Navegando por Autor "Souza, Lucimere Rodrigues de"
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- ItemUm Estudo Sobre a Atuação Representativa nos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência(2016-08-13) Souza, Lucimere Rodrigues deEsta pesquisa tem como objeto de estudo a atuação representativa no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado da Bahia (COEDE) e no Conselho Municipal de Feira de Santana. A problemática da investigação orienta-se pela questão central: Como se caracterizam os modos de atuação representativa dos conselheiros com deficiência nos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no sentido da participação política para assegurar direitos humanos? Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os modos de atuação representativa dos conselheiros com deficiência nos Conselho mencionados, a fim de identificar ações e estratégias mobilizatórias para assegurar direitos humanos. Nesta direção, foram formulados os objetivos específicos: identificar as percepções dos conselheiros sobre liderança do movimento social de pessoas com deficiência; caracterizar os perfis participativos dos conselheiros, a partir das ações e estratégias usadas pelos Conselhos; verificar se as experiências de discriminação sofridas pelos conselheiros com deficiência impulsionam a mobilização; discutir os limites e possibilidades dos Conselhos quanto à capacidade de exercer controle social das políticas públicas. O estudo tem como referência basilar a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente as formulações que contribuem para tecer relações entre indivíduo e sociedade; deficiência, preconceito e discriminação; participação e consciência política; democracia, inclusão, educação e direitos humanos. De modo mais específico, privilegia-se estudos de Theodor W. Adorno, Horkheimer e Marcuse pela ênfase dada a esses conceitos. Quanto às orientações metodológicas, trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, cuja análise centra-se na atuação dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência como espaços de participação social. A coleta de dados foi feita por meio de observações das reuniões, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os modos de atuação dos conselheiros foram percebidos a partir de alguns traços identificados em diversos perfis participativos. Ainda que a ação dos Conselhos se diferencie em grau e na qualidade da participação política, algumas atividades de natureza permanente e, sobretudo, pontuais foram realizadas por meio da mobilização, porém, os resultados da pesquisa evidenciaram que a participação dos Conselhos não alcançou sua finalidade precípua de controle social das políticas públicas, visto que ainda persistem na reivindicação por direitos humanos básicos.
- ItemMães de pessoas com deficiência múltipla: experiências vividas no itinerário do cuidar(2019-08-02) Belém, Karla Muniz; Silva, Luciene Maria da; Souza, Lucimere Rodrigues de; Dias, Viviane Borges; Santos, Jaciete Barbosa dosA epidemia do Zika vírus, vivenciada no país a partir de 2015, fez com que os números de casos de crianças nascidas com deficiência múltipla com graves sequelas aumentassem abruptamente. As vidas maternas foram alteradas severamente, fato que levou a questionar como estas mães viveram a experiência da chegada da criança com deficiência na família e quais eram suas concepções sobre a deficiência. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar experiências sobre o cuidar, relatadas por mães de pessoas com deficiência múltipla. O referencial teórico tem por base alguns conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os estudos de Theodor Adorno, Marx Horkheimer e Marcuse em interlocução com estudos de Goffman e Crochík. Para aprofundarmos os estudos sobre cuidado, usamos especificamente os escritos de Tronto, Gilligan e Noddings. O estudo foi realizado na cidade de Ilhéus (Bahia) e os sujeitos da pesquisa são mulheres que tiveram filhos diagnosticados ou sob suspeita de infecção pela síndrome congênita do Zika vírus. Realizamos uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo História Oral, que descreve e analisa a trajetória materna desde a comunicação do diagnóstico, a concepção materna sobre a deficiência, a experiência adquirida na convivência com o(a) filho(a), o preconceito e a expectativa sobre o futuro de ambos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada aplicados a oito sujeitos. Ao analisar o cotidiano das mulheres, foi observado que há uma forte influência do modelo médico na concepção que têm sobre deficiência. As mulheres realizam o trabalho sozinhas, sem descanso e sem emprego formal. Ademais, o convívio com os profissionais de saúde, outras mães e sites de busca mobilizam a construção e a aquisição de saberes sistematizados ou não sistematizados. Nesta múltipla relação, os sujeitos envolvidos trazem experiências diversas e um conhecimento singular sobre seus modos de viver. Assim, a prática da pedagogia do cuidado materno é construída na vida cotidiana na busca por uma vida digna. A análise dos dados evidenciou, também, a necessidade de políticas sociais que incluam uma formação ampla para toda a família, pois a atenção está voltada apenas para a deficiência.
- ItemPercepção dos professores sobre os alunos em situação de inclusão(2017-08-07) Ogasawara, Jenifer Satie Vaz; Silva, Luciene Maria da; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Souza, Lucimere Rodrigues de; Santos, Jaciete Barbosa dosA presente dissertação tem como objetivo principal analisar as percepções dos professores de uma escola regular da Rede Municipal de Salvador sobre a sua prática pedagógica com alunos em situação de inclusão. A principal intenção era a investigação de como as percepções dos professores sobre seus alunos em situação de inclusão se refletem no seu fazer pedagógico. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de uma escola pública da cidade de Salvador. Todas as participantes tinham, em sua turma, pelo menos uma criança considerada em situação de inclusão. Embora o termo inclusão se mostre amplo, percebeu-se que as crianças citadas são as que possuem características que as enquadram no público da Educação Especial. Antes da apresentação dos dados da pesquisa, discute-se a formação dos professores, apresentando um panorama das pesquisas atuais e uma problematização com textos de Adorno e Horkeimer e outros autores que estudam tais teóricos. Fez-se necessário, também, debater sobre o preconceito como forma de embasar parte dos argumentos discutidos na análise dos dados. A pesquisa indicou que as professoras costumam agir em sala de aula de modo a transparecer a forma como pensam e percebem essas crianças. Na fala da maioria das professoras, parece existir um descrédito da capacidade que estas crianças têm em desenvolver a aprendizagem, o que reflete em poucas ações e investimentos que a promovam. Além disto, há um discurso de culpabilização do processo inicial de formação para o despreparo em lidar com as deficiências em sala de aula.