Navegando por Autor "Torres, Mônica Moreira de Oliveira"
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- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemContribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-18) Lima, Vanessa Goes; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Pires, Vilara Maria Mesquita MendesEsta pesquisa intitulada “Contribuições do MPIES na formação continuada de coordenadoras pedagógicas: reverberações dos processos interventivos sobre desenvolvimento profissional” foi fruto de inquietações acerca da formação continuada em serviço de coordenadoras pedagógicas egressas do Mestrado Profissional Interdisciplinar, especificamente o MPIES, sobre as reverberações dos seus desenvolvimentos profissionais. Nesse contexto, formulou-se o seguinte questionamento: De que maneira a formação continuada, a partir do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), tem contribuído para o desenvolvimento profissional de coordenadoras pedagógicas? Com isso, teve como objetivo geral: Analisar as contribuições do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) na formação continuada de coordenadoras pedagógicas e como os processos interventivos reverberaram no desenvolvimento profissional. Nesse sentido, elencou-se os objetivos específicos: Historicizar como o mestrado profissional interdisciplinar contribui para a formação identitária de coordenadoras pedagógicas; identificar a importância do MPIES no percurso formativo de coordenadoras pedagógicas para o desenvolvimento das suas atribuições legais e, compartilhar, através de um livro impresso, as reflexões reveladas nos Círculos de Cultura pelas coordenadoras pedagógicas sobre desenvolvimento profissional através das contribuições do MPIES. A base teórica acornou-se nos pensamentos de Amorim (2021); Day (2001); Freire (1976; 1979; 1987); Gatti E Barreto (2009); Ibiapina (2008; 2016); Imbernón (2010); Libâneo (2004); Nóvoa (2009); Pereira (2019); Placco; Almeida E Souza (2011; 2012); Ramalho; Nuñes; Guathier (2004); Vasconcellos (2006; 2007; 2010); Tardif (2002), dentre outros. Desse modo, a pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, no contexto da pesquisa colaborativa, aprovada pelo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), através do parecer consubstanciado de número 5.618.526, tendo como colaboradoras quatro coordenadoras pedagógicas egressas do MPIES. O produto da pesquisa, aqui compreendido como processo, foi um livro impresso com artigos narrativos autorais das colaboradoras da pesquisa, que emergiram através das etapas desenvolvidas no projeto de intervenção, com as entrevistas semiestruturadas e os círculos de culturas, com pertinentes reflexões. Portanto, os resultados da pesquisa fortaleceram e evidenciaram a importância da formação continuada em serviço dentro de um mestrado profissional interdisciplinar, a partir das suas intervenções, fazendo transformações na vida das colaboradas da pesquisa.
- ItemCoordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no território do sisal: diálogos, formação e implementação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-08-11) Oliveira, Geovana Marcia Carneiro; Amorim, Ivonete Barreto de; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; França, Elisete Santana da CruzA presente pesquisa, intitulada “Coordenação pedagógica e a reconstrução do Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal: diálogos, formação e implementação”, foi desenvolvida no campo profissional da pesquisadora que atua na função de coordenadora pedagógica no colégio em referência. Sendo a construção ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico – PPP uma de suas atribuições constantes no Estatuto do Magistério da rede estadual de ensino da Bahia, teve a seguinte questão de pesquisa: Como a coordenação pedagógica do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal pode mediar orientações políticas e pedagógicas para educação contextualizada e identitária no PPP, com vistas a torná-lo instrumento orientador das práticas educativas? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi compreender a importância da mediação da coordenação pedagógica na reconstrução do PPP, na perspectiva contextualizada e identitária, do Colégio Estadual do Campo Rio Branco no Território do Sisal, com vistas a implementar um processo dialógico e formativo. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a contribuição do PPP no contexto da escola pública estadual do campo; identificar, nas bases legais, orientações organizacionais e pedagógicas acerca do PPP; analisar os sentidos revelados pelos professores, gestores, estudantes e comunidade sobre a educação contextualizada e identitária no contexto escolar; e implementar processos dialógicos, colaborativos e formativos, de reconstrução de conhecimentos sobre o PPP, resultante de reflexões e compreensões do coletivo da escola. As discussões desenvolvidas na pesquisa foram ancoradas em Vasconcellos (2000, 2006), Veiga (2000), Gandin (1986), Freire (1983, 2001, 2003), Minayo (2015), Thiollent (1986), Libâneo (1984), Hora (2012), Arroyo e Fernandes (1999), Caldart (2012), Baptista e Baptista (2003), entre outros autores que subsidiaram as discussões e as análises, além dos aportes legais da Constituição Federal (1988), LDB nº 9.394 (1996), Regimento Escolar Unificado-BA (2011), Resolução CEE-BA nº 26 (2016) e Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica (2013). O percurso metodológico foi embasado na pesquisa qualitativa, e o método adotado foi o da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e os círculos de cultura (sete), desenvolvidos com os seis membros titulares do Colegiado Escolar, representantes dos segmentos de direção, professores, estudantes, pais, funcionários e comunidade local. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, parecer nº 5.727.322. Os resultados evidenciaram que a reconstrução do PPP do Colégio Estadual do Campo Rio Branco, produto da investigação, foi mediada pela coordenação pedagógica de maneira coletiva, reflexiva e democrática pela implementação de processos dialógicos, colaborativos e formativos no âmbito escolar, considerando sua identidade e o contexto da educação do campo. Para isso, o engajamento profissional da pesquisadora no lócus da pesquisa e o comprometimento dos membros do Colegiado Escolar foram de fundamental importância para a escuta e o estímulo à participação da comunidade escolar, o que garantiu que o PPP reconstruído fosse qualificado como democrático e identitário.
- ItemFormação continuada em serviço: perspectiva interdisciplinar no âmbito de uma escola do campo no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-10) Pereira, Luciana Oliveira Simões; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Mônica Moreira de OliveiraEsta pesquisa, intitulada “Formação Continuada em Serviço: Perspectiva Interdisciplinar no Âmbito de uma Escola do Campo no Território do Sisal”, teve como cenário o Território do Sisal, que está localizado no sertão baiano, no semiárido do Nordeste do Brasil, especificamente, no município de Lamarão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: De que forma acontecem o processo de formação em serviço e as práticas docentes, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi avaliar como acontecem as práticas docentes e o processo de formação de professores em serviço, no contexto de uma Escola do Campo em Lamarão, com vistas a implementar ações pedagógicas interdisciplinares. Os objetivos específicos foram: conhecer o processo de formação continuada em serviço de professores da escola do campo e as necessidades para atuarem de acordo com a proposta pedagógica da escola; compreender as concepções de educação, interdisciplinaridade e formação continuada em serviço, bem como contextualizar a Escola do campo e as práticas docentes; e implementar com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, um processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. A fundamentação teórica ancorou se em Arroyo (2009), Caldart (2004), Damiani (2013), Gatti (2009; 2011; 2012), Gohn (2008; 2009), Freire (2009; 2013; 2014), Frigotto (2009), Minayo (2001) e Nóvoa (2001; 2002; 2012; 2017), entre outros autores quesubsidiaram as discussões e as análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, engajada com a prática da pesquisadora, que implementou processos de formação continuada em serviço com sete professores de uma escola sobre essa articulação interdisciplinar, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e os Círculos de Cultura (seis). Esta pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.563.847. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o trabalho docente, no âmbito brasileiro, apresenta desafios e necessidades específicas no ambiente campesino e faz com que esse lócus cultural se realize na intimidade da escola, na experiência dos professores/as e nas políticas de educação básica. A investigação teve como produto a implementação com base no diálogo e discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço. Estas repercutem diretamente sobre a formação docente, como condições de trabalho e apoio às formas de ensinar, demonstradas pelas práticas e experiências pessoais, tendo como produtos a construção com diálogo que fomente discussões sobre a práxis dos professores, mediante processo de intervenção pedagógica interdisciplinar em serviço e que considere a capacidade de decisão do docente, sua autonomia como ser que sente, pensa e age. Todavia, para a realização de um ensino, pensar de forma interdisciplinar possibilita o alcance de uma postura mais crítica diante dos fatos da realidade, compreendendo-a melhor, indo além dos componentes curriculares quando interagimos em busca de objetivos comuns. Além disso, contribui para que o aluno amplie o seu campo de conhecimento, aprendendo a olhar um mesmo objeto sob diversos ângulos.
- ItemNovo ensino médio na Bahia: contribuições do componente projeto de vida para/na formação de jovens de uma escola pública do semiárido nordeste II(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Medeiros, Rosa Maria de Oliveira; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta pesquisa apresenta como objeto de estudo as contribuições do componente Projeto de Vida ofertado no currículo do Novo Ensino Médio, no contexto da formação de jovens do 2º ano, de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Apresenta como problema a questão: De que forma o componente Projeto de Vida implementado no Currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens estudantes de uma escola pública no Semiárido Nordeste II? O objetivo geral visa compreender e analisar como o componente Projeto de Vida no currículo do Novo Ensino Médio contribui para/na formação contextualizada de jovens de uma escola pública do Semiárido Nordeste II. Buscando oportunizar o seu desenvolvimento elencamos os seguintes objetivos específicos: a)Historicizar a trajetória do Ensino Médio na Educação Básica e suas concepções de currículo; b) Refletir sobre o currículo do Ensino Médio e o Protagonismo Juvenil; c) Identificar demandas formativas de estudantes tendo em vista a elaboração coletiva de Agenda Temática para o componente Projeto de Vida no currículo do Ensino Médio; d) Implementar oficinas formativas com professores e estudantes do Ensino Médio e construir de forma dialogada a Agenda Temática para o componente Projeto de Vida. A pesquisa é de cunho qualitativo, que visa compreender algumas ideias, sentidos produzidos pelos sujeitos e se configurou também como aplicada, através de coletas de dados provenientes de uma entrevista semiestruturada realizada através de questionários os quais fundamentaram o planejamento e vivência de cinco oficinas pedagógicas. As oficinas fomentaram exploração de temáticas e novas demandas formativas com a participação dos sujeitos da pesquisa: oito estudantes e dois professores que lecionam o componente Projeto de Vida. A análise e a interpretação das informações, foram feitas a partir da análise de conteúdo. A Pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 5.431.391. Com o estudo, reconhecemos o potencial pedagógico do produto final desta pesquisa, a Agenda temática, visto que apresenta aspectos didáticos, pedagógicos, ideias propositivas para o estudo do componente Projeto de Vida, respeitando as especificidades territoriais, culturais e identitárias dos estudantes do 2º ano do ensino médio, envolvidos na pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da participação dos estudantes na definição das temáticas que configurarão o planejamento dos componentes projeto de vida indicando a relevância do mesmo para a formação e elaboração de projetos de futuro dos estudantes. Indica ainda ser fundamental conceber o currículo do novo ensino médio de forma contextualizado e elaborado coletivamente, se configurando, portanto como espaço de construção de conhecimento pelos sujeitos que dele participam. Destaca ainda a além da importância da Educação Integral no Ensino Médio, que requer participação dos estudantes na proposição de um currículo contextualizado, atento às demandas da juventude e que contribua para o protagonismo juvenil na formação e na construção de projetos de vida.
