Navegando por Autor "Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCirculação da literatura afro-brasileira dos cadernos negros ao projeto enegrescência(2018-06-15) Alves, Vanessa da Silva; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Santos, Fabiana da Silva Campos dos; Subrinho, Abinalio Ubiratan da CruzO objetivo deste trabalho é analisar os modos de publicação, circulação e divulgação de textos literários de escritores (as) negros (as) a partir da série Cadernos Negros (1978- 2017) e do projeto coletivo Enegrescência (2014). Pretende-se examinar de que maneira as limitações impostas pelo mercado editorial tradicional fizeram com que escritores (as), que por muito tempo vêm sendo silenciados pelo cânone literário brasileiro, criassem estratégias para superar esses obstáculos por meio dos circuitos alternativos de publicação, como a internet e as redes sociais, que permitem a exposição das vozes afro-brasileiras e a disponibilização de seus textos. A pesquisa buscou compreender como esses circuitos proporcionaram, por um lado, o alcance de obras da literatura afro-brasileira que sempre estiveram à margem dos circuitos oficiais a um público leitor, e por outro, investindo em uma formação leitora sem estereótipos e preconceitos.
- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.