Navegando por Autor "Souza, Lívia Fernanda Gomes de"
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- ItemGestão pedagógica na graduação à distância: um estudo de caso da UNEAD/UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2017-02-17) Souza, Lívia Fernanda Gomes de; Sales, Káthia Marise Borges; Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães deConsiderando a relevância da EaD no contexto atual do Ensino Superior, principalmente o aumento da oferta e procura desta modalidade de ensino nas universidades públicas brasileiras a partir das politicas públicas de incentivo a EaD, o que se configura como uma possibilidade para ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade é que se justifica a realização dessa pesquisa acerca da Gestão Pedagógica das ofertas de graduações a distância na UNEAD/UNEB. Assim, o presente trabalho tem como problematizador de investigação o seguinte questionamento: quais princípios e processos de Gestão Pedagógica podem contribuir para a qualificação dos Cursos de Graduação a Distância da UNEAD/UNEB? Apresenta como Objetivo Geral: propor princípios e processos de gestão pedagógica para as graduações a distância da UNEAD, tendo como parâmetro o curso de Administração Pública a distância e como produto final uma Modelagem de Gestão Pedagógica para os cursos de graduação ofertados pela UNEAD. Possui abordagem qualitativa e caracteriza-se como um Estudo de Caso Descritivo Interpretativo. Tem como campo de estudo a UNEAD/UNEB, sendo o lócus o Curso de Administração Pública a Distância e os sujeitos: Coordenadoras institucionais, tutores, docentes e discentes. Traz relatos e dados a partir de análise documental, da aplicação de questionários online e entrevistas semiestruturadas. Discorreu-se ao longo desta dissertação sobre a Gestão Pedagógica e a Gestão Pedagógica na EaD, sendo as principais referências Mill e Pimentel(2010); Lunardi (2012); Lück (2009).Também discutiu-se o uso das TIC, além dos papéis e funções pedagógicas na EaD, abordou-se ainda a aprendizagem em ambientes atuais de aprendizagem (AAA) e a autonomia dos aprendizes nesses ambientes, tendo como referências Belloni (2006); Kenski (2007); Tori (2010); Freire (1987); Lima Junior (2007); Silva (2006); Neves (2005); Bonilla (2005); Levy (1993/1996); Hetkowski e Lynn Alves (2011); Sales (2013); Tajra (2001). Apresentou-se o histórico da institucionalização da EaD na UNEB, dando enfoque para a Criação da Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD).Como produto final foi elaborada uma proposta de Gestão Pedagógica para as graduações ofertadas pela UNEAD, no formato de um manual, que poderá se constituir também como referência para situações similares em outras Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES).