Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Marcos Aurélio Soares de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A Cia Balançarte de dança e a formação de artistas e arte/educadores/as no semiárido
    (UNEB, 2021-05-14) Souza, Marcos Aurélio Soares de; Borges, João José de Santana; Martins, Josemar da Silva; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito Pedrosa
    Neste estudo, o enfoque é discutir os processos de formação artística e arte/educativa da Cia Balançarte de Dança de Petrolina/PE no diálogo com as performances afroindígenas, e assim busca apreender, como essa CIA de Dança tem possibilitado formação contextualizada de artistas e arte/educadores e arte/educadoras no Semiárido Brasileiro. Tem como suporte teórico trabalhos que referenciam a categoria performance em seus estudos, já que o termo tem sido cada vez mais utilizado para definir as produções culturais afroindígenas brasileiras e seus praticantes; e autores e autoras que em suas pesquisas mobilizavam a pensar a Arte/Educação, partindo do pressuposto de que os espaços formativos ocupados pela Balançarte são constituídos por procedimentos arte/educativos desde o seu surgimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa e Metodologia Autoetnográfica, a mesma tem se firmado como um caminho metodológico possível de aplicação para a pesquisa em artes performativas, sobretudo, em relação à pesquisa artística no âmbito acadêmico, utiliza-se dos procedimentos de entrevistas semiestruturadas, empregada a quatro respondentes, sendo dois componentes do elenco atual da CIA e dois ex-membros do grupo, para averiguar como os processos artísticos e arte/educativos em Dança na Educação não-formal podem contribuir para a construção de aprendizagens contextualizadas nos Territórios Semiáridos e como as performances afroindígenas tem contribuído nesse processo? Para tanto, foram aplicados os princípios e procedimentos propostos pela Análise de Discurso.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais