Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Paloma Correia de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação científica nos cursos profissionais: um estudo no IFBA – Campus de Brumado
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-11-14) Souza, Paloma Correia de; Hetkowski, Tânia Maria; Leão, Jose Antonio Carneiro ; Machado, Maria Cristina Gomes
    Este trabalho desenvolveu uma discussão sobre a construção do conhecimento na Educação Científica, buscando superar o modelo tradicional de ensino baseado na memorização e no depósito de conteúdos, que dispensa discussões mais profundas sobre os conhecimentos do mundo. Através de um estudo de caso qualitativo, realizado no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) - Campus Brumado, analisamos documentos institucionais e aplicamos um questionário semiestruturado a 11 docentes dos Cursos Técnicos Integrados de Edificações e Informática. O questionário abordou questões relacionadas à compreensão dos docentes sobre a Educação Científica, suas experiências em sala de aula e as dificuldades enfrentadas. A partir da análise dos dados, realizada com o apoio da ferramenta tecnológica ATLAS.ti, revelou-se uma relação frágil entre as disciplinas curriculares e a pesquisa, apesar do reconhecimento dos docentes sobre a importância da Educação Científica para o desenvolvimento do pensamento crítico. Embora existam iniciativas pontuais, a integração da Educação Científica às ações pedagógicas ainda é um desafio. Deste modo, a pesquisa indica a necessidade de fortalecer a integração da pesquisa nas atividades pedagógicas, a fim de estimular a produção de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. Os resultados deste estudo contribuíram para a compreensão dos desafios e oportunidades da Educação Científica no contexto da Educação Profissional e podem orientar a implementação de práticas pedagógicas mais inovadoras e eficazes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais