Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Renato Natan Ferreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Arqueologia patrimonial: o uso dos mangás na educação patrimonial
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-18) Souza, Renato Natan Ferreira; Cardoso, Salomão David Vergne; Vergne, Maria Cleonice de Souza; Cardoso, Manuella Maria Vergne
    O seguinte trabalho aborda características e conceitos da Educação Patrimonial/EP como um instrumento eficaz na disseminação da arqueologia, além disso, a pesquisa conceitua e faz um remonte histórico do surgimento dos Mangás e como ele pode contribuir, principalmente para o conhecimento da ciência arqueológica para crianças, jovens e adultos. O objetivo deste estudo é definir os conceitos gerais dos mangás japoneses, fazendo um remonte cronológico de sua origem. Além disso, observaremos como a ferramenta pode contribuir para a propagação da ideia de Educação Patrimonial. Partindo desse princípio, foi estruturada com objetivo especifico a análise das atuais ferramentas usadas pelas ações educacionais no campo da arqueologia, definir os conceitos do mangá, pontuando os mais diversos estilos, determinar a relação entre Educação Patrimonial e Arqueologia e traçar uma proposta de cartilha. A metodologia utilizada consistiu em um levantamento bibliográfico fundamentada em livros, artigos, dissertações, entre outros documentos que estruturou a pesquisa. Conclui-se que as ações educacionais no trabalho da ciência arqueológica são um dos processos mais importante para a preservação e valorização do Patrimônio Cultural e nesse sentido, a utilização de ferramentas e método para chegar nesse resultado são variadas e eficazes, todavia, por serem atividades pontuais, a assimilação do conteúdo e a noção de pertencimento pode ser um pouco perdida logo após a conclusão do ato.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais