Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Suzanne Sales de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação docente em serviço: construindo sentidos e significados nas plataformas colaborativas digitais
    (Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-24) Souza, Suzanne Sales de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sirlaine Pereira Nascimento dos, Santos; Santana, Neidson Dionisio Freitas de
    Este estudo visa ao aprofundamento da compreensão sobre os usos que o professor do Ensino Médio faz das plataformas colaborativas de aprendizagem e como esse processo poderá contribuir na formação em serviço desses professores. Com a crescente presença das tecnologias digitais, tanto na vida dos professores quanto na dos alunos, torna-se crucial desenvolver abordagens pedagógicas que incorporem essas tecnologias de forma significativa, visando a uma prática pedagógica mais crítica e criativa. Surge, então, a questão central: de que maneira as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, com vistas à produção de abordagens críticas e criativas, no contexto educacional? Como objetivo geral, deseja-se compreender como as plataformas colaborativas digitais podem contribuir na formação em serviço dos professores do Ensino Médio, de modo a fomentar abordagens críticas e criativas, no contexto educacional. Para investigar essa questão, esta pesquisa foi conduzida com professores das áreas de linguagens e ciências humanas do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente-BA. O embasamento teórico se constituiu da discussão das seguintes categorias: tecnologias digitais na educação, formação docente, formação docente em serviço e plataformas colaborativas de aprendizagem. A metodologia adotada seguiu os princípios da pesquisa colaborativa, fundamentada na reflexão coletiva, através de sessões reflexivas. O desfecho deste estudo consistiu na criação de uma Sala de Aula Virtual, na plataforma colaborativa Google Classroom, com o objetivo de promover a interação entre professores e alunos, bem como entre os próprios alunos. Além disso, buscou-se promover uma compreensão mais abrangente da escola como espaço de formação em serviço e das plataformas digitais como ambientes propícios ao desenvolvimento da aprendizagem. Os resultados desta pesquisa indicam que as plataformas colaborativas digitais possuem um potencial significativo para enriquecer a formação contínua dos professores do Ensino Médio. A integração dessas tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores pode propiciar uma maior interação e engajamento dos alunos, promovendo a colaboração e a construção coletiva do conhecimento. Ademais, a utilização da Sala de Aula Virtual, na plataforma Google Classroom, mostrou-se relevante para promover a autorreflexão coletiva entre os professores, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de recursos e de propostas didático- pedagógicas. As plataformas colaborativas de aprendizagem podem se tornar um elemento catalisador do desenvolvimento da aprendizagem e um espaço dinâmico e criativo para a formação de professores do Ensino Médio, de modo a contribuir para o aprimoramento de suas práticas pedagógicas e para a promoção de uma educação mais inclusiva, participativa e contextualizada.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais