Navegando por Autor "Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz"
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- ItemDiálogos interdisciplinares em rede: ensino e pesquisa(Universidade do Estado Da Bahia, ) Torres, Claudia Regina de Oliveira Vaz; Souza, José Gileá de; Quinteiro, María Esther MartínezA coletânea Diálogos interdisciplinares em Rede: ensino e pesquisa evidencia o trabalho de pesquisadores em prol da criação e consolidação das redes de pesquisa, a vinculação e atuação das redes em educação, saúde, tecnologia, inovação, entre outras. A interdisciplinaridade contribui com a construção de conhecimentos, habilidades, técnicas e métodos que proporcionam reflexões e produções teórico-metodológicas. Este livro divulga resultados de estudos interdisciplinares que envolvem temas intrinsecamente interdisciplinares em parceria com Programas de Pós-graduação que desenvolvem pesquisas que integram educação, saúde, políticas públicas e direitos humanos. Desse modo, na coletânea, a pesquisa e a publicação traduzem os processos interdisciplinares de construção do conhecimento. O livro traz no seu bojo reflexões acerca da pesquisa interdisciplinar, relatos de experiências e pesquisas que se interrelacionam com temas como saúde mental, desinstitucionalização, dignidade humana, transformação digital, processo de subjetivação, participação social, políticas públicas, vulnerabilidade e (des) proteção estatal. O artigo Desinstitucionalização: tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança de Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Thiago Vinicius e Thays Helen Pereira Melo dos Santos tem por objetivo refletir sobre a construção de tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança, custodiados na unidade prisional. Líliam dos Santos Vasconcelos, Vaner José do Prado e José Gileá no artigo A dignidade humana e as transformações digitais: uma reflexão acerca do direito a Inclusão e as consequências da exclusão social digital se propõem a compreender as novas necessidades para se viver em sociedade, visando entender como a inclusão social digital passou a ser um instrumento de efetivação de direitos intrínsecos a dignidade humana e a exclusão a implicar em marginalização social. O artigo Formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer: construção de Identidade e diferença de Éverton Nery Carneiro Omundsen de Melo Costa Junio e Rogério Barreto Santana tem por objetivo investigar as interseções entre formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer, com o objetivo de compreender como essa teoria influencia a construção de identidades e diferenças. O artigo O contexto socioemocional no âmbito educativo: interlocução das práticas pedagógicas de atividades filosóficas com os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade do sudoeste goiano de José Reinaldo de Araújo Quinteiro e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva descreve as bases teóricas, do relatório de pesquisa, responsáveis pelas produções científicas desenvolvidas durante o estágio do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa Social-MPIES, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O artigo procura compreender estas relações, a discussão se alicerçou no pensamento filosófico. Utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - por meio das entrevistas narrativas -, da metodologia da pesquisa de campo e bibliográfica. Iracema do Santos Lemos e Selma Barros Daltro de Castro no artigo Desenvolvimento, participação social: interseções conceituais iniciais com o Conselho Municipal de Educação apresentam que o conceito de desenvolvimento social tem sido amplamente discutido e revela interfaces com outras dimensões teóricos-metodológica que afetam diretamente o campo da educação. O estudo objetiva apresentar as interseções entre os conceitos de desenvolvimento social e participação social, perspectivando uma articulação inicial com os Conselhos Municipais de Educação. O artigo Educação como direito e as Políticas da Educação Nacional da autoria de Simone Evangelista Cardoso e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres discute sobre educação como direito e as Políticas da Educação Nacional. O estudo tem viés qualitativo e analisa que a história da educação brasileira e as políticas públicas evidenciam que houve negligência com a educação básica. O artigo Vulnerabilidade e (des)proteção estatal: reflexões acerca das ações do poder público frente à situação da pessoa idosa em tempos de COVID-19 de Alexnaldo Teixeira Rodrigues e Salete Maria da Silva traz reflexões feministas acerca das ações do poder público brasileiro frente à situação da população idosa em tempos de pandemia da Covid-19. Os autores tomam como parâmetro de análise, as medidas adotadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal com vistas à proteção da referida população, notadamente a parcela mais vulnerabilizada e precarizada social e economicamente.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Claudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.