Navegando por Autor "TRINDADE, Andréa Oliveira"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia: estratégias motivacionais nas práticas docentes(2019-07) TRINDADE, Andréa Oliveira; ARAÚJO, Jaqueline Vieira de; FERREIRA, Carlos Lima; SANTOS, Edvaldo Hilário dos; GÓES, Liliane MatosO presente trabalho objetivou analisar como as técnicas motivacionais podem auxiliar nas práticas docentes, assim como no ensino aprendizagem de Geografia. Inicialmente levantou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica do trabalho e foi utilizada a técnica de amostragem provenientes de questionários e entrevista. Acredita-se que através da educação geográfica, o aluno do Ensino Médio aprende a ler e entender o mundo, se posicionando reflexivamente como cidadão e juntamente com as estratégias motivacionais possa desenvolver seu senso crítico e reflexivo dentro e fora da sala de aula, o que justifica a pesquisa. A presente pesquisa encontra-se apoiada nos conceitos de Ensino-aprendizagem, Ensino Médio, Educação Geográfica e Estratégias motivacionais. O processo de ensino-aprendizagem cria no ambiente escolar uma mediação entre professor-aluno, ambos se tornando agentes transformadores da sociedade, sabendo que, toda aprendizagem requer muito esforço para se atingir as metas traçadas. As realidades investigadas apontaram que as estratégias pedagógicas são de suma importância para a construção de um ambiente interativo, trabalhando com os alunos limites e valores que existem no ambiente escolar e no meio da sociedade. Através desta pesquisa ficou evidenciada a desmotivação dos alunos nas aulas de Geografia e a grande necessidade de aulas de campo para melhor absorver os conteúdos. É evidente que há a necessidade de incentivo através de novas práticas pedagógicas para que os alunos participem mais ativamente nas referidas aulas. Portanto as estratégias motivacionais são de suma importância para a construção de um ambiente interativo.