Navegando por Autor "Souza, Luciana Cristina Teixeira de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGeografia e educação de gênero: um diálogo possível na geografia escolar.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-14) Oliveira, Laila dos Santos; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Costa, Gisele das Chagas; Kustner, Rocio CastroA presente pesquisa tem como objetivo discutir a importância da educação de gênero integrada ao ensino da Geografia escolar e como os desafios para o alcance da mesma são elucidados na ótica de autoras/es que debatem a importância do ensino de gênero nas escolas. Este artigo está estruturado de forma a enfatizar a importância da educação de gênero e sexualidade e como essa constituição funciona, ou deveria funcionar, estando associada no ensino de Geografia. Considera-se a relevância desse entendimento para a formação de profissionais da educação e, em especial, de professoras/es de geografia comprometidas/os com um projeto de uma sociedade igualitária em termos políticos e sociais. Para tanto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura disponível sobre a temática.
- ItemNarrando a geografia do meu lugar – cartografias pessoais para desvelar e apreender as (geo)grafias de Dom Macedo Costa/Ba.(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Reis, Marcos Paulo de Almeida; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Luciana Cristina Teixeira de; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Departamento de Ciências Humanas – DCH Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), objetivou apreender as cartografias particulares dos moradores/as de Dom Macedo Costa/BA, a fim de revelar as geografias do lugar, refletindo as inter-relações, vivências e experiências construídas neste espaço. A pesquisa se justifica ao passo que pesquisar lugar é, também, investigar como esse conceito geográfico constitui os sujeitos e como estes apreendem e constroem os mesmos. Logo, as cartografias podem, consequentemente, servir para construir um novo caminho para uma Geografia mais humana e tangível. Os procedimentos metodológicos utilizados para produção do trabalho foram: pesquisa bibliográfica com teóricos que discutem a temática abordada, juntamente com a realização de entrevistas narrativas, apoiadas na abordagem (auto)biográficas. Este método é muito expressivo para pesquisa geográfica, pois foram obtidos resultados que desvelam que as cartografias pessoais trazem consigo símbolos, sentimentos, ações, personagens que são construídos e constroem o espaço vivido, tais como, união dos indivíduos, saúde, educação, mercado de trabalho, segurança, poluição e degradação da natureza. A relevância das informações contidas nas narrativas que desvelam as geografias do lugar, está justamente em propiciar uma escuta e olhar sensíveis para àqueles que (re)constroem cotidianamente o espaço vivido. Dessa forma, a pesquisa apontou que as cartografias pessoais são permeadas pelas geografias que não constam na Geografia oficial, mas constituem o lugar e seus habitantes, e devem ser valorizadas, tanto no cotidiano da cidade, quanto nas escolas do município.