Navegando por Autor "Souza, Ruancela Oliveira dos Santos"
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- ItemPoesia Afro-brasileira e “escrevivência” na educação básica: uma proposta para o letramento literário e emancipação humanístico-social(Universidade do Estado da Bahia, 2021-03-25) Souza, Ruancela Oliveira dos Santos; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Ferreira, Ligia dos SantosO êxito no desenvolvimento de habilidades e competências ligadas à leitura literária e à escrita é, ainda, um desafio para a educação brasileira e isso aponta lacunas no processo de letramento literário que acontece nas escolas. Essas lacunas encerram, também, em si, a problemática de uma abordagem insatisfatória da diversidade étnico-racial e cultural do país. Esse negligenciamento histórico das idiossincrasias da população negra na ambiência escolar é discutido neste trabalho, bem como investigado, através da análise da relação dessa realidade com as práticas de estudo literário de uma turma de estudantes da Educação Básica de uma escola pública, situada no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Constatada a necessidade de aproximação e envolvimento do público educando com a Literatura Afro brasileira, esta dissertação apresenta, através da construção de um caderno pedagógico, intitulado de A “escrevivência” no ensino de literatura: um circuito de aprendizagens com o texto literário afro-brasileiro, variadas sugestões de trabalho que a inserem, de maneira criativa, no rol de estudos da Educação Básica. As atividades propostas relacionam-se à leitura de poemas da coletânea Poemas da recordação e outros movimentos (2017), da escritora Conceição Evaristo, sendo orientadas pela perspectiva da “escrevivência”, conforme postulada pela escritora. A sequência de atividades busca promover o letramento literário, associado à emancipação humanístico-social pela positivação da autoimagem dos educandos. Nesse processo de ensino-aprendizagem que atenta para as vivências e práticas sociais dos educandos, a percepção de tensões, historicamente geradas, que interferem na vivência da população negra no Brasil e a relação dessas vivências com a obra da escritora Conceição Evaristo engendram um percurso de formação de sujeitos críticos e transformadores da realidade social. Nesse movimento, a utilização da palavra, exercitada a partir da produção literária autoral de suas próprias escrevivências, servirá aos educandos como forma de expressão crítica no mundo. Para o desenvolvimento deste trabalho, algumas referências foram fundamentais, tais como Street (2014); Candido (2006; 2017); Cosson (2012); Cortês (2018); Santos (2018); Souza (2006; 2019); Silva (2017); Sousa (2017); Gomes (2010); Evaristo (2007); Fanon (2008); Freire (1987); Hall (2014; 2016); Pollak (1992); Arroyo (2014), Moran (2018); Bacich, Neto e Trevisani (2015), Munanga (2005); Duarte (2010). Com essas bases teóricas, foi possível pensar as relações étnico-raciais associadas ao ensino de literatura e traçar propostas para um letramento literário pautado na “escrevivência” afro-brasileira.