Navegando por Autor "Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz"
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- ItemCirculação da literatura afro-brasileira dos cadernos negros ao projeto enegrescência(2018-06-15) Alves, Vanessa da Silva; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Santos, Fabiana da Silva Campos dos; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO objetivo deste trabalho é analisar os modos de publicação, circulação e divulgação de textos literários de escritores (as) negros (as) a partir da série Cadernos Negros (1978- 2017) e do projeto coletivo Enegrescência (2014). Pretende-se examinar de que maneira as limitações impostas pelo mercado editorial tradicional fizeram com que escritores (as), que por muito tempo vêm sendo silenciados pelo cânone literário brasileiro, criassem estratégias para superar esses obstáculos por meio dos circuitos alternativos de publicação, como a internet e as redes sociais, que permitem a exposição das vozes afro-brasileiras e a disponibilização de seus textos. A pesquisa buscou compreender como esses circuitos proporcionaram, por um lado, o alcance de obras da literatura afro-brasileira que sempre estiveram à margem dos circuitos oficiais a um público leitor, e por outro, investindo em uma formação leitora sem estereótipos e preconceitos.
- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
- ItemO ensino de literatura: o ensino de literatura dos colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães e a formação de leitores(2019-07) Sena, Fernanda Oliveira de; Brasileiro, Rosiane Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Penha, Graciélia Novaes daO presente estudo buscou investigar os métodos de ensino utilizados na disciplina de Literatura nos Colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo principal de analisar se esses métodos contribuem para a formação de leitoresliterários, haja vista que a referida formação é fundamental para o desenvolvimento do educando, pois contempla não apenas a formação escolar, mas sobretudo a formação integral do ser humano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiaberto, o qual possibilitou aos colaboradores (dois professores de Língua Portuguesa e quarenta alunos do 3º ano do ensino médio) uma reflexão acerca dos métodos de ensino de literatura, apontando sua relação com a literatura. Como aporte teórico, priorizamos os estudos de Candido (2002), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e Gil (2010). Os resultados da pesquisa surpreendem, uma vez que, ao contrário da maioria dos estudos nessa área, apresenta uma situação positiva, pois apontam que os métodos de ensino de literatura utilizados pelas instituições mencionadas colaboram com a formação de leitores literários.
- ItemAs ideologias políticas nas redes sociais: uma análise do discurso nos memes(2019-07) Almeida, Elismar Santos de; Santos, Luciana Alves dos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Silva, Wermerson MeiraO presente trabalho visa discutir a disseminação dos memes nas redes sociais, facebook e instagram como meio de difusão das ideologias políticas com base na analise dos memes. Para tanto, o nosso objetivo é discutir o uso dos memes virtuais como replicadores de uma ideologia e ou posicionamento político nas redes sociais e definir o conceito de redes sociais, memes e ideologia política. A partir deste, analisar o discurso político nos memes referentes às eleições de 2018, no Brasil. Como aporte teórico, abordamos Raquel Recuero (2009), José Luiz Fiorin (1988, 1998, 2003, 2005), Marilena Chauí (2004), Eni Pulcinelli Orlandi (2000, 2002, 2008, 2009, 2012). No que tange ao aspecto metodológico, a nossa pesquisa teve início com uma breve revisão de literatura e, posteriormente, uma busca nas páginas do Facebook e Instagram dos perfis mais populares que se configuravam os memes políticos das eleições 2018.
- ItemPoesia que se transforma: Bráulio Bessa e a literatura de cordel(2019-07) Sampaio, Angélica Magalhães Santos; Freitas, Joiane Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Luzineide Vieira deA literatura de cordel, criada em berço popular nordestino, consegue, ao decorrer do tempo, ocupar os espaços de renome na sociedade brasileira e, atualmente, faz parte das novas tendências literárias digitais. A partir desse processo de mudança, a presente pesquisa buscou fazer um estudo sobre a produção de cordel antiga e atual, diante da realidade de que esta sai do folheto e adentra às mídias digitais, tomando como corpus principal um dos expoentes da cultura popular nordestina, o poeta contemporâneo Bráulio Bessa e uma de suas produções veiculada neste espaço, a fim de observar as notórias mudanças no gênero, considerando a influência das tecnologias e sociedade midiática. Toma-se como aporte teórico os estudos de Abreu (1999). A pesquisa aborda a origem, as características poéticas da literatura de cordel e suas trajetórias, bem como a relação de cordel e mídia, os fatores que influenciaram a formação do cordelista Bráulio Bessa, suas produções nas redes sociais e TV, ressaltando as mudanças observadas no gênero em âmbito geral e específico em sua arte. Tais mudanças são resultados de como se articularam os elementos da prática social, internalizados no momento determinado, conferindo uso de diferentes suportes e produtos da atualidade. A literatura de cordel, apesar de fazer uso de novos recursos, permanece valorizando a cultura popular, sem modificações naquilo que já estava fixo, como por exemplo, a métrica. As produções literárias atuais revelam as especificidades de seu tempo, sem desconsiderar toda a sua história.
- ItemQuestões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de linguagens do enem: olhares interseccionalizados(2019-07) Silva, Fernando Macedo da; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Cunha, Girleide Ribeiro Santos; Jesus, Joselito Manoel de; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO presente estudo intitulado Questões de gênero, sexualidades e raça/cor na prova de Linguagens do ENEM:olhares interseccionalizados, ancora-se na abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa bibliográfica com interface na pesquisa documental. O objetivo central deste estudo é compreender como o gênero e demais categorias de sexualidade, raça/cor estão apresentadas nas avaliações do Enem na área de linguagens. Como objetivos específicos: realizar o levantamento das questões que tratem de gênero, sexualidades e raça/cor nas questões da prova de Linguagens do ENEM; compreender à luz da Análise do Discurso Francesa (AD), os conceitos de formação discursiva e memória discursiva no corpus de análise, a fim de identificar como as questões elencadas contribuem para o debate acerca da temática objeto deste estudo; analisar nos enunciados das questões os sentidos construídos acerca das temáticas e apresentar como a abordagem dessas questões denunciam e ou contribuem para a manutenção de padrões sociais e legitimação de discursos de verdades. O procedimento metodológico adotado foi o levantamento de 19 questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM no recorte temporal de 10 edições [2009 a 2018], que se constituiu como corpus de análise. Utilizou-se como dispositivo de análise do referido corpus, a Análise do Discurso Francesa. Como principais resultados este estudo revelou que as questões que suscitam um debate interseccional aparecem de forma tímida, somente nos últimos dois anos do recorte temporal. Além disso, os discursos materializados nas questões de gênero e sexualidades estão implicados nas relações de poder, na perspectiva dos papeis de gênero, ora naturalizados, ora denunciados. Raça/cor são abordadas ainda circunscritos à colonização e escravização, porém, as questões interseccionadas dos últimos dois anos, já sinalizam pelos marcadores linguísticos apresentados, a abordagem de outros aspectos ligados à negritude tais como estética e luta da mulher negra contra a opressão e violência sofridas historicamente em virtude dos marcadores que se sobrepõe de modo interseccionado a gênero, sexualidade e raça.