Navegando por Autor "Vencimento, Nívia Valéria Carneiro Rosas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCodocência universitária: sentidos produzidos para a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-30) Vencimento, Nívia Valéria Carneiro Rosas; Sitja, Liége Maria Queiroz; Miranda, Dayse Lago de; Anjos, Marineuza Matos dos; Cunha, Maria Isabel da; Conceição, Ana Paula Silva daA pandemia causada pelo COVID-19 evidenciou, no Brasil, a desatualização de conhecimentos sobre os recursos tecnológicos disponíveis para a docência, sendo essa apenas uma das facetas das dificuldades que os docentes, de todos os níveis, enfrentam. No campo da Docência Universitária essas criticidades se agravam ao se somarem à solidão pedagógica, oriunda da falta de orientação para questões que envolvem a prática docente, juntamente com a excessiva fragmentação do conhecimento nos modelos educacionais tradicionais e o pouco incentivo organizacional à transdisciplinaridade. A pesquisa se debruçou sobre o fenômeno, enquanto metodologia de co-construção da prática docente, e teve como objetivo geral compreender quais os sentidos produzidos pela experiência da codocência para a prática docente e formação profissional no âmbito da docência universitária. Como objetivos específicos a investigação propôs descrever aspectos teórico-metodológicos da codocência, a partir da percepção dos colaboradores da pesquisa; e identificar as concepções de codocência vivenciadas. A investigação desenvolveu-se como um Estudo de Caso na Universidade do Estado da Bahia, instituição que autorizou a codocência como medida emergencial de trabalho e local onde a pesquisadora exerce a docência universitária. Como delineamento metodológico a investigação possui natureza qualitativa, tipificada quanto aos objetivos como descritiva-exploratória, cuja a base epistemológica está assentada na transdisciplinaridade. A fenomenologia husserliana foi adotada como base teórico-metodológica que orientou a elaboração dos instrumentos de pesquisa e a fase de análise dos achados de campo. O relatório final apontou que os docentes vivenciaram diferentes concepções de codocência e, em sua maioria, incorporaram ganhos na sua formação profissional e mudanças na prática docente, potencializando o caráter inovador da experiência e sugerindo a necessidade de mais investigações sobre o tema.