacionada à temática do controle social e interface com a integração ensino-serviço-comunidade, bem como produções que avancem do diagnóstico para exemplos práticos e bem-sucedidos, com repercussão para o sistema de saúde e usuários.
- ItemNotificação de potencial doador de córneas: compreensão da equipe multiprofissional de Terapia Intensiva de um centro transplantador público da Bahia(2023-01-16) Hora, Mineia Pereira da; Vieira, Silvana Lima; Santos, Thadeu Borges Souza; Mercês, Magno Conceição das; Cajado, Maria Constança VellosoObjetivo geral: analisar a compreensão da equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) sobre o processo de notificação de Potencial Doador (PD) de córneas. Metodologia: estudo de caso único, realizado em um hospital da rede própria e habilitado como centro transplantador do SUS-Bahia; os participantes foram membros da equipe multiprofissional das UTI’s; os dados foram produzidos através de entrevista, a partir de um formulário semiestruturado, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo fundamentada na cultura organizacional. A coleta de dados foi realizada após aprovação ética com CAAE nº 43594621.5.0000.0057. Resultados e discussão: os resultados da pesquisa foram estruturados e apresentados como artigos: concepções e práticas da equipe multiprofissional de Terapia Intensiva sobre notificação de Potencial Doador de córneas; fatores intervenientes à notificação de Potencial Doador de córneas na perspectiva da equipe multiprofissional de UTI; e Guia prático para notificação de Potencial Doador de córneas no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Os resultados evidenciam que: embora a notificação seja um procedimento importante para a efetividade da doação de córneas na concepção da equipe, há baixa adesão ao procedimento por parte dos profissionais assistenciais; as ações da CIHDOTT e aspectos comportamentais e organizacionais são fatores intervenientes à notificação de PD de córneas, na perspectiva da equipe multiprofissional. Conclusão: Diante dos resultados, contata-se a necessidade do hospital instituir uma cultura de notificação, através do fortalecimento de campanhas e comunicação massiva sobre o tema; de crenças e valores que reforcem a relevância da notificação e do cuidado eficiente ao PD; e de princípios institucionais que garantam a reestruturação dos processos de trabalho e conseqüentemente, da prática de notificação na instituição. Os objetivos do estudo foram alcançados, na medida em que possibilitou a análise da compreensão dos profissionais da UTI sobre o processo de notificação de PD de córneas, o que poderá colaborar para melhorias em nível acadêmico, assistencial e, por conseguinte, reduzir a fila de espera para transplante de córneas.
- ItemNotificação de potencial doador de córneas: compreensão da equipe multiprofissional de UTI de um centro transplantador do SUS(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Hora, Mineia Pereira da; Vieira, Silvana Lima; Santos, Thadeu Borges Souza; Mercês, Magno Conceição das; Cajado, Maria Constança VellosoObjetivo geral: analisar a compreensão da equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) sobre o processo de notificação de Potencial Doador (PD) de córneas. Metodologia: estudo de caso único, realizado em um hospital da rede própria e habilitado como centro transplantador do SUS-Bahia; os participantes foram membros da equipe multiprofissional das UTI’s; os dados foram produzidos através de entrevista, a partir de um formulário semiestruturado, que foram transcritas e submetidas à análise de conteúdo fundamentada na cultura organizacional. A coleta de dados foi realizada após aprovação ética com CAAE nº 43594621.5.0000.0057. Resultados: os resultados da pesquisa foram estruturados e apresentados como artigos: concepções e práticas da equipe multiprofissional de UTI sobre notificação de PD de córneas; fatores intervenientes para a notificação de PD de córneas na perspectiva da equipe multiprofissional de UTI; e Guia prático para notificação de PD de córneas no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Conclusão: diante dos resultados, se evidencia que a equipe possui pouca experiência com a notificação e compartilha a concepção que a esse é um procedimento importante para a efetividade da doação de córneas; como fatores intervenientes ao processo, a equipe reconhece as ações da CIHDOTT como facilitadora e assente como barreiras para a notificação, fatores comportamentais e organizacionais, o que demonstra a necessidade do hospital instituir uma cultura de notificação, através do fortalecimento de processos organizacionais; de crenças e valores que direcionem à notificação e cuidado eficiente ao PD; e de princípios institucionais que garantam a reestruturação dos processos de trabalho e conseqüentemente, da prática profissional na instituição. Os objetivos do estudo foram alcançados, na medida em que possibilitou a análise da compreensão dos profissionais da UTI sobre o processo de notificação de PD de córneas, o que poderá colaborar para melhorias em nível acadêmico, assistencial e, por conseguinte, reduzir a fila de espera para transplante de córneas.
