Navegando por Autor "Souza, Lícia Soares de"
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- ItemChico Buarque: o tempo,os temas e as figuras(2011-04-15) Carneiro, Camila Leite Oliver; Santana Neto, João Antônio de; Souza, Lícia Soares de; Zoghibi, Denise Maria OliveiraNesse trabalho, propõe-se analisar as letras das canções de Chico Buarque: Apesar de Você(1970), Samba de Orly(1970), Quando o Carnaval Chegar(1972); Fado Tropical(1972-1973); Cálice(1973), Acorda Amor(1974), Jorge Maravilha (1974), Meu Caro Amigo(1976), Corrente(1976), João e Maria(1977), Pelas Tabelas (1984), Vai Passar(1984) de acordo com o nível discursivo da Semiótica Greimasiana, observando aconfiguração do tempo, dos temas e das figuras, com o intuito de que se perceba que é da relação entre a invariante do sistema e a variação social que surgem os sentidos do discurso. Além disso, aprofundar o olhar por sobre as figuras ligadas à temática do carnaval tomando como base de análise a referência do mundo carnavalizado apontado por Bakhtin ([1965] 2008) no contexto de Françoais Rabelais, figuras que, relacionadas às ancoragens de tempo e espaço, remetem à necessidade de libertação diante da situação de opressão vigente no país no momento em que as letras foram compostas; e perceber a relação entre a tensão e significação apresentada por Fontanille e Zilberberg (2001), analisando como o trabalho com a intensidade e a duratividade no texto também contribuem no que tange a identificar a sua relação com os fatos da época da composição.
- ItemLiteratura e cinema: Traduções Intersemióticas(2009) Souza, Lícia Soares deEsta obra discorre sobre as várias formas de constituição de textos abrangidos pelo título na produção estética brasileira das quatro últimas décadas e reflete sobre um dos modos importantes de nossa produção ficcional ao transitar em textos da literatura do cinema.
- ItemNas entrelinhas de um defeito de cor de Ana Maria Gonçalves(2013-04-25) Dalcom Junior, Marcelo Cruz; Souza, Lícia Soares de; Hoisel, Evelina de Carvalho Sá; Magalhães, Carlos AugustoA presente pesquisa visa realizar um estudo do romance histórico brasileiro contemporâneo Um defeito de cor (2010), de Ana Maria Gonçalves, sob a luz das teorias de Mikhail Bakhtin e a sua teoria do romance, com as noções de cronotopo, dialogismo e polifonia, e as relações entre literatura e história. Trata-se da saga de Kehinde, desde a sua infância na África, sua captura e chegada ao Brasil, como escrava, onde aprende a ler e a escrever, empreendendo uma grande busca pelo filho vendido. Nessa busca, Kehinde passa por várias cidades brasileiras até voltar à sua terra natal. Sigmund Freud também é utilizado, para analisar o fato de a narradora remontar sua memória a partir da sua infância, época em que os pais são heróis para seus filhos. Os conceitos de Édouard Glissant sobre Retour e Détour, bem como o desexílio de Mário Benedetti são utilizados para analisar algumas das ações da personagem principal. Ao dar a voz a uma escrava, a autora realiza uma metaficção historiográfica e problematiza os limites entre ficção e realidade, trazendo, para o centro das discussões, diversas temáticas, entre as quais se destacam: a presença das outras vozes da história, a dos vencidos, a noção de fonte histórica e a parcialidade do sujeito que escreve a narrativa histórica. Linda Hutcheon (1991) serviu de base teórica para a compreensão da metaficção historiográfica, bem como Walter Benjamin (1993), que articula historicamente o passado e a história não exatamente como aconteceu, mas estabelece um vínculo entre passado e presente em forma de constelação. Assim, Um defeito de cor (2010) desafia o leitor a repensar o presente à luz desse redimensionamento do passado
