Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Trindade, Taise Reis da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Base triangular: capoeira, educação física e ensino fundamental I
    (2014) Trindade, Taise Reis da; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Costa, Salomão Clêomenes Lima
    Esta pesquisa trata-se de um estudo a respeito do conhecimento da capoeira e suas implicações na Educação Física e no contexto escolar. Tem como objetivo analisar as contribuições do conhecimento capoeira na prática pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritivo e os procedimentos para levantamento de dados ocorreu por meio de artigos científicos, monografias e dissertações digitalizadas. Efetivou-se com este estudo um apanhado de autores com abordagens pedagogicamente distintas, que discorrem sobre o tema proposto, com argumentos, ideias, colocações, como as de Campos (2001) e Brasil (2014), com atuação de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, procurando alcançar uma resposta ao problema colocado na pesquisa. Priorizou-se na investigação algumas conexões entre Educação Física, Ensino Fundamental I e a Capoeira; o que desencadeou numa amostragem das contribuições da capoeira, como conteúdo pedagógico na educação física, por meio de uma discussão embasada nos objetivos e conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Concluiu-se que o conhecimento da capoeira sendo analisada e contextualizada de maneira (teórica e prática) e de forma continuada, pode contribuir significativamente como recursos pedagógicos com elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais