Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar
    (2023-08-30) Teixeira, Marizete de Carvalho Cardoso; Rocha, Gabriela Silveira; Miguel, Antonieta
    Este Guia de Curricularização da Fanfarra Escolar originou dos meus anseios como gestora e posteriormente como professora articuladora da educação integral no Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), e, se formatou no processo de pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI, em Caetité – Bahia. Esta proposta destina-se para os gestores, coordenadores pedagógicos, articuladores e professores das escolas de tempo integral da rede básica de ensino que possuem uma fanfarra, como uma atividade extracurricular no âmbito escolar. O Guia visa consolidar a fanfarra no currículo das escolas que ofertam a Educação Integral, em tempo integral, como uma Unidade Curricular Eletiva, relacionando a teoria à prática, visando não somente a ampliação do repertório acadêmico-cultural pelo desenvolvimento de competências cognitivas, mas também pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Há também o intuito de contribuir pedagogicamente com os profissionais da educação integral com a flexibilização do currículo, sua construção, ressignificação e organização do trabalho pedagógico. Dessa forma, a proposta pedagógica aqui tracejada poderá fortalecer a arte, especificamente, a fanfarra, como uma linguagem que não deve ser vista apenas para animar eventos do calendário festivo da escola ou preencher momentos cívicos do município, e sim, como um componente curricular, inserido na parte diversificada da matriz curricular da escola de tempo integral, que contribua para a formação do ser humano e sua integração social. Nosso convite é para que você nos acompanhe nas notas desse Guia para entender a estruturação, o planejamento, as condições e os desafios que influenciam a construção e a implementação da Eletiva Fanfarra Escolar. Esperamos que as orientações e recomendações aqui organizadas possam servir de referência e inspiração para a sua escola, sempre com o intuito de fortalecer a implementação de um Ensino Médio mais conectado e relevante para as juventudes brasileiras.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais