Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Manuela Barbosa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O letramento matemático como processo de aprendizagem no desenvolvimento do educando
    (UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-13) Souza, Manuela Barbosa; Sousa, Micaelle Brandão; Anízio, Vinicius dos Santos; Reis, Minervina Joseli Espíndola; Moreira, Francis Miller Barbosa; Reis, Jessyluce Cardoso Canário
    O presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o letramento matemático é compreendido e aplicado nas práticas pedagógicas, a fim de verificar a sua contribuição para o desenvolvimento crítico dos educandos. A concepção de pesquisa utilizada é a qualitativa e descritiva, e a metodologia para coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas realizadas. Os participantes são sete professores graduados em Matemática, identificados como P1 a P7, que atuam no ensino fundamental (anos finais), no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrevista realizada foi pensada a fim de compreender as definições, percepções e práticas relacionadas ao letramento matemático, bem como os desafios enfrentados e as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes. A análise dos dados evidencia que os participantes consideram que o letramento matemático vai além da realização de cálculos ou resolução de problemas escolares e que ele proporciona aos alunos a habilidade de interpretar e agir sobre diferentes contextos sociais. Observou-se que os professores utilizam práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de jogos e ambientes colaborativos, que são estratégias importantes para motivar os alunos e torná-los participantes ativos do processo de aprendizagem. No entanto, os professores destacaram desafios significativos, como a escassez de materiais apropriados e o suporte limitado em algumas instituições. Para construção da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema. Com base nas análises dos dados e nos fundamentos teóricos de autores como Soares (2000), Freire (2013 e 1997) e Barbosa (2013), podemos afirmar que o letramento matemático é uma prática indispensável na formação integral dos alunos. Diante do estudo realizado, conclui-se, portanto que, o letramento impacta diretamente na formação de sujeitos reflexivos, autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais