Navegando por Autor "Souza, Maria de Castro"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMemórias, identidades e saberes como aliados da aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Feitosa, Debora Alves; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité - Bahia buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; Identificando os valores simbólicos e culturais presentes nessas comunidades e como eles são incorporados à prática docente, bem como se o universo cultural do aluno contribui na escola e de que maneira essa contribuição se processa. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Alberti (1989; 1990; 2000), Bourdieu (1996), Hall (2011; 2014), Halbwachs (2006), Pollak (1992;1996), Portelli (1997; 2013), Saviani (1997; 2005;2006; 2008; 2011; 2013; 2015), Freire (2000; 2015), Arroyo (2010), Libâneo (1994), Meihy (2005; 2013), Caldart (2007), entre outros. O resultado da pesquisa, a produção de um Produto Educacional intitulado “Rememorando a Cultura Local” em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio a partir de um projeto pedagógico com 08 (oito) atividades práticas, que poderá servir como suporte pedagógico para educadores. A iniciativa busca motivar e desenvolver conhecimentos a partir da vivência dos alunos, considerando a diversidade existente no seu espaço de convivência. Este material além de registrar e preservar uma fração das memórias e aspectos identitários das comunidades locais, representa uma contribuição significativa para o processo de aprendizagem, pois destaca a valorização das raízes culturais locais e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.
- ItemRememorando a Cultura Local(2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo OsvaldoO presente Produto Educacional: Rememorando a Cultura Local, deriva da Pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como aliados da aprendizagem como requisito para a obtenção do título de Mestre em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia-Uneb-Caetité-Ba, Departamento de Ciências-Humanas Campus - VI Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino Linguagens e Sociedade – PPGELS. No estudo foram coletados dados a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e membros das comunidades rurais e quilombolas. Foi realizado um recorte do trabalho e parte dos resultados dessa pesquisa será apresentado neste Produto Educacional, que é composto por um projeto pedagógico com atividades práticas realizadas que foram além da sala de aula e dos muros da escola. O material tem o intuito de valorizar as comunidades rurais e quilombolas que o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia atende, as vivências dos estudantes e contribuir na preservação, registro das memórias, dos aspectos identitários desses sujeitos e como suporte pedagógico para professores. A construção deste material contempla o resultado do desenvolvimento do subprojeto: Rememorando a cultura local – conhecendo meu lugar desenvolvido nas comunidades dos estudantes do 1º, 2º e 3 anos do ensino médio, no distrito de Maniaçu – Caetité, no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, sendo participantes do E-book de memórias a comunidade rural de Buracão dos Magalhães e as comunidades quilombolas de Lagoa do Mato e Pau Ferro do Juazeiro. O projeto propôs a realização de oito atividades práticas que estão relacionadas à memória, identidade e saberes das comunidades participantes da pesquisa.