Navegando por Autor "Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz"
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- ItemA compreensão dos impactos do estresse no trabalho docente e os modos de enfrentamento no contexto do Ensino Fundamental(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-03) Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; Costa, Gustavo Nunes de OliveiraA sociedade vem passando por diversas transformações sócio-políticas, econômicas e culturais que influenciam diretamente na qualidade de vida do ser humano. Atrelados aos avanços tecnológicos, à competitividade, à produtividade, às jornadas elevadas de trabalho, às exigências da atualidade e às necessidades subjetivas dos seres humanos, são produzidos sintomas prejudiciais à saúde mental e que repercutem no âmbito pessoal e profissional. Assim, a pesquisa teve como objetivo analisar os impactos dos fatores associados ao adoecimento psíquico e às estratégias de enfrentamento do estresse utilizadas pelos docentes no contexto escolar do Ensino Fundamental I no município de Guanambi-BA, vistas à construção de uma revista em quadrinhos. Para isso, as questões norteadoras foram: de que forma as pressões do ambiente de trabalho que podem levar às diferentes modalidades de estresses? Como se dá a interferência desses comportamentos na qualidade do trabalho docente? De que forma as condições de trabalho podem levar ao que denominamos de estresse? Quais as variáveis mais frequentes são associadas ao adoecimento do docente? Para o desenvolvimento desta pesquisa, dialogamos com os seguintes autores no que se refere à temática do estresse e da profissão docente, a saber: Arantes (2002), Lipp (1990, 2001, 2004, 2009, Codo (1999), Dejours (1992, 2005), Esteve (1999), Meleiro (2002). Sobre estressores ambientais e impactos na saúde mental do docente, analisamos à luz de Frigotto (1993 1996, 2003), Ramos (2002) Reinhold (1996), Zabalza, (2004). Gasparini, S. M.; Barreto (2005), Saviani (2002), Gentili (1998) Libâneo (2004), Bauman (2001). Com relação à exaustão emocional e às estratégias de enfrentamento do estresse docente, a discussão foi fundamentada em Limongi-França, a. c.; Rodrigues (2014), Benevides-Pereira (2002), Carlotto (2008), Zanelli, J. C. (2010), Tamayo, M. R., & Tróccoli, B. T. (2002), Rossi, (2008), Fontenelle (2001) Goulart júnior; Lipp (2008, 2015). A pesquisa é de natureza qualiquantitativa, com abordagem técnica bibliográfica e de campo. Quanto aos objetivos, caracteriza-se como descritiva e exploratória. Após o estudo teórico, fica evidente que o estresse pode provocar mal-estar nos professores, não apenas à sua prática educativa, mas, igualmente, à sua saúde. O estudo apontou ainda a complexidade que é entender o ser humano e o processo saúde\doença, do prazer e do sofrimento; sobretudo, quando esse trabalho constitui a sua única fonte de sobrevivência. Desse modo, no atual contexto social do trabalho, é imprescindível pensar na qualidade de vida do profissional docente. Ao cuidar do bem-estar desses profissionais, previne-se, portanto, consequências que o estresse excessivo pode acarretar.
- ItemDiálogos interdisciplinares em rede: ensino e pesquisa(Universidade do Estado Da Bahia, ) Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Souza, José Gileá de; Quinteiro, María Esther MartínezA coletânea Diálogos interdisciplinares em Rede: ensino e pesquisa evidencia o trabalho de pesquisadores em prol da criação e consolidação das redes de pesquisa, a vinculação e atuação das redes em educação, saúde, tecnologia, inovação, entre outras. A interdisciplinaridade contribui com a construção de conhecimentos, habilidades, técnicas e métodos que proporcionam reflexões e produções teórico-metodológicas. Este livro divulga resultados de estudos interdisciplinares que envolvem temas intrinsecamente interdisciplinares em parceria com Programas de Pós-graduação que desenvolvem pesquisas que integram educação, saúde, políticas públicas e direitos humanos. Desse modo, na coletânea, a pesquisa e a publicação traduzem os processos interdisciplinares de construção do conhecimento. O livro traz no seu bojo reflexões acerca da pesquisa interdisciplinar, relatos de experiências e pesquisas que se interrelacionam com temas como saúde mental, desinstitucionalização, dignidade humana, transformação digital, processo de subjetivação, participação social, políticas públicas, vulnerabilidade e (des) proteção estatal. O artigo Desinstitucionalização: tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança de Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres, Thiago Vinicius e Thays Helen Pereira Melo dos Santos tem por objetivo refletir sobre a construção de tecnologias sociais como estratégias para reinserção e reabilitação social de pacientes com transtorno mental em cumprimento de medida de segurança, custodiados na unidade prisional. Líliam dos Santos Vasconcelos, Vaner José do Prado e José Gileá no artigo A dignidade humana e as transformações digitais: uma reflexão acerca do direito a Inclusão e as consequências da exclusão social digital se propõem a compreender as novas necessidades para se viver em sociedade, visando entender como a inclusão social digital passou a ser um instrumento de efetivação de direitos intrínsecos a dignidade humana e a exclusão a implicar em marginalização social. O artigo Formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer: construção de Identidade e diferença de Éverton Nery Carneiro Omundsen de Melo Costa Junio e Rogério Barreto Santana tem por objetivo investigar as interseções entre formação humana, processo de subjetivação e teoria Queer, com o objetivo de compreender como essa teoria influencia a construção de identidades e diferenças. O artigo O contexto socioemocional no âmbito educativo: interlocução das práticas pedagógicas de atividades filosóficas com os estudantes do curso de pedagogia de uma universidade do sudoeste goiano de José Reinaldo de Araújo Quinteiro e Sandra Célia Coelho Gomes da Silva descreve as bases teóricas, do relatório de pesquisa, responsáveis pelas produções científicas desenvolvidas durante o estágio do Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa Social-MPIES, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O artigo procura compreender estas relações, a discussão se alicerçou no pensamento filosófico. Utilizou-se da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo - por meio das entrevistas narrativas -, da metodologia da pesquisa de campo e bibliográfica. Iracema do Santos Lemos e Selma Barros Daltro de Castro no artigo Desenvolvimento, participação social: interseções conceituais iniciais com o Conselho Municipal de Educação apresentam que o conceito de desenvolvimento social tem sido amplamente discutido e revela interfaces com outras dimensões teóricos-metodológica que afetam diretamente o campo da educação. O estudo objetiva apresentar as interseções entre os conceitos de desenvolvimento social e participação social, perspectivando uma articulação inicial com os Conselhos Municipais de Educação. O artigo Educação como direito e as Políticas da Educação Nacional da autoria de Simone Evangelista Cardoso e Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres discute sobre educação como direito e as Políticas da Educação Nacional. O estudo tem viés qualitativo e analisa que a história da educação brasileira e as políticas públicas evidenciam que houve negligência com a educação básica. O artigo Vulnerabilidade e (des)proteção estatal: reflexões acerca das ações do poder público frente à situação da pessoa idosa em tempos de COVID-19 de Alexnaldo Teixeira Rodrigues e Salete Maria da Silva traz reflexões feministas acerca das ações do poder público brasileiro frente à situação da população idosa em tempos de pandemia da Covid-19. Os autores tomam como parâmetro de análise, as medidas adotadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federal com vistas à proteção da referida população, notadamente a parcela mais vulnerabilizada e precarizada social e economicamente.
- ItemEducação infantil do/no campo no município de Tucano-BA: formação, práticas pedagógicas e aprendizagens de crianças de escolas rurais(Universidade do Estado da Bahia , 2024-03-22) Maciel, Arlete Miranda Amancio; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Orrico, Nanci RodriguesEsta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisa a trajetória de vida e formação de professoras da Educação infantil. Teve como locus o Núcleo escolar Arlindo Dantas, no município de Tucano-BA, interior da Bahia, Território do Sisal. Intentou compreender como os processos de formação continuada das professoras de Educação Infantil, referenciados no Documento Curricular Referencial de TucanoBA, reverberam nas práticas pedagógicas de uma escola pública do campo e dialogam com as experiências socioculturais das crianças de localidades rurais. Esta pesquisa objetivou também analisar o Referencial Curricular do Município de Tucano; realizar um Curso de extensão, de caráter formativo-investigativo, com as professoras da Educação Infantil do/no campo em uma escola nucleada do município de Tucano-BA; discutir proposições e estratégias para a participação efetiva das professoras do campo da educação infantil na construção de seu currículo, de forma articulada com o DCRMT para as Escolas do Campo; e produzir, com as professoras da Educação Infantil, um roteiro didático para a Educação infantil do campo. Para tanto, buscando compreender as concepções de infância e infâncias do campo, subsidia-se nos estudos de Coelho (2010;2019), Silva e Paschu (2010; 2012), Corsaro (2011) e Sarmento (2006). Currículo e Formação continuada em Macedo (2004; 2009; 2013; 2020) e Arroyo (2007; 2008; 2013; 2021) e metodologia (auto)biográfica em Souza (2004; 2014), Josso (2004; 2006; 2007) e Nóvoa (2002, 2014), e para a análise interpretativa-compreensiva, em Ricoeur (1976; 1988; 2002; 2010; 2014), entre outros teóricos que subsidiaram as discussões e a análise. O desenvolvimento desta pesquisa, ancorado na abordagem (auto)biográfica, teve as narrativas de nove professoras da Educação infantil do campo como dispositivo formativo e método investigativo, com a perspectiva que num ato reflexivo de sua trajetória de vida, formação e atuação, as concepções de infâncias do campo possam reverberar na construção de um currículo escolar que dialogue com as infâncias presentes nas escolas do campo. A pesquisa interventiva foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa, sob o número CEP – Autorização 5.937.397. Os resultados que ecoaram de um curso de extensão foram estruturados em cinco eixos temáticos, a saber: Infâncias rurais; Ser professora da Educação Infantil do Campo; Currículo escolar e prática pedagógica para a Educação infantil do Campo; Livro didático, políticas públicas de formação continuada e o ato curricular para a Educação Infantil do Campo; e Narrativas formativas das professoras da Educação Infantil do Campo. Desses eixos temáticos emergiu o produto desenvolvido com as colaboradoras da pesquisa, por meio de suas narrativas de vida/formação, intitulado Roteiros Didáticos: do cultivo das pequenas plantações à cultura do letramento no contexto de localidades rurais de Tucano-BA”, evidenciando que este se constitui uma opção de material didático para as escolas públicas do campo do município de Tucano, inaugurando uma prática inovadora de formação continuada, ao passo que as professoras, ao final de sua formação, construíram coletivamente propostas curriculares, tendo a empiria como ponto de partida para vivenciar os conhecimentos da matemática e da palavra escrita, sobretudo para vivenciar uma prática de valorização e pertencimento da identidade das crianças e suas comunidades.
- ItemA (in)eficácia da lei antimanicomial no Brasil: entre perspectivas e realidades(Universidade do Estado da Bahia , 2023-01-06) Santos, Jaqueline Silva Nunes dos; Miranda, Andrea Tourinho Pacheco de ; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Cardoso Júnior, Valmir LacerdaEsta pesquisa busca analisar a aplicabilidade da Lei Antimanicomial no ordenamento jurídico brasileiro diante da permanência dos manicômios como cenário de cumprimento das Medidas de Segurança após vinte anos da sua extinção pelo referido dispositivo e como a chegada da Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), poderá contribuir com esse processo. O trabalho resulta da construção teórica sobre o assunto através da pesquisa bibliográfica e descritiva, que inicia com o estudo do pensamento criminológico positivista no país baseado nos ideais lombrosianos que estabeleceu a internação como resposta a periculosidade das pessoas que possuíam transtornos mentais e cometiam crimes, o que posteriormente foi concretizado com o advento dos manicômios judiciais para o cumprimento das Medidas de Segurança impostas aos referidos inimputáveis. A partir do desenvolvimento desses institutos e o modo como os pacientes estavam sendo tratados e retirados do meio social, o movimento de Reforma Psiquiátrica ganhou força no Brasil e foi marcada pela Lei 10.216 (Lei Antimanicomial) que surgiu com meios alternativos de tratamento, visando a reinserção do paciente na sociedade e definindo a internação como última opção, no entanto não revogou expressamente o instituto das Medidas de Segurança e as instituições totais permaneceram. Desse modo, devido a ineficácia da Reforma, em 2023 surge a Resolução 487 do Conselho Nacional de Justiça, que ratificou a Lei Antimanicomial, definindo prazo para extinção dos manicômios judiciários em todo país, além de reforçar a imposição dos meios de tratamentos assistenciais.
- ItemO agente comunitário de saúde e o trabalho interventivo com familiares de usuários de álcool e/ou drogas em estratégias saúde da família em Guanambi - Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-15) Rodrigues, Mônica Xavier Santana; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Vitorino, César Costa; Costa, Gustavo Nunes de O.Na atual política pública brasileira de atenção à saúde de pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) componentes da Estratégia Saúde da Família (ESF) são profissionais de grande importância na busca ativa e no acompanhamento a estas pessoas. O primeiro grupo abalado pelo uso/abuso de drogas por um de seus integrantes, é a família, tendo seus relacionamentos comprometidos, o que requer cuidado e intervenção. Diante da referida situação, o ACS pode contribuir na redução das consequências deste fato através de cuidados preventivos e interventivos. Assim, a presente pesquisa objetivou compreender as principais dificuldades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no trabalho interventivo com familiares de usuários de álcool e/ou drogas, nas áreas de abrangência emduas Estratégias Saúde da Família - ESF do município de Guanambi– Bahia. Quanto a pesquisa, fez-se uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com inspiração na pesquisa colaborativa e exploratória. No projeto de intervenção, realizado com Agentes Comunitárias de Saúde de duas Estratégias Saúde da Família do município de Guanambi/Bahia, utilizou-se a metodologia do círculo de cultura (Freire, 1991). Os dados produzidos foram por meio de entrevista individual semiestruturada com questionário contendo perguntas abertas e/ou fechadas. Os resultados foram produzidos pela análise de dados através do método de análise de conteúdos ancorado em Bardin (2011). Através do trabalho realizado pode-se produzir uma cartilha produto dessa pesquisa a qual espera-se contribuir com o trabalho interventivo do ACS com familiares de usuários de álcool e/ou drogas em Estratégias Saúde da Família em Guanambi/Bahia. Como coclusão, foi possível constatar que investir na capacitação desses profissionais é um recurso adequado e de grande importância, pois pode melhorar a atuação desses, colaborando, sobremaneira, no trabalho interventivo com familiares de usuários de álcool e/ou drogas.
- ItemO ensino da libras e suas contribuições para a formação de psicólogos bilíngues no Campus I da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-18) Costa, Emile Cristina do Nascimento; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Soares, Marcia Torres Neri; Begrow, Desirée De VitEsta pesquisa intitulada “O ensino da Libras e suas contribuições para a formação de psicólogos bilíngues no campus I da universidade do estado da Bahia” teve como objetivo principal compreender a percepção de estudantes de Psicologia sobre a importância do ensino da Libras durante a formação profissional. A formação bilíngue está relacionada à habilidade de usar as duas línguas (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa), em diferentes graus de competência nas línguas, com desempenhos diferentes em função do contexto e do propósito comunicativo. A realidade ainda expõe o distanciamento entre a Psicologia e os Estudos Surdos, mesmo essa tendo na base da sua fundamentação discussões sobre direitos humanos, diversidade e inclusão social. Diante disso, alguns questionamentos surgiram na elaboração desta pesquisa, tais como: os profissionais de Psicologia têm consciência da importância de se qualificarem para a prestação de serviços a pessoas surdas? O contato durante o processo formativo com a Língua Brasileira de Sinais é o suficiente para habilitar, minimamente, os futuros psicólogos? Desse modo, despontou a seguinte questão norteadora para a realização deste trabalho: quais são as implicações do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o processo formativo na percepção dos estudantes de Psicologia do Campus I da UNEB? A fim de respondê-la, os objetivos específicos foram: apresentar o mapeamento das produções acadêmicas encontradas relacionadas com Psicologia e surdez; investigar a concepção que os estudantes possuem sobre surdez, identidade e cultura surdas; identificar como os estudantes de Psicologia compreendem o papel do psicólogo no atendimento às pessoas surdas; e promover oficinas de Libras para os estudantes do Curso de Psicologia. A fundamentação teórica respaldou-se em Dalcin (2009); Quadros (2007), na discussão sobre Surdez e Libras; Skliar (2005); e Perlin e Strobel (2014), que trouxeram grande contribuição para o aprofundamento do tema proposto. Sobre a Psicologia sócio-histórica e Subjetividade, Bock (2001) e Vygotski (1991) foram imprescindíveis para a consolidação da base teórica do estudo. Em relação às áreas da Educação e Inclusão Social, Gadotti (2012) fez-se indispensável para a promoção do diálogo proposto neste trabalho. O percurso metodológico da pesquisa caracterizou-se como sendo de natureza qualitativa e exploratória, fundamentado em uma abordagem empírica sobre a importância do ensino da Libras na formação de psicólogos bilíngues, a partir da compreensão de que a Psicologia tem o compromisso com a acessibilidade e inclusão dos mais diversos grupos sociais, em especial das pessoas surdas. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de ética com parecer favorável número 68369123.0.0000.0057. Os resultados apontaram o distanciamento entre os estudantes de psicologia e os surdos. As pessoas ouvintes tendem a reduzir a Libras a alguns gestos ou sinais básicos, sem imaginar a complexidade da língua. Os 12 participantes da pesquisa foram unânimes ao afirmarem que sentem a necessidade de um ensino mais consistente da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação. O produto interventivo foi um relatório técnico, que será entregue ao Colegiado do Curso de Psicologia da UNEB (Campus I), a fim de que a intervenção seja reaplicada, impactando diretamente na formação de psicólogos na instituição.
- ItemPráticas de avaliação da aprendizagem: perspectiva dialógica e interventiva no âmbito da educação profissional integrada ao ensino médio de uma escola pública no território do sisal(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-08-27) Silva, Gisélia Lima da; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da Cruz; Torres, Cláudia Regina de Oliveira VazCompreendendo-se que a formação de jovens estudantes numa escola de educação profissional deve ir além de uma formação técnico-instrumental, isto é, deve visar o desenvolvimento do ser integral por intermédio de uma educação emancipatória, as práticas de avaliação da aprendizagem precisam se configurar num itinerário dialógico-formativo contextualizado e significativo para os envolvidos no processo. Nessa perspectiva, procurou-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como as práticas de avaliação da aprendizagem na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio de uma escola pública no Território do Sisal podem ser realizadas na perspectiva dialógica e interventiva? Desse modo, como objetivo geral, buscou-se analisar os resultados das avaliações de aprendizagens e as possibilidades de intervenção no processo avaliativo de uma escola de Educação Profissional no Território do Sisal, através da ressignificação das práticas avaliativas dos professores dessa instituição. Quanto à fundamentação teórica, as análises ancoraram-se nos estudos de Esteban (2001; 2002), Hoffmann (1998; 2005; 2010), Luckesi (2005; 2006; 2011; 2013), Silva, Hoffmann e Esteban (2003), Romão (2011), Vasconcellos (2008), Ciavatta (2005), Frigotto e Ciavatta (2006), PiollI e Salla (2021), Saviani (2007), Ramos (2008), Freire (1987;1988; 2000; 2001; 2003) e Sacristán (2000), dentre outros teóricos que subsidiaram as discussões, assim como documentos norteadores acerca da Educação Profissional do estado da Bahia. Já a metodologia adotada para esta pesquisa (aprovada pelo Comitê de Ética, sob o CEP – Autorização nº 4.388.788) baseou-se numa abordagem qualitativa com pressupostos metodológicos dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos (HENZ; FREITAS, 2015), tendo como instrumentos de coleta das informações as entrevistas semiestruturadas e o questionário diagnóstico, conforme proposições de Bardin (2011). As narrativas das colaboradoras da pesquisa revelaram que na escola há uma predominância de práticas avaliativas com fins classificatórios, fomentadas por concepções técnico-instrumentalistas de ensino, mas revelaram também perspectivas e disposição para a transformação dessas práticas a partir de um engajamento coletivo. Assim, foi implementada a formação continuada em serviço através dos Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, processo que será renovado anualmente, de modo progressivo, com temáticas contextualizadas e oriundas da escuta sensível aos docentes.
- ItemSaúde mental: uma discussão sobre o processo de adoecimento de professoras da rede municipal de Bom Jesus da Lapa(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-18) Batista, Janara Aparecida Teixeira; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Amorim, Ivonete Barreto de; França, Elisete Santana da CruzEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade Estadual do Estado da Bahia – UNEB – Campus XI Serrinha Bahia, teve como objetivo geral avaliar os fatores internos e externos que levam ao processo de adoecimento mental de professores em exercício da docência no ensino público e como objetivos específicos: identificar características comportamentais e sociais que possam estar associadas no processo de adoecimento de docentes; mapear número de professores em fase de adoecimento mental na rede pública de ensino; Analisar os impactos do adoecimento mental nas relações profissionais do docente e as interferências na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O estudo propõe a criação de um calendário fixo voltado para o cuidado da saúde do trabalhador docente, através de oficinas terapêuticas, de articulação com a classe docente quanto ao processo de prevenção e esclarecimento quanto ao adoecimento mental. É um estudo qualitativo de natureza exploratória por meio de grupo focal reflexivo, entrevistas, diagnóstico organizacional e questionário sócio-demográfico, profissional e de saúde com 17 professoras da rede municipal de ensino do município de Bom Jesus da Lapa, na região Oeste da Bahia. A pesquisa ação é de forte relevância social, de maneira a contribuir para políticas relacionadas à saúde mental do trabalhador e, aqui, em especial à saúde mental dos trabalhadores docentes. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem empírica do trabalho do professor, na busca do entendimento acerca da dinâmica saúde/sofrimento mental. Foi submetida ao comitê de ética com parecer favorável número 3.935.234. Como contributos teóricos na discussão sobre saúde mental, a pesquisa fundamentou-se em Amarante (2001), Dalgalarrondo(2008), Dejours (1986,1987, 1992,1994), Pinel (2007) e Rosa (2012), sobre a docência e sua relação de trabalho Bauman (2001), Evangelista (2002), Freire (2005, 2009), Mendes (1991,2004, 2007), Nóvoa (1996,1997, 2002), Pimenta (2002), Santos (2012), Tardif(2002,2005, 2014), Wünsch Filho (2014). Os resultados apontam que fatores como clima organizacional, condições de saúde, condições financeiras, condições emocionais, as relações no ambiente de trabalho e as suas interferências, emergem então, os desafios da prática pautada na “gestão” e na organização do trabalho que, pelas narrativas, estão interferindo na saúde emocional dos trabalhadores docentes. Podemos considerar que a produção completa de saúde exige um pensar e um agir, não apenas individual mas, também, coletivo. É importante reconhecer que existe a necessidade de mudança do paradigma da atenção dada ao adoecimento mental na sociedade, como também, nas condições de saúde de forma geral, uma vez que os determinantes sociais da profissão docente influenciam diretamente na ocorrência de problemas de saúde mental.
- ItemTrabalho terceirizado da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI – Serrinha – Ba: observações do clima organizacional e proposta de intervenção em prol da qualidade de vida(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-15) Oliveira, Tainá das Mercês; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Vitorino, César Costa; Prado, Vaner José doEsta dissertação, apresentada ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI – Serrinha – Bahia, teve como questão de pesquisa: quais as possibilidades de intervenções na qualidade de vida direcionadas aos trabalhadores terceirizados do Campus XI/Serrinha da Universidade do Estado da Bahia? Como hipótese, indaga-se se as intervenções de qualidade de vida direcionadas aos trabalhadores terceirizados do Campus XI – Universidade do Estado da Bahia contribuem com as relações interpessoais e o clima organizacional favorável. O objetivo geral analisar o clima organizacional dos terceirizados do Campus XI na Universidade do Estado da Bahia, com o foco na melhoria da qualidade de vida no trabalho. Como objetivos específicos, tem-se: identificar como o clima organizacional influencia na qualidade de vida dos profissionais terceirizados; verificar o significado de qualidade de vida no trabalho para os terceirizados; e criar o projeto de oficina de qualidade de vida para os trabalhadores terceirizados. A proposta metodológica utilizou a abordagem qualitativa de natureza aplicada com objetivo exploratório e descritivo. Além disso, a pesquisa configurou-se como bibliográfica, documental e estudo de caso, com a aproximação da pesquisa ação, utilizando-se como instrumentos o questionário e a entrevista no espaço empírico da Universidade do Estado da Bahia – Campus XI/Serrinha, com os 12 sujeitos trabalhadores terceirizados do Campus XI. Como produto dos resultados da oficina de qualidade de vida, foi criada a história em quadrinhos. Como base teórica, a pesquisa fundamentou-se em Bardin (2016); Thiollent (1986; 2011); Zanelli (2014); Lacaz (2000); Reis Júnior (2008); Soares (2019), Carneiro (2018); Carvalho (2020); França (2017); Marcelino (2012); Tomazeti (2017); Bitencourt (2010); Limongi-França (1996; 2002; 2003); Legislação BRASIL (2017); Lei nº 13.467 (2017). Nesse sentido, os resultados revelam que o clima organizacional interfere na qualidade de vida do trabalhador terceirizado, e, por conseguinte, afeta as relações interpessoais que necessitam de intervenções para o alcance do equilíbrio. Destarte, os trabalhadores terceirizados da universidade enfrentam desafios na valorização do trabalho; também foi possível constatar que a invisibilidade afeta os trabalhadores emocionalmente e a sua relação com o pertencimento. Por isso, as oficinas baseadas em reflexões e aprendizados sobre respeito mútuo e solidariedade foram bem recebidas e destacaram a importância da comunicação, uma vez que os participantes desejam mais oportunidades para fortalecer as relações e se sentirem mais reconhecidos, indicando a necessidade de ações contínuas de modo a promover a qualidade de vida no trabalho e inclusão destes trabalhadores. Foi submetido ao Comitê de Ética com parecer de aprovação número 5.954.406.