Navegando por Autor "Souza, Pedro Daniel dos Santos"
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- ItemA harmonia vocálica de /e/: uma análise sociolinguística na comunidade de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-16) Correia, Amanda Galiza; Gomes, Aline Silva; Lopes, Norma da Silva; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Gayer, Juliana Escalier Ludwing; Gonçalves, Clézio RobertoCom base na perspectiva da Sociolinguística Variacionista proposta por Labov (2008 [1972]), nesta dissertação tem-se como foco principal descrever o fenômeno variável da harmonia vocálica de /e/ em dados da fala popular de Santo Antônio de Jesus, cidade do estado da Bahia. A Harmonia Vocálica (HV) é um processo fonológico de assimilação regressiva que se caracteriza pela elevação das vogais médias /e/ e /o/ em correspondência à influência de uma vogal alta /i/ ou /u/ em sílaba adjacente, como em b/e/bida ~ b/i/bida, f[i/]rida ~f[e]rida e etc. Neste estudo, analisaram-se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra da HV na cidade de Santo Antônio de Jesus, averiguou-se se os contextos favoráveis e desfavoráveis para a aplicação da regra são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro, bem como se investigouse há diferença entre os resultados encontrados na sede e na zona rural da comunidade pesquisada. Além disso, se avaliou se o fenômeno encontra-se em processo de estabilidade ou de mudança linguística no português do interior do estado da Bahia. Além dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Laboviana, tomou-se como baliza a Fonologia Autossegmental e a Geometria deTraços como modelos fonológicos de estudo. No que tange aos procedimentos metodológicos, o corpus alvo de observação são entrevistas realizadas com 24 informantes, sendo 12 falantes da zona sede e 12 da zona rural da comunidade mencionada. As informações analisadas pertencem ao acervo do Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia. As variáveis linguísticas controladas nesta pesquisa foram: contiguidade, homorganicidade, nasalidade, contexto fonológico precedente (do alvo), contexto fonológico seguinte (do alvo), atonicidade, tonicidade, localização morfológica do gatilho, tipo de sílaba, classe gramatical.Como variáveis sociais consideraram-se: sexo, idade, escolaridade, zonas e estada fora da comunidade.Para defini-las, tomamos como aporte diferentes pesquisas como Bisol (1981), Schwindt (1995 [2002]), Fernandes (2016) e Casagrande (2004).Os resultados gerais denotam que a regra variável da HV na comunidade de Santo Antônio de Jesus é favorecida pelos contextos linguísticos contiguidade (vogais contíguas), nasalidade (oral e nasal na sílaba seguinte) e tipo de sílaba (em sílabas sem coda).
- ItemAnais [do] I congresso de extensão da UNEB: Extensão universitária e espaços multirreferenciais de aprendizagem(2021-12) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Alcântara, Maiana Rosari LimaO caderno de resumos I Congresso de Extensão da UNEB (CEU 2021) traz os resumos selecionados e apresentados na edição do evento realizada on-line, no período de 22 a 24 de fevereiro, que teve como tema “Extensão Universitária e Espaços Multirreferenciais de Aprendizagem”. Nesta edição, os anais incluem um total de 214 (duzentos e quatorze) trabalhos, sendo 194 (cento e noventa e quatro) produções oriundas de projetos de extensão em articulação com o ensino e as pesquisas apresentados nos 10 (dez) GTs, 08 (oito) minicursos e 12 (doze) oficinas. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de análise pelo comitê científico do evento para integrar este volume.
- Item"Pretendemos ensinar bem os moços [...] aprendendo pouco a pouco a lingua para que entremos pelo sertão dentro": Gestão das línguas e as relações de ensino na América portuguesa (1549-1560)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-11) Pereira, Liliane Gomes; Souza, Pedro Daniel dos Santos; Sobral, Lícia da Silva; Nascimento, Hérvickton de OliveiraDesde a chegada dos portugueses à América, a língua portuguesa vem sendo introduzida nas terras “descobertas” desse lado de cá do Atlântico Sul. Nesses primeiros séculos da conquista e colonização, podem-se observar os contatos linguísticos do português com as línguas indígenas, africanas e, mais para meados do século XIX, as de imigração, além das interferências advindas da atuação da Companhia de Jesus, até meados do século XVIII. Fundamentando-se na História Social Linguística do Brasil em diálogo com a História Social da Cultura Escrita, essa monografia tem como objetivo apresentar uma análise da atuação dos jesuítas nos primeiros anos de missão catequética, bem como o funcionamento da gestão linguística durante este período e as relações de ensino havidas na América portuguesa, através de sistematizações de documentos presentes na obra intitulada de Cartas do Brasil (1549-1560), que constituiu o corpus da pesquisa. Para análise da documentação, foi-se utilizado o método indiciário, proposto por Ginzburg ([1989] 2014) e leituras e interpretações a contra, nos termos de Benjamin ([1940] 2012). O aporte teórico desta pesquisa parte das questões discutidas por Mattos e Silva (1998, 2004), Souza (2019), Saviani (2013), Calvet (2007), entre outros. A partir da análise documental, constatou-se como ocorreram os primeiros contatos dos povos originários da costa com os falantes da língua portuguesa através do ensino da doutrina cristã, da leitura e da escrita, além disso mapearam-se outras práticas de políticas e de planejamento linguístico, como a construção dos primeiros colégios jesuíticos, o uso de intérpretes para mediar os primeiros contatos e a atuação de mulheres, órfãos e mamelucos nos processos de instrução. Dessa forma, com esse trabalho, caminhos são abertos para uma maior compreensão dos processos linguísticos e educacionais que estão na gênese da formação do português brasileiro e das relações de ensino no Brasil.