- ItemO sanitarista na atenção ambulatorial especializada: processo de trabalho no cenário de policlínicas regionais de saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2022-02-21) Martins, Juliete Sales; Santos, Thadeu Borges Souza; Vieira, Silvana Lima; Pinto, Isabela Cardoso de MatosIntrodução: O processo de trabalho em saúde é um elemento reflexivo, que se propõe prevenir, manter ou restaurar a saúde das pessoas. Historicamente, os sanitaristas desenvolvem importante papel na compreensão dos determinantes sociais em saúde e na contextualização da saúde para além da perspectiva biológica, principalmente quando se atenta para os níveis de atenção, especialmente à Atenção Ambulatorial Especializada. Objetivo: analisar o processo de trabalho do sanitarista para gestão de Policlínicas Regionais de Saúde (PRS), do estado da Bahia. Metodologia: pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, cujo cenário se constituiu pelas 21 PRS do estado da Bahia e, como participantes, nove profissionais sanitaristas assessores técnicos destas instituições. Os dados foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas, analisados categoricamente em conformidade ao referencial da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde. Cumpriu-se os aspectos éticos e teve aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa Universidade do Estado da Bahia (UNEB) com CAAE nº 45857121.5.0000.0057. Resultados: os resultados da pesquisa foram estruturados em três produções científicas e uma técnica. Em formato de capitulo, apresenta-se síntese da literatura sobre atenção ambulatorial especializada e sua conformação atual no SUS e Bahia. E em formato de artigos científicos, apresentam-se dois resultados empíricos da pesquisa de campo: reconhecimento do perfil de sanitarista desejado para o trabalho na PRS, bem como suas atribuições; e os elementos do processo de trabalho do sanitarista na AAE, principais potencialidades e desafios. Aproveita-se para relatar experiencia de ação educativa para readequação do processo de trabalho na recepção de uma das PRS, desenvolvida enquanto produção técnica desta dissertação. Conclusão: a AAE está em processo de expansão no estado da Bahia, por meio da implantação das PRS. Neste cenário, o profissional sanitarista foi escolhido para compor a equipe gestora, considerando seus múltiplos saberes e habilidades. Ao analisar o processo de trabalho dos sanitaristas, sob a ótica da Teoria do Processo de Trabalho em Saúde, concluiu-se que eles são importantes articuladores, porém, existe a necessidade de redefinição das atribuições desses profissionais, com vistas a superar ou minimizar os desafios evidenciados pelo estudo.
- ItemProcesso ensino-aprendizagem na pandemia do covid-19: análise da readequação do programa integrado de residências FESF/FIOCRUZ-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Borges, Mariana Nascimento de Carvalho; Vieira, Silvana Lima; Santos, Thadeu Borges Souza; Silva , Rosana Maria de Oliveira; Souza, Márcio Costa de; Picanço, Carina MarinhoO presente estudo trata sobre o processo ensino-aprendizagem dos residentes dos Programas Integrados de Residências-PIR-FESF/FIOCRUZ-BA (PIR) no contexto da pandemia pelo COVID-19. Desse modo, tem como objetivo geral analisar as readequações realizadas pelos apoiadores pedagógicos no processo ensino-aprendizagem adotadas pelo PIR frente à pandemia. Assim sendo, trata-se de um estudo de caso, qualitativo, descritivo e exploratório, desenvolvido no PIR no Estado da Bahia, cujos dados foram coletados entre março e maio de 2020, mediante entrevistas com 4 (quatro) apoiadores pedagógicos do PIR. Outrossim, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa foram realizadas entrevistas gravadas e transcritas, tratadas por análise temática de conteúdo e ancorada no referencial teórico de Paulo Freire. Ademais, os resultados foram estruturados em três categorias: o Processo EnsinoAprendizagem em Programas de Residências Multiprofissionais em Saúde: Um olhar sobre o caso dos PIR e no contexto pandêmico, as Normativas dos Programas Integrados de Residências em Saúde em Tempos de Pandemia pela Covid-19 e as Readequações do processo ensinoaprendizagem realizados pelos Apoiadores Pedagógicos do PIR a partir das recomendações normativas frente à pandemia da COVID-19. A partir desta pesquisa, analisou-se as readequações realizadas nos espaços educacionais frente à pandemia pelo COVID-19 e possibilitou a revisão do instrumento didático-pedagógico que contribuirá para o processo ensino-aprendizado dos residentes e equipe formadora dos PIR. Concluiu-se que, a partir dos novos movimentos de adaptação dos apoiadores pedagógicos ao contexto pandêmico, permitiram a continuidade das atividades formativas dos residentes, cumprindo as cargas horárias teórica e prática determinadas pelas Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, bem como contribuirá para a formação técnica e humana dos profissionais.
- ItemSaúde na escola: uma análise do processo de trabalho e possibilidades de utilização dos Serious Games(2022-08-08) Gonçalves, Paloma Dantas Silva; Rossi, Thaís Regis Aranha; Ferreira, Suiane Costa; Vieira, Silvana Lima; Araújo, Patrícia Sodré; Esperidião, Monique AzevedoEssa dissertação de mestrado está apresentada sob a forma de dois artigos científicos e um produto técnico tecnológico interrelacionados. O artigo 1 analisa o Processo de Trabalho dos profissionais da Saúde e da Educação no Programa Saúde na Escola em uma unidade de Saúde da Família, no município de Salvador/Ba, a partir da contribuição teórica de Ricardo Bruno Mendes Gonçalves. O artigo 2 tem como objetivo mapear serious games com potencial aplicação na interface saúde e educação para os adolescentes no PSE. Assim, buscando contribuir na construção de uma estratégia que contribua para as práticas de trabalho no PSE e proponha uma tecnologia de mediação integrada e permanente de comunicação com os escolares e seus familiares, durante e pós Pandemia causada pela COVID- 19. O produto técnico dessa pesquisa é resultado da tentativa de ampliar a rede de trabalho nas ações do PSE, a partir das articulações dos profissionais da saúde, da educação e comunidade escolar com o propósito de construir um projeto de forma coletiva, por meio de uma tecnologia como um recurso educativo e transformador. Lembrando que a composição de base dessa proposta de tecnologia é a articulação entre todos os atores envolvidos e estará em constante construção.