Navegando por Autor "Souza, Wânderson Alves De"
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- ItemModelagem matemática e reciclagem: um estudo sobre o aproveitamento do lixo orgânico oriundo da merenda escolar, nas turmas de ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2021-09-04) Chaves, Alcione Alves; Souza, Wânderson Alves De; Rocha, Júlio Max Xavier da; Matos, Robson Aldrin Lima; Silveira, Adamilton NovaisIniciamos o curso de Licenciatura nos questionando a respeito do ensino e aprendizagem da Matemática, procurando saber se havia ou não possibilidades de desenvolvermos os conteúdos desta disciplina contextualizando com a realidade social dos estudantes. Durante o curso fomos pensando em estratégias para buscamos respostas, dentre os critérios, decidimos trabalhar com a Modelagem Matemática e a reciclagem, através de um estudo sobre o aproveitamento do lixo orgânico oriundo da merenda escolar, nas turmas de ensino médio. Através da Investigação Matemática no processo de compostagem, buscando melhorias no ensino e aprendizagem da Matemática, procuramos responder: é viável a implantação de uma Composteira na escola para aproveitar as sobras orgânicas da merenda? Almejando novos conhecimentos, definimos nossos objetivos: Analisar a viabilidade de implementação da Composteira na escola; Ver como os estudantes se comportam diante do processo investigativo; Entender como o ambiente de Modelagem propicia a aprendizagem dos conteúdos matemáticos no processo de confecção do adubo. Todavia, com a pandemia da Covid-19 e as aulas suspensas, não foi possível criar o produto educacional junto com os estudantes. Portanto, antes de iniciarmos a Investigação Matemática por meios tecnológicos, desenvolvemos o adubo orgânico criado através da Composteira para produção dos dados. Para o estudo e embasamento da Modelagem Matemática trazemos os autores, Biembengut e Hein (2003) Bassanezi (2006) e Burak (1992). O presente estudo, traz para o contexto escolar, novas ferramentas mais familiarizadas com a vida social dos estudantes, possibilitando um estudo matemático e/ou interdisciplinar que seja condizente com as inquietações referentes aos problemas sociais.