Navegando por Autor "Vieira, Natasha Bispo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO livro de literatura infantil como recurso didático para despertar o interesse das crianças pela leitura(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-06) Franque, Caren Marilu; Vieira, Natasha Bispo; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Pereira, Neiva dos Santos; Melo, Sandra Cristina Lousada deEste trabalho tem como objetivo analisar o uso do livro de literatura infantil como recurso didático capaz de despertar o interesse das crianças pela leitura na Educação Infantil. A pesquisa foi desenvolvida com abordagem qualitativa, por meio de estudo bibliográfico e pesquisa de campo realizada em duas escolas públicas do município de Barreiras – BA. Participaram do estudo, gestores escolares e professores da Educação Infantil, cujas respostas foram coletadas por meio de questionário. A fundamentação teórica inclui autores consagrados como Freire (1987), Abramovich (1997), Postman (1999), Coelho (2000), Lajolo & Zilberman (2007), Menegon (2014), que discutem o papel da leitura na formação da criança, as especificidades da literatura infantil e a atuação do professor como mediador de práticas pedagógicas significativas. A pesquisa também se apoia na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), entre outras políticas pública voltadas aos direitos das crianças. Os dados da pesquisa revelaram iniciativas promissoras, como projetos e cantinhos de leitura, mas também evidenciaram desafios como acervos limitados, ausência de bibliotecas físicas e falta de apoio financeiro. Por fim, conclui-se que a literatura infantil pode, sim, ser uma poderosa ferramenta para formar leitores sensíveis e criativos, desde que esteja acessível, adequadamente utilizada e acompanhada por práticas pedagógicas que respeitem a infância como etapa única e importante do desenvolvimento humano.