Navegando por Autor "Souza, Regiane Santana de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemFormação continuada docente na educação infantil e suas implicações na prática pedagógica(2018-04-06) Souza, Regiane Santana de; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Canda, Cilene Nascimento Canda; Sodré, Liana Gonçalves PontesA presente pesquisa surgiu das inquietações acerca da qualidade do atendimento que é oferecido na Educação infantil, compreendendo a especificidade da docência e a atenção destinada à educação das crianças ao longo da história. Desse modo, este trabalho consiste na investigação sobre o processo de formação continuada do professor que atua Educação Infantil, norteado pelas seguintes questões: a formação continuada do professor da Educação Infantil possui implicações na sua prática pedagógica? Há articulação entre teoria e prática na formação continuada? Assim, a pesquisa teve como objetivo investigar sobre o processo de formação continuada do professor da Educação Infantil e suas implicações na articulação teórica e prática pedagógica. Apreciando a formação continuada que é desenvolvida nos Centros de Educação Infantil no município de Amargosa-BA. Esta pesquisa possui abordagem qualitativa e está caracterizada como Estudo de Caso; adotamos como base epistemológica a inspiração dialética e nos ancoramos em aportes teóricos que embasaram potencialmente as discussões. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram a observação participante e a entrevista semiestruturada - com professoras e gestoras de dois Centros de Educação Infantil. A análise da pesquisa evidenciou que as docentes compreendem a formação continuada como fator que auxilia na construção de conhecimentos e embasamento para a prática. As implicações da formação continuada na prática pedagógica ocorrem de maneira satisfatória para a maioria das professoras, e favorecem as possibilidades de buscar estratégias para a prática diferenciada e refletirem sobre suas ações (práxis). À articulação entre teoria e prática apresenta-se insuficiente, com necessidade maior de trocas de experiências com colegas de outras instituições. Foram evidenciadas práticas pedagógicas expressivas e mediadoras das aprendizagens das crianças. Algumas contradições foram demonstradas entre as gestoras e docentes com relação à elaboração da formação continuada, desse modo, para superar possíveis desafios, é preciso favorecer um ambiente dialógico e colaborativo na instituição. De modo geral, considerando a proposta, a formação continuada possui implicações positivas na prática pedagógica. Todavia, considerando as constantes mudanças, precisamos ter o olhar atento e crítico, propondo sempre melhorias para o atendimento às crianças e valorização docente.