Navegando por Autor "Souza, Maria Nilda dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item(RE)pensando o ensino de história na educação de jovens e adultos em três escolas da rede municipal de Milagres-Bahia(2021-02-19) Souza, Maria Nilda dos Santos; Almeida, Márcia Tereza Fonseca; Batista, Eliana Evangelista; Ferreira, Érica Valéria Alves; Faria, Edite Maria da Silva deVisando analisar a prática de ensino de História na Educação de Jovens e Adultos em três escolas do município de Milagres/Bahia, o estudo teve como objetivos: refletir sobre o ensino de História na prática pedagógica dos professores da EJA, investigar as dificuldades do professor da EJA no trabalho com conteúdos do ensino de História e elaborar uma proposta de formação continuada para professores de História que atuam na EJA nas escolas da rede municipal de Milagres. O percurso metodológico se constituiu através de uma pesquisa colaborativa dentro de uma abordagem qualitativa que contou com a participação de cinco professoras, um coordenador e quinze estudantes. Para produção dos dados foram utilizados questionários semiestruturados e rodas de conversa. Para fundamentação teórica recorremos aos estudos de Freire (1996, 1997), Tardif (2002), Arroyo (2005, 2017), que abordam a prática pedagógica na EJA, como campo de formação humana, social, de pesquisa e emancipação; e Bittencourt (2004), Fonseca (2009), Nikitiuk (2012), Capucho (2012), Tavares (2018), dentre outros que tratam do ensino de História como perspectiva de mudanças e formação humana. Dentre outros aspectos, os resultados da pesquisa apontaram que a partilha de experiências, a relevância do diálogo e seu real significado na prática contribuem para o aprendizado do profissional da educação. Conclui-se, também, que para melhoria da qualidade do ensino na EJA faz-se necessário que os professores estejam imersos em cursos de formação continuada, na busca de subsídios que garantam o fortalecimento do ensino e o direito de aprendizagem dos alunos que estudam nessa modalidade.