Navegando por Autor "Souza, Marcelo Peixoto"
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- ItemDesenvolvimento profissional docente na experiência do Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC)(2016-06-20) Souza, Marcelo Peixoto; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Garrido, Edleusa NeryEste estudo situa-se no campo da docência universitária, especialmente, no contexto da formação do profissional de saúde. Tal formação tem ganhado destaque em decorrência da adoção de diversas políticas de educação e saúde formuladas nas últimas décadas, impulsionando ações fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais a parceria entre instituições de ensino superior e a comunidade, contemplando princípios fundamentais da área de atenção básica, como reflexão crítica da realidade social, articulação teoria e prática e integralidade. Na condução dessas ações, professores e estudantes, em conjunto com a comunidade, buscam desenvolver propostas interdisciplinares com o intento de assegurar a saúde integral do ser humano. O componente curricular Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade dos cursos de Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foco deste estudo, se insere nesse contexto. Assim, considerando o caráter inovador desse componente curricular e os desafios que ele gera na perspectiva de transformação das práticas docentes historicamente construídas na área de saúde, este estudo buscou compreender a contribuição da experiência de ensino no Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC) para o desenvolvimento profissional docente dos responsáveis por este componente curricular. Adotou como questões norteadoras: Que desafios os participantes da pesquisa reconhecem estar presentes na experiência de docência no PIASC? Que estratégias formativas os docentes participantes da pesquisa valorizam frente aos desafios do PIASC? A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso adotou como estratégia de coleta dos dados a entrevista semiestruturada. O referencial teórico contemplou os conceitos de docência universitária e desenvolvimento profissional docente se apoiando em diversos autores, como Soares e Cunha (2010), Masetto (2003, 2005, 2012), Tardif (2014), Marcelo Garcia (1999, 2009), Day (2001) e Cunha (1997, 2005, 2006, 2014, 2015). Dentre os principais resultados destacam-se um descompasso entre a concepção formativa do PIASC e a sua implementação na prática pelo desconhecimento da proposta do PIASC pelos diversos níveis da gestão da UNEB, assim como diversas limitações de natureza administrativa e curricular, acompanhadas pela falta de integração entre os docentes do PIASC e os demais do Departamento; pela discrepância entre a perspectiva de formar profissionais de saúde críticos, reflexivos e comprometidos com a atenção básica e o ensino transmissivo que dissocia teoria e prática; e ainda indica a existência do pouco compromisso dos gestores da saúde municipal como corresponsáveis na formação de futuros profissionais de saúde. Por fim, os encontros dos docentes, que poderiam assumir a configuração de atividade formativa frente ao componente PIASC, não vão nessa direção, pois, em geral, se restringem a questões pragmáticas, não problematizando os aspectos pedagógicos. Dessa forma, é possível afirmar, em resposta ao objetivo da pesquisa, que a reflexão e a investigação, com os pares, sobre a própria prática docente, é pouco compreendida como potencializadora de sua formação pedagógica, portanto, como espaço privilegiado de desenvolvimento profissional docente.
- ItemTerapia manual no controle de sintomas da síndrome do intestino irritável: revisão sistemática(2021-07-01) Souza, Sarah Gomes; Lessa, Paulo Itamar Ferraz; Souza, Marcelo PeixotoEste estudo é uma revisão sistemática cujo intuito é sistematizar o conhecimento acerca das evidências em terapia manual como intervenção no controle dos sintomas associados à Síndrome do Intestino Irritável (SII), como dor e distensão abdominal, constipação, diarreia, qualidade de vida e variáveis psicológicas. Pesquisas foram realizadas a partir das bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed e Cochrane Library, no período de novembro de 2020 a março de 2021, com descritores “Irritable Bowel Syndrome” associados aos boleanos AND “Musculoskeletal Manipulations”, OR “Osteopathy”, OR “Physical Therapy Modalities”. Foram incluídos artigos de qualquer idioma e ensaios clínicos randomizados disponíveis na íntegra, com os desfechos que contemplassem o objetivo. As associações com outras doenças ou procedimentos cirúrgicos foram excluídas. A qualidade metodológica foi analisada através da Escala PEDro. Foram encontrados 5 estudos, com o total de 367 participantes, com classificação na Escala PEDro de 7 a 10 pontos. Os resultados para os desfechos foram variados, mas com significância estatística no grupo de intervenção para dor abdominal, distensão, diarreia e qualidade de vida. Na análise prospectiva de 1 ano, nota-se a melhora persistente significativa nos desfechos de dor e distensão abdominal, diarreia e qualidade de vida. Embora tenha sido notada uma melhora nas variáveis psicológicas de depressão e ansiedade, não foi houve uma diferença estatística significante entre grupos. A introdução da terapia manual como tratamento coadjuvante da SII deve ser considerada, a fim de reduzir a gravidade dos sintomas de uma forma complementar e segura.