- ItemTravessias da realidade humana na trilogia de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2016-03-31) Pereira, Ana Cristina da Silva; Souza, Lícia Soares de; Magalhães, Carlos Augusto; Fonseca, AleiltonNessa dissertação apresentamos uma análise sobre a representação identitária do personagem Totonhim na trilogia formada pelos romances Essa Terra (1976), O cachorro e o Lobo (1997) e Pelo fundo da Agulha (2006) de Antônio Torres. Partiremos da filosofia existencialista do pensador francês Jean Paul Sartre, que distingue o serem-si, simples realidade humana, do ser-para-si, sujeito consciente de suas ações e livre de determinações de qualquer ordem. A utilização destes conceitos sartreanos fundamentam as ideias de determinismo e liberdade que, ao longo da trilogia, tensionam as ações do protagonista Totonhim e delineiam sua identidade. Em Essa Terra a trama desenvolve-se através do relato do narrador Totonhim, que se vale da memória para ressaltar o drama sofrido pelo seu irmão Nelo que, em seu trajeto de retirante nordestino, não se identifica com a realidade vivenciada e busca integrar-se à realidade metropolitana. Em O cachorro e o Lobo Totonhim é apresentado como sujeito pós-moderno (fragmentado e complexo) que passa por um processo de desidentificação decorrente do seu deslocamento da terra natal no interior da Bahia para São Paulo, ao tempo em que se amplia nele uma situação de incomunicabilidade e solidão que atingem culminância em Pelo fundo da agulha, último romance da trilogia. Totonhim, recém-aposentado e sozinho, percebe-se como sujeito consciente de sua realidade ao reconhecer não mais integrar-se ao antigo Junco de sua juventude como também às demandas e injunções da grande metrópole. Utilizando como referência Zigmunt Bauman, defenderemos a ideia de que o avanço da sociedade globalizada aponta para o caráter efêmero, fluido e líquido das relações que o protagonista da trilogia mantém durante toda a sua vida.
- ItemA tríade argumentativa no jornal nacional: Ethos, pathos e logos no Caso Realengo(2013-05-27) Oliveira, Taciana Gacelin; Souza, Lícia Soares deO trabalho desenvolvido tem como objetivo identificar como a tríade argumentativa (Ethos, Pathos e Logos) pode ser percebida através dos estudos sobre as mídias. A partir do Caso Realengo (acontecimento em que um jovem entrou na escola Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro e matou 12 crianças), mostra-se como o Jornal Nacional (JN) repercutiu o assunto a partir de uma maneira própria de observar o mundo e como as estratégias utilizadas pelo telejornal são capazes de persuadir e/ou convencer os telespectadores sobre determinada construção da realidade. Para a análise, foram utilizados sete vídeos da cobertura do JN sobre o Caso Realengo. Dessa forma, é possível perceber como a retórica se configura no espaço midiático e/ou midiatizado. Sabendo-se que as técnicas utilizadas nos mass media têm a intenção de provocar efeitos, pode-se compreender que a retórica midiatizada, apesar de apresentar características semelhantes a outros moldes retóricos, possui particularidades que só podem ser alcançadas pela própria estrutura encontrada e viabilizada pelos meios de comunicação de massa, sobretudo, no que se refere ao tipo de meio (televisão, rádio, internet) em que é veiculada uma notícia, um acontecimento ou um fato.
- ItemWaly Salomão: a fabricação da poesia(2011-04-19) Almeida, Liz Maria Teles de Sá; Souza, Lícia Soares de; Silva, Márcia Rios da; Matos, Raimundo LopesEsta dissertação trata da metalinguagem no processo de composição crítico-criativo do letrista e poeta baiano Waly Salomão (1944-2003). Nas sete obras publicadas deste poeta, nos impressiona a recorrência com que opera com a metalinguagem em seus textos. A metalinguagem permite a Waly Salomão construir versos cujas temáticas desenrolam-se em torno do seu próprio processo de criação; discutir a situação do poeta contemporâneo e refletir as inquietações do tempo em que inscreve sua poética: a pós-modernidade. Nesta pesquisa, pretendemos analisar seus metapoemas, para, a partir destes, compreendermos o seu modus operandiao utilizar tal procedimento. Para tanto, fazemos um percurso em torno do pós-moderno, a fim de percebermos como este tempo se estabelece e como o sujeito responde às questões advindas dessas transformações por meio de sua poética. Por fim, investigamos minuciosamente o processo de composição de Waly Salomão para descrever como se estabelece o seu fazer poético