Navegando por Autor "Souza, Karine Rísia Bomfim"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental no ensino médio: uma análise da prática educativa em Feira de Santana – BA(2007) Souza, Karine Rísia Bomfim; Tarqui, Jorge Luis ZegarraO trajeto percorrido nessa pesquisa tornou possível observar questões referentes à educação ambiental dentro do contexto escolar do Ensino Médio, tendo como objetivo analisar as concepções de educação, de ambiente e a perspectiva da relação homem-natureza que embasam as atividades denominadas de educação ambiental dos docentes que atuam no Ensino Médio das escolas estaduais de Feira de Santana - BA. Existe no trabalho uma inquietação em alertar que a Educação ambiental não deve limitar-se a ser incluída em alguns momentos que o conteúdo programático permitir, e sim, expandir-se para o cotidiano escolar e daí para os diversos setores sociais, já que todos os integrantes da sociedade têm o direito e o dever de envolver-se com as questões ambientais. O referencial teórico trabalha com uma concepção de educação ambiental que possui grande valor de conscientizar os indivíduos da visão unificada homem/natureza. Valeu-se também de um referencial de autores que direcionam a educação ambiental como prática para o aperfeiçoamento das pessoas, dentre eles podemos destacar Boff, Santos, Leff e Capra. Essa pesquisa foi desenvolvida adotando a abordagem qualitativa. O processo de investigação ocorreu em escolas públicas de Ensino Médio de Feira de Santana, através de contatos com professores e direção, cujos instrumentos tornaram-se fonte de esclarecimentos sobre a prática docente e atitudes em relação ao ambiente. A interpretação dos fatos referentes à prática dos professores foi substanciada por três instrumentos: questionário para realizar um conhecimento inicial das ações desenvolvidas incluindo as questões ambientais; entrevista com o propósito de estudar mais detalhadamente as atividades citadas no questionário. Através desses instrumentos foi possível observar que nos projetos de educação ambiental desenvolvidos por esse grupo existe uma insipiência de uma análise dos fundamentos da educação ambiental e para tais professores os elementos que compõem o meio ambiente estão relacionados à natureza, ser educadores ambientais aparece como adesão a um ideário ou como a afinidade ao programa da disciplina. Nas respostas dos professores sentimos a ausência da representação da relação homem-natureza que trate a temática ambiental numa perspectiva que considere a história e a sociedade. Esse trabalho foi concluído com uma análise criativa do mergulho no cotidiano educativo, indicando interferências que potencialize a formação de cidadãos conscientes da necessidade de promover uma transformação social.