Navegando por Autor "Tarqui, Jorge Luis Zegarra"
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- ItemEducação ambiental no ensino médio: uma análise da prática educativa em Feira de Santana – BA(2007) Souza, Karine Rísia Bomfim; Tarqui, Jorge Luis ZegarraO trajeto percorrido nessa pesquisa tornou possível observar questões referentes à educação ambiental dentro do contexto escolar do Ensino Médio, tendo como objetivo analisar as concepções de educação, de ambiente e a perspectiva da relação homem-natureza que embasam as atividades denominadas de educação ambiental dos docentes que atuam no Ensino Médio das escolas estaduais de Feira de Santana - BA. Existe no trabalho uma inquietação em alertar que a Educação ambiental não deve limitar-se a ser incluída em alguns momentos que o conteúdo programático permitir, e sim, expandir-se para o cotidiano escolar e daí para os diversos setores sociais, já que todos os integrantes da sociedade têm o direito e o dever de envolver-se com as questões ambientais. O referencial teórico trabalha com uma concepção de educação ambiental que possui grande valor de conscientizar os indivíduos da visão unificada homem/natureza. Valeu-se também de um referencial de autores que direcionam a educação ambiental como prática para o aperfeiçoamento das pessoas, dentre eles podemos destacar Boff, Santos, Leff e Capra. Essa pesquisa foi desenvolvida adotando a abordagem qualitativa. O processo de investigação ocorreu em escolas públicas de Ensino Médio de Feira de Santana, através de contatos com professores e direção, cujos instrumentos tornaram-se fonte de esclarecimentos sobre a prática docente e atitudes em relação ao ambiente. A interpretação dos fatos referentes à prática dos professores foi substanciada por três instrumentos: questionário para realizar um conhecimento inicial das ações desenvolvidas incluindo as questões ambientais; entrevista com o propósito de estudar mais detalhadamente as atividades citadas no questionário. Através desses instrumentos foi possível observar que nos projetos de educação ambiental desenvolvidos por esse grupo existe uma insipiência de uma análise dos fundamentos da educação ambiental e para tais professores os elementos que compõem o meio ambiente estão relacionados à natureza, ser educadores ambientais aparece como adesão a um ideário ou como a afinidade ao programa da disciplina. Nas respostas dos professores sentimos a ausência da representação da relação homem-natureza que trate a temática ambiental numa perspectiva que considere a história e a sociedade. Esse trabalho foi concluído com uma análise criativa do mergulho no cotidiano educativo, indicando interferências que potencialize a formação de cidadãos conscientes da necessidade de promover uma transformação social.
- ItemEducação ambiental no ensino superior: um estudo sobre o curso de licenciatura em ciências biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)(2009-12-04) Dias, Viviane Borges; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Colombo, Ciliana ReginaO presente trabalho é um estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo, dentro de seu contexto específico. Com o objetivo de investigar em que medida o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, o estudo foi realizado nos campi VIII e X, situados nos municípios de Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, respectivamente. É uma pesquisa qualitativa, mas considera os dados quantitativos, pelo entendimento sobre a complementaridade entre ambos. Os sujeitos da pesquisa são alunos dos sétimo, oitavo e nono semestres do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, docentes e coordenadoras dos dois campi pesquisados. As técnicas para coleta de dados são a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados são o questionário, aplicados aos graduandos e docentes, e a entrevista semi-estruturada, realizada com as coordenadoras. A análise documental foi de suma importância, pois possibilitou a análise dos documentos, necessária à compreensão da estrutura do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB. O trabalho trata do processo de construção histórica da crise ambiental contemporânea, apresenta as concepções de Educação Ambiental discutidas no ensino formal, aborda a Educação Ambiental no Ensino Superior, enfatizando a organização curricular do Curso e sua relação com a abordagem da temática ambiental. Os resultados alcançados indicam, de modo geral, que as discussões apresentadas na Proposta Curricular não estão alinhadas com as ações e práticas desenvolvidas e que a percepção dos sujeitos pesquisados tem influência no desenvolvimento das ações realizadas nos campi pesquisados. Ficou evidenciado que a concepção de Educação Ambiental predominante no curso é a ecológico/preservacionista. Conclui-se que o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas contribui para as discussões e práticas acerca das questões ambientais, embora necessite dialogar com as concepções mais críticas da Educação Ambiental, de modo que haja a efetivação de uma proposta mais ampla, que busque trazer para o debate a complexidade das relações contemporâneas entre natureza e sociedade.
- ItemEducação e desenvolvimento humano: as práticas sócioeducativas e culturais nas escolas do beco da cultura, nordeste de amaralina, Salvador – Bahia(2008) Purificação, Marcia Souza da; Nunes, Eduardo José Fernandes; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Bonfim, Juarez DuarteRefletir sobre as questões referentes ao campo educacional é uma tarefa difícil, na qual devem-se quebrar paradigmas, transpondo o espaço da escola para além da sala de aula, não se restringindo mais aos processos de ensino-aprendizagem no interior das unidades escolares formais, procurando alternativas que incorporem oportunidades mais efetivas de mudanças, de transformação social, de esperanças que venham para o benefício da população. Nesse sentido, o diálogo entre educação e desenvolvimento humano torna-se necessário e promissor. Se o limite para o sonho presente é não ter limite, deve-se aprender constantemente a aprender, a fim de acompanhar a voragem pós-moderna sem ser superado por ela. Será indispensável, mais que nunca, incentivar e provocar no homem estímulo à renovação constante e acelerada, à participação, à mudança social, à solidariedade, sem a perda do equilíbrio, da razão e da sua essência humana. Será, portanto, na relação educação-comunidade-gestão-desenvolvimento que se irá abastecer para enfrentar os desafios atuais e futuros. Assim, neste trabalho busca-se analisar como a educação não-formal, representada pelas práticas socioeducativas e culturais nas escolas do Beco da Cultura, no Nordeste de Amaralina, no contexto da cidade de Salvador, está contribuindo para dotar a população de um maior desenvolvimento humano. Na execução deste trabalho foi tomado como enfoque metodológico o estudo de caso, típico ou representativo, uma análise qualitativa. Como técnicas de coletas de dados foram utilizados documentos censitários, estatísticos oficiais e bibliográficos de diferentes fontes e acervos sobre o tema, além da observação direta, do diário de campo, da entrevista semi-estruturada, do grupo focal e da conversa informal. Mediante dados analisados, verificou-se ser possível conjugar os objetivos da educação representadas pelas práticas sócio-educativas e culturais num espaço institucional, a escola, transformando-a em um novo modelo, mais próximo da realidade dos atores que dela fazem parte, alargando o horizonte das suas escolhas, ampliando suas oportunidades e capacidades, promovendo o enriquecimento das vidas humanas. Ao estarem no turno oposto ao da escola participando das práticas, os educandos acreditam na capacidade da instituição social em alterar o curso de suas vidas, afastando-os da ociosidade, da convivência com a marginalidade, da exposição à violência, dos graves problemas sociais que afligem a comunidade
- ItemEducação, território e estratégias de desenvolvimento local sustentável: práticas sócioeducativas no parque metropolitano de Pirajá, Salvador-BA(2011) Sant’anna, Igor Rodrigues de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Tarqui, Jorge Luis Zegarra; Braga, Hilda Maria de CarvalhoEste trabalho tem como objetivo o estudo das práticas sócio-educativas desenvolvidas no território do Parque Metropolitano de Pirajá, Salvador-Ba, e como elas funcionam enquanto estratégias de desenvolvimento local sustentável. Apesar de sua importância ambiental e histórica oficialmente reconhecida, as condições de abandono são visíveis e podemos considerar o risco de uma completa descaracterização desta área de Mata Atlântica. São utilizados mapas e análises cartográficas para observar a dinâmica sócioespacial em diferentes escalas, da realidade regional à local. Foram realizadas abordagens quantitativas e qualitativas para estudar as práticas sócioeducativas desenvolvidas pela Sociedade Primeiro de Maio, Movimento de Cultura Popular do Subúrbio, Associação de Moradores Nova Esperança de Ilha Amarela e o Instituto Oyá que atuam no entorno do parque, nos bairros de São João do Cabrito (Novos Alagados), Ilha Amarela e Pirajá. Tais experiências existem num contexto em que os conflitos contemporâneos (Alier, 2007) englobam desde a concepção atual de modernidade, bem como as conseqüências de suas incertezas na vivência cotidiana do território. As práticas socieducativas têm um papel fundamental no processo de reterritorialização (HAESBAERT, 2009) das comunidades que habitam a periferia da cidade, sendo essencial para o desenvolvimento local sustentável sua existência no Parque Metropolitano de Pirajá organizados em rede, por uma forte mobilização cívica reivindicando políticas públicas para uma gestão justa e participativa das cidades.
- ItemFormação profissional para a construção civil em um assentamento do MST: contribuições para a autoconstrução habitacional(2010-09-30) Ramos, João Maurício Santana; Nunes, Eduardo José F.; Santana, Marcos Jorge Almeida; Tarqui, Jorge Luis ZegarraEsta pesquisa, do tipo estudo de caso, visa identificar quais as contribuições trazidas por cursos de formação profissional de pedreiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas e pintores, ministrados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Habitação Popular (Thaba) entre novembro de 2006 e março de 2007 a um grupo de 48 assentados do Movimento de Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) no município de Água Fria – BA, de modo que estes assentados pudessem construir, em regime de autogestão, as 212 casas do assentamento. A metodologia da pesquisa compreendeu a construção de referencial teórico, e coleta e análise de dados de campo. A construção de referencial teórico possibilitou a compreensão acerca dos campos temáticos eleitos: “formação profissional” (contribuições de Saviani, Meszáros, Gallo, e Codello), “processos educativos do MST” (contribuições de Menezes Neto, Fernandes, e Gohn), e “autoconstrução e mutirão habitacional” (contribuições de Bonduki, Cardoso, Abiko e Coelho, Lopes e Rizek, Malard). A partir do aporte teórico, percebeu-se que: as demandas colocadas pelo mercado de trabalho atual à educação encontram resposta nos ideais da politecnia; o MST, em suas ações educativas, defende a adequação do projeto pedagógico da escola ao contexto do assentamento onde está localizada, mas procura uniformizar a educação oferecida aos assentados, por meio da adoção de princípios filosóficos e pedagógicos e por meio da valorização da educação pelo e para o trabalho e da educação para a cooperação; os mutirões representam uma possibilidade de acesso das populações menos favorecidas à moradia, ainda que gere um sobretrabalho às pessoas, e também representam um processo educativo que contempla todos nele envolvidos. Para a coleta de dados de campo, foram analisados documentos do Thaba (planos e propostas de trabalho e relatórios), realizaram-se reuniões junto aos assentados formados, aos educadores e coordenadores do Thaba (utilizando a técnica do grupo focal), e foram aplicados questionários junto a lideranças regionais do MST. A análise dos dados obtidos em campo permitiu comprovar: o atendimento dos cursos do Thaba às demandas do mercado de trabalho; a correlação entre os cursos do Thaba e os princípios filosóficos e pedagógicos da educação do MST; o impacto negativo que exerceu a baixa escolaridade dos aprendizes na sua formação profissional; a aprendizagem significativa ocorrida junto aos assentados, promovida nos cursos do Thaba, verificada na aplicação, em outro sistema construtivo, de saberes adquiridos em um sistema construtivo, verificada na transferência de conhecimento para pessoas que não participaram dos cursos e verificada na solução de problemas enfrentados durante a construção; a educação para a cidadania que ocorre nas deliberações entre os assentados; a necessidade da atuação de agentes da sociedade civil junto aos assentados, para dinamizar o seu desenvolvimento.