Navegando por Autor "Teles, Edilane Carvalho"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - Bahia: do planejamento à ação(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-06) Leite, Juliana Melo; Vitorino, César Costa; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Ana Kátia Alves dosA interface educação e comunicação vem gerando ao longo dos anos conhecimentos e saberes que refletem a vida cotidiana nas universidades. Em razão das questões comunicacionais e extensionistas que prevalecem à ética, o respeito à diversidade e pluralidade de opiniões e da igualdade que norteiam as ações de cidadania coerentes é que o presente estudo discorre sobre ―A Educomunicação na UNEB Campus XI/Serrinha - BAHIA: do planejamento à ação‖. Nessa ótica, o projeto parte da seguinte questão de pesquisa: Como a Educomunicação pode colaborar para a formação de redes dialógicas entre os colaboradores das ações e projetos de extensão do DEDC XI? Contemplando uma base empírica, a concepção e a realização do projeto convergem para ações que, após construídas, possam servir de instrumento inspirador a outros profissionais e Núcleos de Comunicação dos demais campi que compõem a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no sentido de socializar atividades que podem e/ou devem ser executadas por educomunicadores. O aporte teórico ancora-se nos ideais de Freire (1967, 1983, 1987, 1996), nos estudos de Santos (2019) sobre as Epistemologias do Sul, sobre a Educomunicação, sintetizada por Soares (2008, 2011, 2015, 2021), apud Kaplún (1998), e por Lévy (2010), que discorrem sobre as mudanças sociais e tecnológicas e, por fim, travam um diálogo sobre os saberes necessários à educação, por Morin (2011). O objetivo geral desse estudo é compreender como a Educomunicação pode se constituir como rede dialógica para o intercâmbio das ações multicampi da UNEB. Os objetivos específicos estão pautados em compreender as inter-relações entre Educomunicação e políticas públicas, analisar as contribuições conceituais e práticas entre Educomunicação e alguns projetos de extensão do DEDC XI e estabelecer uma relação dialógica entre Educomunicação, pesquisa-ação e proposta interventiva. Trata-se de uma pesquisa social com base empírica desvelada de modo colaborativo e interventivo. A questão problematizadora partiu da pesquisa de intervenção do tipo pesquisa-ação, inspirada em Thiollent (1986) e Tripp (2005), com utilização de instrumentos para a coleta de dados e construção de conhecimento, incluindo análise documental, Círculo de Cultura com base em Freire (1967), escuta, discussão e implementação da formação continuada em serviços, organizadas a partir das demandas do diagnóstico, questionários, entrevista semiestruturada com analistas universitários do departamento e pesquisa no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) dos últimos cinco anos (2018-2022). Esse trabalho tem como produto final a produção dialógica de um e-book ―Educomunicação e Ações da UNEB/DEDC XI‖, propondo responder o que é Educomunicação, suas áreas de intervenção e como aplicá-la nas ações do departamento de forma a ampliar a participação da comunidade universitária, atentando para o alargamento e a construção do conhecimento em práticas de cidadania. Essa pesquisa tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob o parecer nº 5.181.229, emitido em 21 de dezembro de 2021.
- ItemA gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA(UNEB, 2024-07-17) Maciel, Geane Alves; Costa, Patrinne Dias da; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Francisco de Assis; Rios, Rita Cristina NovaisO presente trabalho de conclusão de curso aborda como a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser eficaz na aprendizagem e processo de ensino da EJA, explorando os benefícios e as diversas possibilidades oferecidas por essa metodologia imersiva. Ao integrar mecanismos de jogos nesse processo, a gamificação visa motivar e envolver os alunos, incentivando sua participação ativa e impulsionando a construção coletiva do conhecimento. Tem como objetivo geral compreender a gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA, específicos de conhecer o contexto e práticas da gamificação na educação de jovens e adultos, analisar o percurso gamificado na turma de EJA e refletir a inovação e engajamento junto as práticas de gamificação na EJA. Neste estudo, em termos teóricos a pesquisa está alicerçada nos estudos de Moran (2015) que intervém na utilização de metodologias ativas como uma maneira para tornar a educação mais relevante, participativa e significativa; Alves (2015) que explora o conceito da gamificação em relação à aprendizagem e instrução; A pedagogia Freiriana, e entre outros autores que também fundamentaram este estudo. Em termos metodológicos, utilizou uma abordagem qualitativa, de procedimento exploratório e bibliográfica onde investigamos os efeitos da gamificação em relação a motivação dos alunos, na construção do conhecimento, na evolução das competências socioemocionais e na transformação das abordagens pedagógicas, através desta pesquisa participativa. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser eficaz no processo de aprendizagem da EJA, bem uma contribuição valiosa para na participação dos sujeitos, além de que as metodologias ativas atendem às necessidades e características dos alunos da EJA.
- ItemA educação do campo e o transporte escolar: uma trajetória de experiências(2021-07-12) Silva, Ana Raphaela Ramos da; Custódio, Patrícia da Silva; Teles, Edilane Carvalho; Sá, Francisca Assis de; Novais, SandraA presente pesquisa propõe refletir sobre os desafios e as experiências dos educandos do campo nas comunidades de Laginha e Lajes – Distrito de Carnaíba do Sertão, no município de Juazeiro/BA, que por falta de escolas nos seus lugares, precisam utilizar de transportes escolares sem qualidade e com itinerários ruins, enfrentando uma série de desafios que vai de encontro à lei que assegura de que todo aluno tem o direito à Educação com uma escola próximo a sua residência. Além disso, retrata sobre o fechamento de escolas do campo pelo processo de nucleação, baixo investimento político educacional, analfabetismo, direitos forjados, êxodo rural. Para tanto, fundamenta-se na fenomenologia, de abordagem teóricometodológica qualitativa. Para a pesquisa de campo, como instrumentos de levantamento de informações, foram utilizadas narrativas próprias, observações de cenários, registros em diário de campo, entrevistas com professoras(es), discentes e egressas(os) e a mãe de estudantes. A sustentação teórica, no que se refere a educação do campo e o transporte escolar, fundamentou-se principalmente nas reflexões e estudos de CALDART (2009), REIS (2011), Os resultados foram realizados por meio de um documentário, que deu continuidade discussões, por meio de um espaço democrático de múltiplas narrativas, que além de abordarem suas dificuldades, demonstram a criatividade, a realidade e o carinho de sua terra.
- ItemA educomunicação no campo: o coletivo carrapicho Virtual e os desdobramentos na vida dos Jovens do Salitre(2022-12-27) Jesus, Noésio Santos de; Teles, Edilane Carvalho; Lima, Iva Autina Cavalcante; Silva, Francisco de AssisO presente trabalho tem a função de falar sobre a educomunicação que é desenvolvida com um pequeno grupo de jovens educomunicadores da região do Salitre, o Coletivo Carrapicho Virtual que surgiu no ano de 2015, com o objetivo de potencializar o protagonismo dos jovens do campo, dando voz e vez ativa, que hoje se fazem presentes no grupo e coletivo. Partindo da minha própria experiência com o coletivo, o qual vem contribuindo no meu processo de desenvolvimento cidadão perante a sociedade, opto por apresentar em formato de um produto midiático com as vozes dos colaboradores- protagonistas e membros. Diante disso, o presente relatório sobre o minidocumentário apresenta as impressões dos jovens educomunicadores, como parte do registro e uma das formas de aprendizagem, a qual busco afirmar como um “novo‟ modo de promover a formação, de jovens\adolescentes da região do Vale do Salitre. Objetivo é reunir os integrantes do Coletivo, em busca de relatos pessoais, identificando as contribuições que a educomunicação teve/tem na vida desses sujeitos.
- ItemGamificação como metodologia e o ensino superior: perspectivas de uma proposta de engajamento aplicada na educação mediada com tecnologias digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Fagundes, Umelda Miranda; Andrade, Luiz Adolfo de Paiva; Sales, Mary Valda Souza; Teles, Edilane Carvalho; Cayres, Victor de MoraisEsta pesquisa trata das contribuições da gamificação no aprimoramento das práticas pedagógicas na perspectiva de uma educação cada vez mais envolvida com processos tecnológicos. O objetivo do presente estudo é analisar as potencialidades da gamificação como metodologia para promover o engajamento dos estudantes no ensino superior mediado com tecnologias digitais. A questão que norteou esta pesquisa foi “De que modo a gamificação como metodologia contribui para o engajamento dos estudantes no ensino superior mediado com tecnologias digitais?”. Para tanto, partimos da hipótese de que a gamificação favorece o engajamento dos estudantes durante as aulas, a realização das atividades e, como resultado, a construção do conhecimento. O percurso metodológico se constituiu a partir de uma pesquisa aplicada de natureza exploratória com uma abordagem qualitativa e o método utilizado foi a pesquisa-aplicação, com o propósito de realizar Estudos de Desenvolvimento Curricular. Neste estudo realizou-se uma intervenção na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Curso Superior em Tecnologia e Jogos Digitais do Campus I da Universidade do Estado da Bahia, que consistiu em uma proposta de Gamificação com o uso de elementos de jogos para motivar, engajar e tornar o aprendizado mais interativo. Os sujeitos foram os estudantes matriculados na referida disciplina, os quais possuem proximidade e conhecimento técnico sobre as áreas de tecnologias e jogos, o que contribuiu para que fossem utilizadas diversas estratégias de gamificação e recursos digitais nesse processo. Os dispositivos adotados para a coleta dos dados foram a observação participante e questionário semiestruturado online. Para análise dos dados quantitativos foi utilizado a estatística descritiva e para os dados qualitativos foi empregada a análise do conteúdo. Os resultados indicaram que os participantes avaliaram positivamente a experiência gamificada e apontaram que a metodologia utilizada contribuiu para aulas mais engajadoras, maior estímulo na execução das atividades e melhor assimilação dos conteúdos. Além disso, esta pesquisa apresentou como principal contribuição um roteiro com direcionamentos para elaborar um planejamento gamificado, com foco na educação superior, para apoiar docentes que visam utilizar a gamificação em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que a gamificação constitui-se uma possibilidade metodológica capaz de estimular a participação ativa e a autonomia dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemO impacto da desinformação no processo de ensino e aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos(2021-12-15) Silva, Ana Carolina Santos da; Araújo, Samara Gomes; Teles, Edilane Carvalho; Soares, Paulo Ribeiro; Almeida, Antonilde SantosA presente pesquisa é de natureza aplicada e de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, exploratório e descritivo com procedimento de pesquisa de campo, tendo como objetivo principal compreender o impacto da desinformação no processo de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens entre 14 e 18 anos. As palavras fake news e desinformação, conforme relatórios da ONU, Organização das Nações Unidas (2017), representam uma preocupação global em decorrência do aumento gradual do uso da internet, de redes sociais e o excesso de informações oriundos desses dispositivos e plataformas, tornou-se parte imbricada e quase inerente da sociedade, desta forma é necessário descrever, analisar e problematizar como esses impactos influenciam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Para tanto, foi realizado uma investigação, cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário com elaboração no Google Forms com questões relacionadas à problemática, sistematizado em um produto midiático através de uma série de Podcasts intitulada como “Interpretando a desinformação e as fake news.”
- ItemInclusão e uso das metodologias ativas na Educação básica no município de Juazeiro- BA(2022-12-28) Lemos, Fernanda Rodrigues de; Teles, Edilane Carvalho; Feitoza, Denise Santiago; Soares, José FlavioEste estudo mostra que a aplicação de abordagens ativas nas escolas auxilia o aluno a se desenvolver de forma crítica e reflexiva perante a sociedade e ao longo da vida, tornando-se protagonista de seu aprendizado. A metodologia ativa é uma ferramenta para encontrar a melhor forma de colocar em prática a produção do conhecimento, é considerada bem diferente do que encontramos nas instituições de ensino hoje, pois apresenta um modelo de sala de aula colaborativa onde aluno/professor discute e interage. Este estudo é uma revisão de literatura, com base em material já exposto (artigos, livros, revistas digitais, e outra natureza que atestem o pensamento de autores sobre o tema), cuja principal vantagem reside no fato de permitir ao pesquisador abranger uma gama mais ampla de fenômenos do que os que podem ser estudados, através dos autores principais utilizados na elaboração deste trabalho, tais como: Bacich (2015), Berbel (2011), Freire (2006), Moran (2015). Os autores escolhidos são enfáticos em afirmar a importância do uso de Metodologias Ativas, que rompe com o modelo de ensino tradicional, o que promove grandes desafios a serem enfrentados pelos alunos.
- ItemMetodologias ativas e o protagonismo discente no ensino superior e no ensino remoto(2021-07-06) Santos, Jeanderson de Jesus; Teles, Edilane Carvalho; Soares, José Flávio; Silva, Francisco AssisO presente trabalho tem como objetivo investigar sobre as metodologias ativas, que surgem como uma das alternativas de dinamização das práticas de ensino e aprendizagem, ao propor a relevância e individualização dos discentes, possibilitando seu envolvimento e participação ativa na construção da autonomia e do próprio conhecimento - ao que se denomina protagonismo. Para tanto, tem como base os referenciais: Dewey (1979), Singer (2017), Bergmann & Sams (2018), Moran (2018) e entre outros, no desenvolvimento da pesquisa e compreensão da aprendizagem ativa, no planejamento, na avaliação, bem como a presença das tecnologias nos percursos praxiológicos que combinam com as abordagens. Nesse contexto, buscou, a partir das experiências e da proposta vivenciadas no campo Estágio Curricular Supervisionado IV, da Universidade do Estado da Bahia – DCH/CAMPUS III, compreender os encadeamentos do uso dessas estratégias de aprendizagem no Ensino Superior e no contexto do ensino remoto em que vivenciamos atualmente, centrando-se em apenas um tipo delas: A Sala de Aula Invertida. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com observação e pesquisa participante, sendo aplicada em campo de estágio em um minicurso de extensão, constando dezesseis participantes. A análise e discussão dos dados foram feitos com base nas ações desenvolvidas pelos alunos, e a experiência promoveu reflexões sobre o ensino em tempos de pandemia e a importância da inovação no ensino.
- ItemPedagogia educomunicativa: uma perspectiva neurocientífica nos projetos de educomunicação(UNEB, 2024-07-07) Oliveira, Dayane Laurentino de; Teles, Edilane Carvalho; Soares, José Flavio; Silva, Elis Rejane Santana daO presente trabalho tem como finalidade compreender as evidências neurocientíficas que sustentam o potencial dos projetos educomunicativos que foram realizados em escolas de Juazeiro-Ba, para aprimorar o processo de ensino aprendizagem no fundamental e médio. A fundamentação teórica da pesquisa foi baseada nos temas das áreas de Educomunicação e Neurociência. A partir das experiências e da proposta vivenciadas no campo Estágio Curricular Supervisionado II e III, da Universidade do Estado da Bahia–DCH/Campus III e no projeto de extensão no Colégio Estadual Rui Barbosa, compreender como acontecem as aprendizagens com a pedagogia educomunicativa, referente a aprendizagem significativa e engajadora, com o uso de diferentes mídias e tecnologias, visando o desenvolvimento integral das/os alunas/os, que ocorre através da ativação das células nervosas no cérebro, destacando a relevância da memória, emoção e dos estímulos ambientais no complexo de aprender e construir conhecimentos. Na perspectiva metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e participante, pautada na hermenêutica filosófica, cujas análises centram nos discursos de três docentes, os quais orientaram as compreensões e reflexões acerca do potencial das proposições formativas/comunicativas.
- ItemPráticas pedagógicas pós-pandemia da Covid-19: implementando o uso didático das tecnologias(UNEB, 2024-07-17) Silva, Gabriele Mota; Oliveira, Mariana Carolina Santos de; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Elis Rejane Santana da; Soares, José FlávioEste trabalho objetiva perceber as práticas pedagógicas pós-pandemia da Covid-19 refletindo sobre os meios que potencializam a prática docente por meio do uso das tecnologias de educação. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva quanti-qualitativa com percurso metodológico participante, a partir de estudos, entrevistas e questionários de licenciandos e docentes. Os resultados obtidos mostram a necessidade da implementação de formações continuadas para o uso das tecnologias na educação, pois os dados evidenciam que na sociedade contemporânea uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) faz parte do contexto e realidade dos estudantes e, por isso, é necessário que os docentes e instituições adquiram conhecimento e informações sobre como manuseá-las, objetivando construir conhecimento crítico, criativo e contextualizado a vivencia das turmas. Além disso, mostrou que a crise pandêmica serviu para mostrar as potencialidades dos construtos tecnológicos associados a educação, evidenciando suas possiblidades no processo de ensino e garantindo uma aprendizagem significativa. Essas informações estão sistematizadas em um relatório em formato de site, visando a distribuição global desses dados.