Navegando por Autor "Viñal Junior, José Veiga"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba sobre as práticas individuais de enfrentamento à pandemia de COVID-19. (2020-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Pires, Bruno Brugni da Cruz de Aquino; Mendes, Jader Cardoso; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Reis , Chelly Costa Souza dos; Viñal Junior, José VeigaEsta pesquisa apresenta uma visão das experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba no cenário da pandemia global de COVID-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus SARSCoV-2, que se espalhou pelo mundo a partir do início do ano de 2020. Com o objetivo de identificar as medidas individuais utilizadas para o enfrentamento à crise sanitária nos três hotéis, esta pesquisa visa demonstrar como se deu, nos hotéis selecionados, o processo de adequação às práticas de enfrentamento ao COVID-19 e seus impactos nas operações. Os hotéis estudados estão localizados na cidade de Salvador, no estado da Bahia, Brasil, sendo estes bastante representativos na cidade devido à sua localização estratégica em áreas comerciais e turísticas. Metodologicamente, neste trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto aos meios, a investigação envolveu, pesquisa bibliográfica, de campo e coleta de dados através de entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados com os representantes legais dos hotéis. Os resultados obtidos demonstram a visão dos entrevistados sobre as práticas individuais de combate à pandemia de COVID-19, a fim de somar conhecimento para futuras discussões de padronização de respostas a situações de emergência em meios de hospedagem.
- ItemO componente curricular da EJA no projeto dos cursos de língua estrangeira da UNEB: uma perspectiva para a emancipação(2015-09-01) Viñal Junior, José Veiga; Aquino, Maria Sacramento; Oliveira, Maria Olivia de Mattos; Ventura, Jaqueline PereiraEsta pesquisa, de caráter interventivo, buscou investigar o lugar da EJA nos Cursos de Licenciatura em Língua Estrangeira da Universidade do Estado da Bahia. A motivação partiu das minhas implicações enquanto professor do Curso de Licenciatura em Língua Espanhola da referida instituição, ao perceber a ausência do componente curricular da EJA no currículo dos referidos cursos, as consequências, e a não inserção dos alunos do estágio supervisionado com turmas da EJA na educação básica. Para tanto, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, especificamente da pesquisa-intervenção desenvolvida por Chizzotti (1991). Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, promovemos oficinas de formação, a princípio, para os professores de estágio, também entendemos necessário abarcar os alunos de estágio, professores e alunos da EJA do ensino básico. Nesse contexto, recorremos a análise de conteúdos para as discussões, e reflexões em torno dos dados recolhidos nas ações desenvolvidas junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Como impacto da investigação já visualizamos uma visão mais sensível junto aos pesquisados em relação à necessidade da inserção do componente da EJA dentro dos projetos dos cursos de LE da UNEB, bem como da importância social do ensino de línguas para as pessoas da EJA e suas relações para a promoção de processos de emancipação. As primeiras evidências apontam que a lacuna da EJA nos cursos de licenciatura em língua estrangeira da UNEB resulta da ausência desta modalidade de ensino na formação dos professores que atuam no Ensino Superior. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os cursos de Licenciatura Língua Estrangeira não só da UNEB, mas também com outras instituições de ensino superior que ofertam cursos de formação de professores nas áreas de língua estrangeira.
- ItemDiálogos da experiência: reflexões e orientações a partir de práticas propositivas e comunicativas para o ensino de línguas na EJA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Carvalho, Marcos Fernando Costa de; Viñal Junior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doInspirado nos moldes de uma pesquisa narrativa, o presente trabalho visa descrever e analisar as dinâmicas comunicativas, dialógicas e didático-pedagógicas no ensino de línguas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), estabelecidas a partir das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE), que promovi, remotamente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, - Campus de Salvador, realizadas entre os anos de 2020 e 2021, em virtude da pandemia do Coronavírus – COVID19. Neste contexto, tendo em vista a necessidade de transferir os processos de ensino e aprendizagem do curso Técnico em Hospedagem desse campus e considerando as reflexões e questões teórico-práticas e experienciais por mim vivenciadas, junto aos educandos, neste lócus de pesquisa, como culminância deste trabalho, construí algumas ‘Orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas para o ensino de línguas na EJA’, visando ressignificar o espaço virtual de aprendizagem como um espaço dialógico e tecnológico proposicional para o desenvolvimento crítico e da autonomia dos estudantes no contexto escolar e na vida. Para tanto, detenho-me neste estudo à apresentação de um retrato circunstancial e momentâneo das práticas e processos comunicativos e pedagógicos, desenvolvidos em uma turma iniciante do Curso Técnico em Hospedagem, tendo em vista às bases da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas (1987) e as contribuições de Lima Jr (2005) na compreensão da Tecnologia, como potencial criativo e transformativo humano, para o diálogo entre os educandos, na diversidade de saberes e conhecimentos e, para o desenvolvimento de práticas comunicativas e ressignificadas, com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Assim, a partir das observações e análises do processo vivenciais, também proponho categorias conceituais, para a continuidade da pesquisa, no que se refere ao processo comunicativo como um processo crítico de ressignificação dos modos de ensinar e aprender línguas na escola. Como síntese, neste trabalho, são apresentadas algumas orientações de Práticas Propositivas e Comunicativas, desenvolvidas no ensino de línguas na EJA, considerando as questões teórico-práticas, percebidas e experimentadas neste lócus de pesquisa.