- ItemA prática na formação inicial de professores: sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso durante a realização da Licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha - UNEB(2016-09-20) Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Fialho, Nadia Hage; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Dias, Ana Maria Iorio; Magalhães, Justino Pereira de; Amorim, Ivonete Barreto de; Bomfim, Natanael ReisO texto aborda a formação de professores na contemporaneidade, a qual assume importância cada vez maior em um contexto de transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas, de diversidade (inclusão) e elevação da qualidade na Educação Básica. Investiga as práticas realizadas, ao longo da formação inicial de professores, a partir da licenciatura em Geografia do Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, considerando o contexto das reformas ocorridas em 2004, que trouxeram mudanças na estrutura e organização curriculares, como, por exemplo, ampliação do tempo/espaço das práticas de ensino e dos estágios supervisionados. Assim, o estudo questiona os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador às práticas vivenciadas ao longo dessa formação inicial, os sentidos atribuídos às práticas de ensino e ao estágio supervisionado, assim como analisa a perspectiva formativa da licenciatura em Geografia. Portanto, tem como objetivo identificar e compreender os sentidos atribuídos por estudantes e coordenador de curso à formação prática vivenciada desde o início do curso de Geografia do Campus XI - Serrinha e sua relação com a aprendizagem da profissão. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e realiza Estudo de Caso (Yin, 2001), no intuito de compreender o fenômeno em estudo no seu contexto real. Utiliza como técnica de pesquisa a análise documental do projeto de reconhecimento do curso de Geografia do Campus XI e a entrevista semiestruturada com os estudantes e coordenador de curso. Os dados foram analisados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo a partir das contribuições de Bardin (1977); Amado (2013), Bogdan e Biklen (1994). Concluímos que, apesar da formação do professor, como intelectual crítico, reflexivo e pesquisador da própria prática e atuante em prol da emancipação social, ainda não se realizar de forma predominante na licenciatura em Geografia de Serrinha, há o reconhecimento de que as experiências práticas realizadas na escola, ao longo da formação, são valiosas fontes de construção de sentidos sobre a aprendizagem da profissão docente e potenciais espaços híbridos na formação profissional. As práticas de ensino e os estágios, portanto, devem ser ampliados e realizados desde o início da licenciatura em imersão e parceria com as escolas, que devem ser consideradas referências de aprendizagem profissional e corresponsáveis na formação dos professores.
- ItemO uso do smartphone na sala de aula: tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do território do sisal(2022-06-17) Lima, Manoel da Cruz; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Santos, Ana Cristina de Mendonça; Araújo, Helisângela Acris Borges de; Amorim, Ivonete Barreto deEsta dissertação teve como objeto de estudo as tecnologias móveis no contexto do ensino médio de uma escola pública do Território do Sisal, à medida que discutiu sobre as possibilidades do uso do smartphone na mediação pedagógica por professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática na terceira série do ensino médio no contexto supracitado. A pesquisa teve como geradora de reflexões a seguinte problemática: “Como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA)?”. Diante da necessidade de resposta para esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi: compreender como o uso do smartphones na mediação pedagógica colabora para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente (BA). E para viabilizar seu desenvolvimento traçamos os seguintes objetivos específicos, a saber: a) historicizar a importância da relação tecnologia e educação b) contextualizar o uso pedagógico da tecnologia digital móvel na educação; c)analisar concepções e usos das tecnologias móveis na sala de aula; d) implementar oficinas formativas com os professores sobre o uso pedagógico do smartphone; e) elaborar de forma coletiva s proposta de mediação pedagógica de uso smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática nas turmas da terceira série do ensino médio de uma escola pública de Valente. Assim sendo, a pesquisa se consistiu de caráter exploratório, cujo percurso metodológico foi de uma pesquisa qualitativa e que foi realizada em uma escola pública do município de Valente/BA, com a participação de quatro professores colaboradores. Os dispositivos de coleta de informações foram: questionário on-line; entrevista semiestruturada e oficinas pedagógicas. A análise e a interpretação das informações, construídas no processo de pesquisa, foram realizadas a partir da análise de conteúdo. Também foi aprovada pelo comitê de ética sob o número CEP - Autorização nº 4.551.677. Diante dessas questões, a pesquisa obteve como produto uma proposta de mediação pedagógica de uso do smartphone nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Com o estudo, inferimos ser possível utilizar o smartphone na mediação pedagógica como um artefato capaz de colaborar para a aprendizagem nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática. As discussões e reflexões revelaram, ainda, ser imprescindível o papel do professor como agente mediador do processo de aprendizagem e que tenha formação voltada para a mediação tecnológica.