- ItemImportância, desafios e limitações para o desenvolvimento do turismo religioso na Cidade Santa em Dias d'Ávila(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Melo, Melissa Oliveira; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Adriana Melo; Silva, Emília Maria Salvador; Viñal Junior, José VeigaEste estudo tem como objetivo apresentar a importância, os desafios e as limitações para o crescimento do turismo religioso na Comunidade Cidade Santa, localizada no município de Dias D'Ávila, Bahia, como um atrativo turístico religioso. A Bahia se destaca como um estado brasileiro que expressa de maneira significativa o turismo religioso em suas diversas formas. O turismo religioso apresenta características que se assemelham ao turismo cultural, especialmente por meio dos eventos religiosos que são expressões culturais de grupos específicos. A Comunidade Cidade Santa, construída há sete anos na região metropolitana da capital baiana, tem experimentado um crescimento ao receber peregrinos e turistas religiosos. Para compreender o potencial turístico desse local, foram realizadas pesquisas bibliográficas, coleta de dados documentais, entrevistas e observações de campo. Acredita-se que a Comunidade Cidade Santa possui as características necessárias para se tornar um atrativo turístico, porém, é preciso desenvolver o entorno e a organização turística para que o local possa alcançar seu pleno desenvolvimento como destino.
- ItemO uso das tecnologias da informação e comunicação (tic’s) em equipamentos turísticos: o memorial a casa do Rio Vermelho de Jorge Amado e Zélia Gattai(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-12) Santana, Luana Santos; Jesus, Maria Gabriela Varjão de; Costa, Milena Joaquina da; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Viñal Junior, José Veiga; Sampaio, Juliana MaiaO turismo é uma atividade multidisciplinar, que se conecta com diversos setores da sociedade. O mesmo tem se aliado às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), as quais utilizam recursos fundamentais para sua promoção. Portanto, esse trabalho trata-se da conexão de ambas áreas, trazendo como objeto de estudo o Memorial a Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, o qual é um espaço cultural e equipamento turístico, localizado no Rio Vermelho, boêmio bairro de Salvador-Bahia, que representa bem o conceito de interatividade, unindo o antigo com o novo, trazendo uma nova dinâmica durante sua visitação, mas buscando manter características originais aliadas aos recursos tecnológicos. Este trabalho aborda como surge esse espaço e como as TIC’s inseridas nele viabilizaram sua promoção turística, tendo como objetivo apontar a funcionalidade e relevância do uso de seus recursos tecnológicos. É uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa na qual também foi realizada uma entrevista com a encarregada pela comunicação do memorial, entrevista essa que, foram utilizados alguns trechos para reforçar a base teórica do trabalho. Através desta pesquisa, percebeu-se que essa tipologia de espaço cultural pode ser a porta de entrada para a atividade turística e que as TIC’s inseridas no memorial promovem uma dinamicidade que auxiliam os visitantes no entendimento da história do casal e dos objetos expostos, para além disso auxilia na conservação do acervo e também será visto se as ferramentas de divulgação do equipamento estão em consonância com o contexto do memorial.
- ItemO uso de recursos audiovisuais em atrativos turísticos: o caso do Museu Casa do Rio Vermelho(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-16) Nascimento , Amanda Saldanha; Alves, Ana Paula de Jesus; Santos , Yasmin Pereira dos; Viñal Junior, José Veiga; Lima, Carmen Lúcia Castro; Vieira, SaleteOs museus exercem um papel fundamental na promoção do turismo e na disseminação e preservação da história e cultura de uma localidade. São equipamentos que preservam a identidade cultural de uma sociedade, e possibilitam aos mais jovens um contato com a cultura e história vivenciadas em outras épocas do passado. Os museus desempenham uma função crucial dentro do turismo cultural e são, em muitos casos, o principal atrativo de uma localidade. Atualmente, uma nova tendência que agrega as ferramentas tecnológicas aos acervos dos museus tem tido expressivo crescimento, e muitos são os espaços que já aderiram a essas mudanças. A Casa do Rio Vermelho, museu e memorial localizado na cidade de Salvador (BA), é um exemplo a ser citado. O espaço que conta a história do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, adaptou seu acervo e ambiente as modernas ferramentas, caracterizando-se como um ambiente museal audiovisual. Por conseguinte, o presente trabalho tem como objetivo descrever a importância dos recursos audiovisuais no museu Casa do Rio Vermelho. Os métodos utilizados envolvem pesquisa teórica e de campo, e metodologia básica, bibliográfica, documental, qualitativa, descritiva, e estudo de caso. Para tratamento dos dados da pesquisa foram aplicados questionários. No universo do turismo, o uso dos recursos audiovisuais em museus ressignifica este atrativo, estimulando o hábito de visitação a estes ambientes, oferecendo uma oportunidade de um envolvimento mais profundo e real com a história.
- ItemTurismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-11) Santos, Sara Caroline Chagas dos; Reis, Rosana Santana dos; Viñal Junior, José Veiga; Silva, Larissa Scarano Pereira Matos daPessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD.